Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Otimizando Um Computador Antigo


suztain

Posts recomendados

Caros amigos,

Desde que o meu computador "oficial" foi sequestrado para o escritório do meu pai estou usando um velho P-133 com 32mb de RAM e 1gb de HD que eu tinha por aqui. O uso deste computador atualmente limita-se apenas a internet, mas chegou num ponto onde eu, com pouquíssimas coisas instaladas, disponho de apenas 100mb livres.

Já tentei verificar todas as pastas e fazer o possível para liberar espaço mas não consigo e a situação está realmente ficando crítica! Existe algum utilitário que eu possa tentar para liberar mais espaço no HD, otimizar a performance do computador ou coisa parecida? Sei que o ideal seria trocar de máquina, mas a grana no momento está curta!

Deste já agradeço a todos.

[]´s, Suztian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Putz, é difícil... Não dá nem para colocar um HD um pouco maior, nem que seja um usado de 4GB por exemplo?

Bom, suponho que você tenha aí o Windows 95 ou 98.

para começar, verifique se os arquivos de instalação do Windows por acaso não estão aí no HD. Se estiverem, devem estar ocupando algo em torno de 100 MB. Se você tiver um CD de instalação do Windows, pode apagar esse arquivos do HD. Se não tiver, pode emprestar algum gravador de CD e fazer uma cópia antes de apagar.

Ajuste o seu browser para esvaziar a pasta de arquivos temporários da Internet quando for fechado, ou delete isso manualmente.

Outra coisa é fazer uma busca por arquivos com extensão TMP (*.tmp) e deletar todos. Faça isso regularmente.

No mais, veja quais arquivos (docs, planilhas, etc...) que você não usa com tanta frequência, e use um compactador de arquivos (Winzip ou WinRAR) para compactá-los e ganhar algum espaço.

Ah, tem uns utilitários de compactação de disco que prometem fazer o "milagre do aumento de capacidade" (o próprio Windows 95 tinha essa porcaria, acho que se chamava DiskSpace...) mas fuja disso, pois deixa o micro pior ainda.

Finalmente, execute um scandisk pelo DOS, teclando F8 na inicialização e escolhendo a opção "Somente prompt de comando", chamando dessa maneira:

scandisk /autofix /nosave /nosummary /surface

Enquanto isso, pode sair para tomar um café e deixa o Scandisk trabalhar. Isso vai fazer ele eliminar todos os erros e, se tiver algum setor defeituoso, ele vai marcar também.

Depois de tudo isso, desfragmente o disco e habitue-se à fazer isso periodicamente.

Bom, não dá para fazer muita coisa além disso...

Para tentar aumentar alguma coisa na performance geral, você pode poderia tentar um overclock, mas para isso você precisa passar a marca e modelo da sua motherboard, para gente saber se tem como ser feito (provavelmente será por jumper, mas precisa ver qual é).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pela ajuda mas acabei resolvendo o problema na base do hardware mesmo! Consegui arranjar um HD de 600mb que ao menos irá quebrar um galho por enquanto... Como só estou usando o computador para internet e ferramentas básicas como o Win98, Office 2000 c/ Word, Powerpoint e Access, deve ser o suficiente até eu conseguir montar uma outra boa máquina.

No mais eu só usei o System Mechanic para limpar o HD, desfragmentar o disco, eliminar SpyWares insistentes e otimizar a internet. Funcionou muito bem em todos os aspectos. Acho que agora consegui dar uma estabilizada no micro!

De qualquer maneira, agredeço a todos por serem tão solíticos comigo.

[]´s, Suztain

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Com um HD tão pequenito, mesmo seguindo as orientações dos nossos colegas, fica difícil...

Eu tinha até o início do ano um Pentium 200, 16Mb de RAM, HD 1.6, modem de 33k, Win98Se, Office 97 (não instalados o Microsoft Outlook e Microsoft Binder), Antivírus BitDefender, Ad-Aware, SpyBot, IE6, OE, Norton Utilities 4, Norton Cleansweep 4, e foi um sofrimento. :cry:

Mesmo fazendo de tudo para obter mais espaço, não consegue...

E me foi um alívio quando consegui comprar um micro usado, melhor doque o meu antigo cacareco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!