Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meus amigos, tenho notado tearing (rasgo na imagem) em alguns jogos e isso é bem chato. Para mim isso é mais chato que jogar a 30 fps, por exemplo. Qual a solução para resolver isso?

Considerem que eu quero rodar meus jogos em 1440p e 4K, especialmente 4K.

Considerem que eu dou prioridade para jogar na TV 4K. E não no monitor full HD.

Considerem que eu não me importaria de jogar a 40 fps, ou mesmo a 30 fps. Desde que não tenha tearing. Não preciso de altas taxas de frames.

Pensei em fazer testes desligando a opção de "limitar a 40 fps" pelo Riva Turner. Eu estava limitando assim em 40 fps, pois, em termos de fluidez, não necessito nada acima disso, até porque foco mais em jogatina offline. Só que o tearing está aparecendo muito nos jogos, limitando a 40 fps. Meu monitor/TV tem 60 hz.

Qual a solução para meu caso? Tem como eu rodar cravado a 30 fps (como nos consoles) ou 40 fps utilizando algum recurso para tirar o tearing? Ou preciso rodar a 60 fps cravados para sincronizar com a taxa da TV e tentar impedir isso?

Pensei em desativar meu limite de fps do Riva Turner. Ou seja, deixar o fps variando, usando o máximo da placa sempre. Isso resolveria o problema de tearing? Tenho impressão que isso não acontecia antes, quando eu deixava a taxa de frames destravada mesmo.

Qual a melhor solução para meu caso?

Obrigado...

Postado
2 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

@Diogo HF É um método de adaptar a sincronização do monitor com a placa de video, é menor eficaz que o G-sync porém é melhor que o V-Sync.

É uma função presente no driver da nvidia

Vou olhar de noite. Mas teria como eu escolher a taxa de frames que eu gostaria de jogar?

Tipo rodar a 30 fps ou 40 fps sem tearing, é possível? Ou precisa estar em 60 fps para sincronizar com a taxa do monitor/TV e evitar esses rasgos na imagem?

Postado
2 minutos atrás, Diogo HF disse:

Vou olhar de noite. Mas teria como eu escolher a taxa de frames que eu gostaria de jogar?

Tipo rodar a 30 fps ou 40 fps sem tearing, é possível? Ou precisa estar em 60 fps para sincronizar com a taxa do monitor/TV e evitar esses rasgos na imagem?

Utilizei a versão dele pra AMD (nas radeon o nome é Sincronização aprimorada) e fechei o Rise of The Tomb Raider com ele.

você deixa os FPS livres e mesmo não atingindo a taxa de atualização do monitor (ou ultrapassando), eu não tive nenhum tearing.

Infelizmente não sei dizer se isso acontece totalmente também com a Nvidia, apenas citei porque sei que a Nvidia também tem esse recurso

Postado
31 minutos atrás, felipecardoso9 disse:

Utilizei a versão dele pra AMD (nas radeon o nome é Sincronização aprimorada) e fechei o Rise of The Tomb Raider com ele.

você deixa os FPS livres e mesmo não atingindo a taxa de atualização do monitor (ou ultrapassando), eu não tive nenhum tearing.

Infelizmente não sei dizer se isso acontece totalmente também com a Nvidia, apenas citei porque sei que a Nvidia também tem esse recurso

Legal, vou testar. Então eu tenho que apenas ativar ele no driver da Nvidia, deixar o fps destravado (ou seja, não limitar nada pelo Rivar Tuner) e deu?

Não tem como usar esse recurso e, ao mesmo tempo, limitar a taxa de frames em algum valor abaixo de 60 fps?

Para eliminar o tearing a taxa de frames precisa "correr solta"?

Postado
1 hora atrás, felipecardoso9 disse:

@Diogo HF Sim, ative o fast sync no driver da nvidia e retire qualquer limitação de fps em outros programas.

Só uma dúvida. Se eu desativar a limitação de fps no Riva Turner a taxa de frames vai ficar variando, indo até seu limite, isso?

Ou o fast sync limita os frames até um "limite ideal", digamos.

Pergunto porque eu não gostaria de usar todo o potencial da placa, para não esquentar ela e gastar energia desnecessariamente..... salvo se for necessário isso para tirar o tearing, aí ok.

Não tem como ativar o fast sync e, ao mesmo tempo, limitar um jogo a 40 fps? Para tirar o tearing precisa deixar a GPU trabalhar no máximo dela em termos de frames?

adicionado 39 minutos depois

@felipecardoso9 Outra dúvida, além dessa acima (fps destravado é necessário para eliminar tearing?): eu posso acabar com o tearing mesmo jogando na TV 4K da Samsung. Ou apenas jogando em monitor o recurso fast sync funciona?

Encontrei um link do grupo aqui. Acho que responde bem tudo.

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1209049-como-limitar-fps-com-nvidia/

Postado
7 horas atrás, felipecardoso9 disse:

@Diogo HF Sim, ative o fast sync no driver da nvidia e retire qualquer limitação de fps em outros programas.

Meu caro, descobri uma coisa maravilhosa aqui, fazendo testes. Dá para usar esse "fast sync" juntamente com o limitador de fps do riva turner. No caso, eu ando limitando a 40 fps. Não tenho mais tearing algum, está perfeito.

Muito obrigado pela dica. Revolucionário isso, pois o vsync eu achei MUITO RUIM, fica com imput lag alto demais.

Só indico aí a questão da limitação do fps, sim, é possível limitar e usar junto com o fast sync. Valeuuu

Postado

@Diogo HF desculpa a demora, só consegui ver agora rs

Na minha RX eu apenas tinha testado a sincronia aprimorada (fast sync da amd) sem limitar FPS, que bom que da pra fazer isso limitando e evitando tearing.

Aprendizado pra nos dois hehe

Precisando chama ai =)

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, felipecardoso9 disse:

@Diogo HF desculpa a demora, só consegui ver agora rs

Na minha RX eu apenas tinha testado a sincronia aprimorada (fast sync da amd) sem limitar FPS, que bom que da pra fazer isso limitando e evitando tearing.

Aprendizado pra nos dois hehe

Precisando chama ai =)

Sim, dá para usar o recurso e, ao mesmo tempo, limitar pelo Riva Turner. Estou limitando a 50 fps cravadinho e os jogos estão sem nenhum tearing. Desapareceram todos. Valeuuu mesmo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!