Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

- Olá boa noite, coloquei o tema como Eletrônica por falta de um melhor! Acontece que estou com um problema, exite um kit didático  de acionamentos elétricos aqui onde trabalho e esse kit tem vários contatores! Fui tentar dar partida direta em um motor trifásico com um pushbutton simples e o contator ficava, como posso explicar '--', tentando fechar e não conseguia! Fica fazendo um barulho da parte plastica de cima do contator entrando e saindo rapidamente e o motor não dava partida! Primeiro pensei que o contator estava ruim, ai tentei outro e a mesma coisa acontecia, ai tentei em todos os kits com todos os contatores e nenhum funcionava! Tentei acionar sem a carga, somente o contato NO e a mesma coisa acontecia! Logo depois tentei usar alguns contatores que não tem o contato de força, apenas os auxiliares NO e NC, e alguns poucos estava fechando, mas maioria ainda persistia no erro! Tentei então trocar um contator para ver no que dava. Tirei o da Siemens do kit e coloquei um da WEG, testei antes de por no kit e funcionava perfeitamente, e a mesma coisa acontecia! Tive curiosidade e testei o da Siemens fora do kit e adivinhem! Estava funcionando perfeitamente! Por favor me ajudem! Obrigado desde já!

• Membro VIP
Postado

Tensão baixa seria óbvio d+ e acho que já terias algum conhecimento para descobrir por si. (se não, sugiro dar uma rebobinada.. na fita).

O que não é muito óbvio...

Se se tal kit didático tiver circuito sensível, pode ser que esteja sendo influenciado pelo acionamento. Neste caso, proteções deve ser implementadas...

Postado

A descrição faz pensar que ficou um contato NF em série com a bobina. É hilário, mas mer... acontecem. O kits didáticos por quererem ser tão multifuncionais, tão cheios de opções, podem nos levar a esse erro.

adicionado 6 minutos depois

O contato NF ao qual me referi tanto pode ser do contator em teste como de um outro que esteja em paralelo ou acionado por este. Note que quando ligou fora do kit obteve o funcionamento previsto. Isso significa que ou o kit está com problemas ou não compreendeste bem o funcionamento dele, o que fez ganhar esse indesejável NF em série com a bobina.

Postado
17 horas atrás, Ricardov disse:

Veja se a tensão de alimentação é a correta para a bobina do contator.

Infelizmente é, se trata de uma tomada trifásica Steck 220V. 

adicionado 0 minutos depois
14 horas atrás, Mestre88 disse:

Tá me parecendo apenas tensão baixa mesmo. Com quantos volts eles trabalham 24 ou 220V?

220V a alimentação esta correta...

Postado
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Tensão baixa seria óbvio d+ e acho que já terias algum conhecimento para descobrir por si. (se não, sugiro dar uma rebobinada.. na fita).

O que não é muito óbvio...

Se se tal kit didático tiver circuito sensível, pode ser que esteja sendo influenciado pelo acionamento. Neste caso, proteções deve ser implementadas...

Eu acho que eu posso ter todo conhecimento do mundo e falhar no óbvio, assim como você, e isso é normal... Toda via, a tensão esta correta! 

Já quanto a sensibilidade do circuito, como disse no enunciado, tentei acionar somente o contator e o erro persiste. Se trata de um kit simples são só contatores; disjuntores; fusíveis; LED's e botoeiras.  

adicionado 3 minutos depois
3 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

A descrição faz pensar que ficou um contato NF em série com a bobina. É hilário, mas mer... acontecem. O kits didáticos por quererem ser tão multifuncionais, tão cheios de opções, podem nos levar a esse erro.

adicionado 6 minutos depois

O contato NF ao qual me referi tanto pode ser do contator em teste como de um outro que esteja em paralelo ou acionado por este. Note que quando ligou fora do kit obteve o funcionamento previsto. Isso significa que ou o kit está com problemas ou não compreendeste bem o funcionamento dele, o que fez ganhar esse indesejável NF em série com a bobina.

Não não, somente utilizei o contado NO padrão de um contator sem contatos auxiliares! Assim como quando troquei pelo contator da WEG o mesmo ocorria e esse contator so tem o contato auxiliar padrão NO.

• Membro VIP
Postado

Por ser simples seu problema, ainda tenho interesse em te ajudar ainda + agora que demonstrou algum conhecimento técnico (o que convenhamos espanta 1 pouco mas enfim).

Fale mais com esquemas e fotos do seu kit. Se ele for só eletromecânico como disseste, desconsidere a dica da sensibilidade, claro. Não sei se li acima mas se estiver ligando com carga (motor), experimenta desconectá-la pra isolar o problema. Alguns contatores têm proteção de falta de fase. Verifique se há 3. Considere de novo o óbvio de falta de V na bobina do contator.. meça e analise seu kit pra ver se ele não está comendo parte dela.

Seja o que for, não te acanhes em publicar o resultado. tmj.

Postado
19 horas atrás, Wecio Santana disse:

Tentei então trocar um contator para ver no que dava. Tirei o da Siemens do kit e coloquei um da WEG, testei antes de por no kit e funcionava perfeitamente, e a mesma coisa acontecia! Tive curiosidade e testei o da Siemens fora do kit e adivinhem! Estava funcionando perfeitamente!

Pelo que é possível deduzir (nem foto ou esquema do kit você postou para ajudar) continuo pensando que um contato NC = NF (só muda o idioma) do kit está te sabotando.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...