Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
suztain

Otimizando Um Computador Antigo

Recommended Posts

Caros amigos,

Desde que o meu computador "oficial" foi sequestrado para o escritório do meu pai estou usando um velho P-133 com 32mb de RAM e 1gb de HD que eu tinha por aqui. O uso deste computador atualmente limita-se apenas a internet, mas chegou num ponto onde eu, com pouquíssimas coisas instaladas, disponho de apenas 100mb livres.

Já tentei verificar todas as pastas e fazer o possível para liberar espaço mas não consigo e a situação está realmente ficando crítica! Existe algum utilitário que eu possa tentar para liberar mais espaço no HD, otimizar a performance do computador ou coisa parecida? Sei que o ideal seria trocar de máquina, mas a grana no momento está curta!

Deste já agradeço a todos.

[]´s, Suztian

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, é difícil... Não dá nem para colocar um HD um pouco maior, nem que seja um usado de 4GB por exemplo?

Bom, suponho que você tenha aí o Windows 95 ou 98.

para começar, verifique se os arquivos de instalação do Windows por acaso não estão aí no HD. Se estiverem, devem estar ocupando algo em torno de 100 MB. Se você tiver um CD de instalação do Windows, pode apagar esse arquivos do HD. Se não tiver, pode emprestar algum gravador de CD e fazer uma cópia antes de apagar.

Ajuste o seu browser para esvaziar a pasta de arquivos temporários da Internet quando for fechado, ou delete isso manualmente.

Outra coisa é fazer uma busca por arquivos com extensão TMP (*.tmp) e deletar todos. Faça isso regularmente.

No mais, veja quais arquivos (docs, planilhas, etc...) que você não usa com tanta frequência, e use um compactador de arquivos (Winzip ou WinRAR) para compactá-los e ganhar algum espaço.

Ah, tem uns utilitários de compactação de disco que prometem fazer o "milagre do aumento de capacidade" (o próprio Windows 95 tinha essa porcaria, acho que se chamava DiskSpace...) mas fuja disso, pois deixa o micro pior ainda.

Finalmente, execute um scandisk pelo DOS, teclando F8 na inicialização e escolhendo a opção "Somente prompt de comando", chamando dessa maneira:

scandisk /autofix /nosave /nosummary /surface

Enquanto isso, pode sair para tomar um café e deixa o Scandisk trabalhar. Isso vai fazer ele eliminar todos os erros e, se tiver algum setor defeituoso, ele vai marcar também.

Depois de tudo isso, desfragmente o disco e habitue-se à fazer isso periodicamente.

Bom, não dá para fazer muita coisa além disso...

Para tentar aumentar alguma coisa na performance geral, você pode poderia tentar um overclock, mas para isso você precisa passar a marca e modelo da sua motherboard, para gente saber se tem como ser feito (provavelmente será por jumper, mas precisa ver qual é).

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Diga que programas costuma usar, daí recomendamos alguns mais leves e menores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pela ajuda mas acabei resolvendo o problema na base do hardware mesmo! Consegui arranjar um HD de 600mb que ao menos irá quebrar um galho por enquanto... Como só estou usando o computador para internet e ferramentas básicas como o Win98, Office 2000 c/ Word, Powerpoint e Access, deve ser o suficiente até eu conseguir montar uma outra boa máquina.

No mais eu só usei o System Mechanic para limpar o HD, desfragmentar o disco, eliminar SpyWares insistentes e otimizar a internet. Funcionou muito bem em todos os aspectos. Acho que agora consegui dar uma estabilizada no micro!

De qualquer maneira, agredeço a todos por serem tão solíticos comigo.

[]´s, Suztain

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara uma dica!

DESINSTALE O OFFICE 2000 E COLOQUE O 97, É BEM MAIS LEVE!!! CASO USE ANTIVIRUS, PROCURE USAR UM MAIS LEVE, COMO AVG, PC-CILLIN (NÃO A ULTIMA VERSÃO).

E COLOCAND PELO MENOS MAIS 32 MB, AJUDARIA!!

falou

:bandeira:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com um HD tão pequenito, mesmo seguindo as orientações dos nossos colegas, fica difícil...

Eu tinha até o início do ano um Pentium 200, 16Mb de RAM, HD 1.6, modem de 33k, Win98Se, Office 97 (não instalados o Microsoft Outlook e Microsoft Binder), Antivírus BitDefender, Ad-Aware, SpyBot, IE6, OE, Norton Utilities 4, Norton Cleansweep 4, e foi um sofrimento. :cry:

Mesmo fazendo de tudo para obter mais espaço, não consegue...

E me foi um alívio quando consegui comprar um micro usado, melhor doque o meu antigo cacareco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×