Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gente estou montando um carregador de baterias, está praticamente pronto, porém quero adicionar um circuito de proteção na saída, andei vendo aqui pelo fórum e encontrei esse circuito que o tomazelli fez:
5a896ec814168_proteo.jpg.fe20882ddb2a3ace26bdff37e192b026.jpg

Pensei em utilizar ele, porém não tenho um irf3205 por aqui, tenho disponível: IRF3306, IRF540, IRFZ44n, IRF740.

Com algum desses fica bom ? e quanto a dissipação, vou precisar colocar em um dissipador ? o carregador fornece 10A.

Uma outra dúvida, pelo que vi esse buzzer aciona quando ligo a bateria invertida, e quando ocorrer um curto na saída tem como adicionar um led para sinalizar ?

• Membro VIP
Postado

Talvez o autor confirme que um led (+R) em paralelo com fet fique aceso durante o curto

...mas pra ficar 'bão mesmo' teria que adaptar circuito adicional algo como comparador,flipflop e etc. (Não posso/quero desenhar).

Continuo preferindo este...

que além do+ atende seu pedido de led

Postado
38 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Talvez o autor confirme que um led (+R) em paralelo com fet fique aceso durante o curto

...mas pra ficar 'bão mesmo' teria que adaptar circuito adicional algo como comparador,flipflop e etc. (Não posso/quero desenhar).

Continuo preferindo este...

que além do+ atende seu pedido de led

No caso desse circuito eu precisaria de um resistor shunt de 0,05R e uma potencia de 5W ?

Teria como rearmar ele automaticamente retirando o curto ?

Postado

Preste atenção ao seu circuito.

proteção.jpg

Havendo um curto na saída durante o carregamento Q2 fica despolarizado e R1 promove o descarregamento do gate do transistor. Quanto ao led sinalizador, se for de 20mA, um resistor de 1k em série com o led, coloque isso em paralelo ao mosfet. Vai ganhar a sua sinalização e perder a parte mais interessante e bonita que esse simples circuito oferece. Note que Q2 necessita que haja tensão na bateria, mesmo que seja de apenas 1V para ter a sua base excitada. Q1 não oferece essa polarização, o resistor R1 garante a condição de desligamento inicial. Enquanto a saída negativa estiver flutuante, Q2 estará cortado e Q1 não será chaveado. Se a saída negativa for colocada em curto com a positiva, Q2 permanece cortado e Q1 também.

Postado

Para aplicação em carregador de baterias, o circuito que postou na abertura do tópico dá de 10 nisso aí que está montando.

- protege de ligação invertida e ainda te avisa, tudo isso sem que passe um único miliampere entre o carregador e a bateria.

- não liga se a saída estiver em curto.

- só liga quando a bateria está conectada e com a polaridade correta.

- não liga quando a bateria está conectada com a polaridade invertida.

- caso ocorra um curto durante o processo de carga, desliga muito mais rápido (em us) do que um relé (dezenas de ms).

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

o circuito que postou na abertura do tópico dá de 10 nisso aí que está montando.

O que aprendemos com isso?

não tenha pressa

não confie cegamente na primeira opinião: aguarde outras e as analise

se não tiver o material pra montar, tudo bem: faça com que tem na reta (claro com um mínimo de critério)

e

Pra fonte de bancada eu particularmente gostei do com rele devido ao efeito memória do scr e me lembro que montei um com sucesso.

7 horas atrás, Matthwus disse:

No caso desse circuito eu precisaria de um resistor shunt de 0,05R e uma potencia de 5W ?

Já vi scr acionar com 0,6V a 1,5V no gate. Neste caso só mesmo a matemática da prática deve te ajudar a calcular a corrente máxima. Um trimpot ou potenciometro devem ajudar...

Postado

Se o que deseja é uma sinalização, com pequenas modificações se tem 2 sinalizações sem perder as funcionalidades desse excelente circuito:

Sem título1.png

adicionado 12 minutos depois

Não fique preocupado achando que um possível curto na saída durante a carga irá estourar seu carregador ou o mosfet de potência. Razões:

- o Icc (corrente de curto circuito) de um transformador não é muito elevado, corresponde a umas poucas  vezes o I_nominal. Com o evento do curto durante a carga, em menos de 1us o mosfet terá parado de conduzir, por mais lerdo que tenha sido o modelo selecionado.

- Olhando para os datasheets do mosfet e diodos da ponte retificadora, vai descobrir que a capacidade de surtos de corrente para t<1us é bem elevada, muito maior que o Icc do seu transformador.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

O que aprendemos com isso?

não tenha pressa

não confie cegamente na primeira opinião: aguarde outras e as analise

se não tiver o material pra montar, tudo bem: faça com que tem na reta (claro com um mínimo de critério)

e

Pra fonte de bancada eu particularmente gostei do com rele devido ao efeito memória do scr e me lembro que montei um com sucesso.

Já vi scr acionar com 0,6V a 1,5V no gate. Neste caso só mesmo a matemática da prática deve te ajudar a calcular a corrente máxima. Um trimpot ou potenciometro devem ajudar...

Adotei 0,5v para acionar o scr (tic106), logo R=V/I 0,5/10 então o meu resistor deverá ser de 0,05R, e a potencia P=V*I   0,5*10=5w

É isso mesmo ?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...