Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Observando a tecnologia do TN-3382 (este toner se auto destruirá na recarga)


Posts recomendados

  • Membro VIP

Caiu na mão o toner TN-3382 da Brother, também conhecido por outros nomes e achei na net os seguintes vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=ysldzmXoh-c

https://www.youtube.com/watch?v=a8gz34cYGm4

https://www.youtube.com/watch?v=wUvDLJO7PQ4

Tem mais vídeos, basta procurar que pode encontrar a informação que deseja.

No meu caso, não tenho acesso à impressora que o usa, pertence a uma empresa que simplesmente ao indicar a troca faz o descarte em lixo comum, sem nenhuma outra providência então, foi assim que consegui este, pedindo para não jogar no lixo comum, pois deveria ser antes devidamente encaminhado para reciclagem, já que se trata de material poluente.

Pode ser encontrado novo no site do fabricante e em diversos outros lugares, tanto novo como usado ou reciclado.

toner.jpg.16eabcb9945578167be767ac414c2a6f.jpg

O preço dele novo é bem salgado, o reciclado pode ser encontrado a partir de R$ 30,00.

Tendo ele na mão, a primeira coisa que fiz foi pesar, mediu 624 gramas, não sei ainda quanto pesa um novo e nem qual é a quantidade de pó utilizado em gramas, depois veio a hora de fotografar a posição das engrenagens

1.thumb.jpg.c2d657b62a21cae22492e59a9debf40b.jpg

Descobrindo sobre o funcionamento da engrenagem reset:

2.thumb.jpg.0d4cb78b9baea884de6bce83bac167c3.jpg

Acima está na posição final, depois de acionada.

Ai  comecei a trabalhar na desmontagem de acordo com os vídeos para se ter acesso ao pó, pelo primeiro vídeo vi que não é nada fácil remover esta tampa sem a danificar, daí vem a expressão do título do post “este toner se autodestruirá na recarga”, é uma alusão as técnicas empregadas pelos fabricantes que vão evoluindo e pode ser que um dia sejam igual a um filme em que a mensagem se auto destrói.

Esta tampa é fabricada de forma a se desmanchar, rasgar, se destruir de modo que não possa ser reaproveitada, coisa de fabricante que gastou uma fortuna para desenvolver uma tecnologia que transmita a sensação de dificuldade e assim desencoraje  o processo de recarga, afinal de contas a estratégia de lucro está no consumo de insumos e não na venda da impressora em si, eu particularmente não investiria nesta modalidade, eu  fabricaria uma impressora sem restrições, que pudesse utilizar qualquer pó, original ou não, isso é problema do consumidor, ele que faça sua escolha.

T1.jpg.1fb261cc953b5b5457ff8fe1a8679333.jpg

O plástico dela é semi-flexível, com partes mais finas exatamente aonde deveria ser mais resistente, o efeito é justamente se romper como se rompe um lacre de tampinha de refrigerante.

Para o usuário novato que não tem experiência e está se aventurando é um grande desestímulo, para os recicladores, já acostumados com diversos processos de recarga é apenas uma etapa que requer um cuidado especial ou então a adoção de outras medidas, como por exemplo, deixar a tampa com está e fazer um furo na carcaça, vedando depois com fita adesiva.

t2.jpg.27dbe59c0d99f714c40955e1b873081b.jpg

Um bem experiente poderia desenvolver um jeito de introduzir uma chave de fenda no ponto certo para remover sem danificar.

t3.jpg.0adb59f4bc2564edee39c3b361e2edea.jpg

Outros simplesmente comprariam no comércio especializado tampas novas.

t4.jpg.1acee43a85137c167a590b2c76f394ac.jpg

Outro detalhe que observei em ambos os lados da carcaça são os visores de plástico, parece que por ali a impressora enxerga a quantidade de pó dentro do toner, se bem que não sei dizer dizer ao certo se procede ou não a informação, eu já tive uma Brother que utilizava o TN-700, com os mesmos visores e a impressora sempre conseguia indicar toner baixo, independente da contagem de quantidade de páginas impressas.

visor.thumb.jpg.35926d4b0368de9ba0d89014ed5862c0.jpg

Vencida esta etapa, lógico que com a tampa danificada, já que não a conhecia bem e fiquei experimentando objetos, usei até fio dental, tive finalmente acesso ao interior forçando com uma chave de fenda, retirei 104 gramas de pó, deu para encher um toner TN-221 que funcionou normalmente e com boa qualidade.

Passei então a estudar a engrenagem reset, pelo que foi demonstrado no vídeo, basta girar para a posição original que ela volta a funcionar, enganando a impressora que vai passar a pensar que o cartucho é novo, se bem que deve se levar em conta que muitas impressoras deste fabricante permitem através de combinação de teclas que um toner seja reconhecido como novo, podendo se utilizar toner sem as engrenagens, o uso de engrenagens é mais indicado para pessoas sem o devido conhecimento, geralmente usuários que fazem parte do perfil de consumo que o fabricante quer alcançar.

posicao.jpg.6949a13af1cd291375d37501146e5a9e.jpg

Acima a posição que acredito ser a original, antes de ser acionada.

Abaixo detalhe do buraco aonde encaixa a tampa onde se vê que é feito para encaixar e travar:

dt.jpg.58b823ef8421814c7fb0907b19e404c5.jpg

Outro detalhe, acredito que este toner, que ainda continha em seu interior 104 gramas de pó, poderia ser reaproveitado na impressora, bastava colocar a engrenagem reset na posição original ou então realizar a combinação de teclas para zerar o contador, desta forma se a impressora não enxergar pouco pó, muitas páginas ainda poderiam ser impressas, até que finalmente o cartucho fosse encaminhado para a reciclagem.

Detalhe abaixo do que acho ser a posição original:

e3.jpg.c7767bc14ecfe237dc788f9487a56099.jpg

Dá para ver que tem como a engrenagem girar, seguindo o curso do plástico.

Já aqui, o que acredito ser a posição final, depois de acionado:

E2.jpg.08379f47304c1e0dff066dff248ae0cd.jpg

Onde a engrenagem trava, não roda nem para um lado nem para o outro, fica presa.

Por fim um terceiro ponto de vista:

e1.jpg.59e98d56f95e5a5d937b92a4da8f78da.jpg

E a posição da tampa plástica na carcaça:

dt2.thumb.jpg.459ae5491965a3109a9b7e57c0a5504e.jpg

 

adicionado 3 minutos depois

A tampa pode se encontrada à venda em separado, pena que só junto da engrenagem:

engrenagem.jpg.b87e14a9038fa65d1b7efc2a44c716df.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!