Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recebi email com meu nome e cpf !!!


Posts recomendados

Galera, hj eu recebi um email de um banco falando "conclua sua confirmação digital e continue realizando suas transações. Evite deslocamento até uma agência.", nesse email contia meu nome completo e CPF correto, mas nunca tive uma conta ou qualquer filiação com este banco, fiz um topico aqui a algum tempo atrás falando que eu achei q poderia ter sofrido um ataque por pendrive, mas fazendo vários testes não achei virus algum, mas depois desse email voltei a ficar preocupado, será q fui hackeado ? o que devo fazer caso alguem possua realmente meus dados ? como recebi o email agora, nem tive como entrar em contato com o banco, mas estarei fazend0 isso o mais rápido possível, mas quero saber o que eu devo fazer pois eu estou realmente preocupado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente esse e-mail é falso e se tiver um link para clicar é golpe. Fale com a central de atendimento do banco pra confirmar.

 

Infelizmente nossos dados circulam sem controle pela rede. Para maior segurança no computador é preciso manter anti-vírus atualizado e ter muito cuidado onde navega e com downloads.

 

Para uma varredura no seu PC abra um tópico na área de Remoção de Malware, seguindo as regras específicas do setor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente algum site que você registrou seu CPF foi invadido e seus dados ficaram expostos, verifique utilizando este site 

https://haveibeenpwned.com/

 

Também há a hipótese de você ter sido assaltado a um tempo e o bandido está fazendo isso para que você caia em um site com phishing (site falso) para roubar seus dados, cartões e etc...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz uma varredura completa com auxilio do pessoal aqui do grupo e nada foi encontrado, tenho quase certeza q o email é falso, não cliquei nele e exclui, mas fiquei preocupado pelo fato de meus dados estarem expostos e na mão de alguém neste momento, com meus dados eles podem abrir contas e outras coisas. Não fui assaltado, mas tenho meu cpf em alguns sites,como CIEE, IEL, NUBE, site da faculdade, mas a maioria eu "acho" que são seguros, só coloco meu cpf caso seja de extrema importância. Mas o que eu devo fazer se os meus dados estiverem nas mãos de bandidos ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o seu nome completo e CPF dá para fazer diversas coisas, dê queixa na Policia, com o seu nome completo e CPF é até possível descobrir o seu número do cartão de crédito, comprovante de residência etc...

 

Vá em uma delegacia assim que possível, e também guarde o email e entregue para a policia

 

Você pode fazer o que um colega de outro fórum disse.

 

Spoiler

A dica que posso dar a você é ir até a policia e registrar perda\roubo dos documentos,assim,você faz uma nova carteira de identidade e junto com o boletim de ocorrência vá até o SPC que eles vão declarar seus documentos "antigos" como roubados e registrar a nova identidade no cadastro,esse cadastro significa que a loja quando for consultar os dados(CPF\RG) junto ao SPC,o SPC vai avisar que a identidade "original" é a com data de emissão em ex:10\08\2007.Se tentarem passar a outra não vão conseguir,pois o cadastro vai acusar perda\roubo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu posso dar queixa na policia mesmo sem ter perdido um documento físico ? porque eu nunca perdi meu RG, CPF ou qualquer outro tipo de documento e também não possuo nada registrado no meu nome, nunca fui assaltado e é a primeira vez q recebo um email q possui meus dados corretos. Teria como eu saber o remetente verdadeiro do email ? porque foi enviado pelo [email protected], mas creio q seja falso o email.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yago Passos

 

O BB não manda e-mail, pra esse tipo de coisa.. Eles não mandam e-mail pra nada, alias.. Se você tem conta lá, ligue pra eles ou peça auxílio, via alguma rede social.. Se você não usa o Internet Banking no PC, nem esquenta..

 

Sobre seus dados, não tem muito o que fazer, pois existe um comércio disso por aí.. Era comum ver gente vendendo isso, no centro de SP.. O pior é que vaza de fonte oficial..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já recebi vários spams, de banco, com meu próprio email e outras instituições, sempre com meu nome completo e só, mas nunca com o CPF e ainda mais correto, nunca cliquei em nenhum deles, mas fiquei bastante preocupado, chequei no site da serasa e não consta nenhuma divida e meu nome esta limpo, mas vou mandar um alerta pra lá por precaução. O máximo q tive acho q era uma conta fácil, não era no BB,mas estarei ligando pra lá mesmo assim pra checar. Complicado q até na internet fica muito fácil achar vários dados pessoais, e a policia gosta de tratar essas coisas como exagero, por isso fico receoso de ir lá fazer um BO, sem ter sido assaltado e e sem ter perdido os documentos físicos.

adicionado 27 minutos depois

Uma coisa q me deixou curioso, se a pessoa já possui meu Nome e CPF porque esta me enviando phishing por email ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No have i been pwned mostra três sites no qual meu email foi "exposto", Adobe, Imgur e neopets(q eu nem lembrava mais q esse site existia, fiz conta lá a muitos anos), mas nenhum deles tinha meu CPF, sempre fui bastante precavido, e só coloco meu cpf em sites importantes, a maioria eram processos seletivos, sites de estagio e etc, mas todos são populares e usado por varias pessoas e nunca soube de problema com eles, pois sempre pesquiso antes de por meus dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o nome completo o site nao achou nada.

adicionado 4 minutos depois

Na real eu acabei lembrando q eu ja tive um cartão deste banco, mas na vdd eu não era o dono, era dependente. Mesmo assim ainda acho q o email pode ser algum tipo de vírus, pois bancos não costumam enviar emails e tem mais de 6 anos q não uso cartão, mas é mais um motivo pra contatar o banco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Tem um site que informa sobre vazamento de dados com base no e-mail.
Ele é parecido com o HIBP mencionado acima, mas dá mais detalhes sobre o vazamento. Informa inclusive qual foi a senha que vazou.
https://minhasenha.com/

Sei que o POST é mais antigo, mas espero que ajude.
Foi lá que descobri uma senha que tinha vazado para o meu e-mail. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!