Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, estou com um problema um tanto difícil eu acho... Comprei um lote de peças e partes de informática e dentre elas recebi um processador Core i5-4570 portanto 4ª geração que ao prestar a atenção nele, verifiquei que havia um capacitor cerâmico daqueles da base dele arrancado. Então entrei em contato com o vendedor do lote e o questionei sobre esse processador e ele me disse que o mesmo estava funcionando normalmente antes de ocorrer o incidente que removeu o capacitor e após isso ele não tentou fazer o reparo e descartou o processador. Então ai vem minha dúvida, será que tem algum jeito de recolocar esse capacitor no processador? Pois eu tentei instalar ele em uma placa e aparentemente a placa queimou ou já veio com defeito pois era nova, então fiquei com a dúvida se queimou ou se a placa já veio com DF. Fiz a troca da placa com o fornecedor porém não tentei utilizar mais esse processador, coloquei outro e rodou normal. Seguem fotos do processador para verificação, o ponto onde estava o capacitor quebrado está marcado com uma seta Laranja...

ProcEdit1.jpg

ProcEdit2.jpg

Postado

Pode ser que seja o problema. Pode ser... Dá para colocar, deduzindo que seja igual ao outros próximos. Qualquer lugar que faça ressolda em componentes de smartphones tem equipamento pra isso. A solda eh feita usando um sofrador térmico e é simples.

Postado
  Em 11/02/2018 às 18:20, mattaus disse:

Pode ser que seja o problema. Pode ser... Dá para colocar, deduzindo que seja igual ao outros próximos. Qualquer lugar que faça ressolda em componentes de smartphones tem equipamento pra isso. A solda eh feita usando um sofrador térmico e é simples.

Expandir  

 

Olá Mattaus, Obrigado pela resposta mas eu sei que é possível a recolocação do componente porém, acho que não me expressei bem sobre minha dúvida... É o seguinte, como posso saber qual o valor do capacitor para efetuar sua recolocação. Tenho conhecimento para efetuar a troca porém não tenho o conhecimento suficiente para identificar os valores do capacitor ou seja, não tenho o equipamento correto e não sei efetuar esse teste no componente mas a ressolda eu saberia fazer pois, para isso eu tenho o conhecimento e equipamento certo. Tenho muita sucata de eletrônicos aqui também como placas de notebooks, PCs, tablets e até celulares e posso retirar o componente de um deles, mas não sei como identificar um compatível ou de preferência igual ao danificado, existe alguma forma de identificar os valores do capacitor sem um capacímetro apenas utilizando um multímetro?

  • mês depois...
Postado

Olá OCCT, isso depende da boa vontade de um bom técnico em eletrônica ou de seu conhecimento na área. Pois a substituição do componente não é tão difícil porém dispende de um certo conhecimento em eletrônica e técnicas de retrabalho em solda fina. Para isso é necessário saber qual a temperatura correta para o trabalho e ter paciência pois apesar de ser um trabalho relativamente fácil como eu disse, você deve tomar muito cuidado no momento do mesmo, pois você pode remover outros componentes durante o processo. E sim, se feito corretamente com o componente correto o processador funcionará normalmente. Qualquer dúvida estou a disposição. Um abraço e boa sorte.

  • Membro VIP
Postado

O correto seria pegar um processador igual, ver qual o valor e colocar no lugar.

 

Mas sabendo o valor de algum próximo (já presente na CPU) deve ser possível fazer o mesmo funcionar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Mostrar mais  

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

Mostrar mais  
×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!