Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

WHEA UNCORRECTABLE ERROR ao jogar - Entrando em depressão


Informatheus

Posts recomendados

Bem, como diz o título eu já estou quase sem esperanças de jogar em paz no PC, então venho aqui pedir socorro porque tá *****, segue minha história com detalhes para que seja mais fácil me ajudar.
Recentemente troquei de GTX 650 Ti Boost para uma GTX 1060 6GB porque não aguentava mais ter jogos na Steam que não conseguia rodar, principalmente TW3 e Squad. O problema é que após um tempo aleatório nesses jogos mais pesados, me da essa maldita tela azul com esse erro. O que mais irrita nesse erro é isso, ás vezes eu jogo por 4 horas e vai de boa, e ás vezes após 30 min de jogo trava tudo. É indescritivelmente horrível estar no fim de uma partida online com a equipe e do nada já era tudo, é como jogar brincando de roleta russa com a tela azul a cada meia hora, tira completamente a vontade de iniciar o jogo.
Reinstalei drivers, formatei, atualizei bios, reparticionei HD, memory diagnostic, checkdisk, e nada...
Por fim mandei pra manutenção explicando o problema e depois de vários dias disseram que o problema era a MB, uma Asus H81M-A/BR que apesar de eu ter comprado na mesma loja, já estava fora da garantia. Pedi uma Asrock H87M e usei o limite de dois cartões mesmo sem poder porque não aguentava mais esse erro do inferno.
No primeiro dia foi tudo bem, eu tava animado achando que o problema estava resolvido, mas no segundo quando joguei um pouco mais deu o maldito erro e eu fiquei sem reação.
Pesquisei mais sobre o erro e vi que tinha muito a ver com overclock, e apesar de não ter isso no meu processador, a VGA tem o modo OC que é setado pelo software Asus Tweak.
Desativei o modo OC e fui testar. Por mais de uma hora foi tudo bem mas estava tarde e eu tinha que ir trabalhar, então resolvi dar um alt+tab e abrir umas 3 abas no Chrome pra dar uma forçada, não demorou nada e travou tudo de novo.
Baixei o AIDA64, fiz teste de stress com tudo selecionado durante uns 15 minutos e nada anormal. To perdido.

Por favor, eu gastei uma grana alta nessa VGA pra poder jogar, não to aguentando mais, alguém me ajude...

 

 

 

 

tw.png

 

 

 

 

 

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tai a resposta pro seu problema..  essa fonte é uma bombam mesmo rotulada em 500W , ele não deve conseguir 300W.

 

Então muito provavelmente, ele não consegue prover energia suficiente para a placa de vídeo.  arrisco dizer mais,,, ela pode ter DANIFICADO a placa...

 

Mas em um primeiro momento, eu trocaria por uma de qualidade e testava para ver se resolveu o problema..

 

Uma Corsair CX500 ou até mesmo uma de 430 já deve resolver o seu problema..

 

Como referencia um teste de uma fonte c3tech (que é de uma serie melhorzinha que a sua)

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E na hora de comprar outra fonte, o que devo observar? Qual marca? Qual saída? Como saber se é real?
Pode por favor me indicar alguma que dê conta e seja barata?
Desde já, obrigado.

adicionado 4 minutos depois

E se eu voltar para a MB antiga, com PCIe 2.0, há perda de desempenho?

adicionado 24 minutos depois

Ao ver este artigo me deu muita vontade de voltar lá e deixar a MB nova, pegar a antiga com PCIe 2.0 e usar o valor para pegar uma fonte decente...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To quase comprando essa fonte, esperando alguma resposta positiva pra ver se vale a pena.
https://www.kabum.com.br/produto/91021/fonte-corsair-450w-80-plus-bronze-cx450-cp-9020120
Atualizando, meu amigo me indicou essa, que tem uma diferença bem pequena no preço:
https://www.kabum.com.br/produto/83547/fonte-corsair-600w-80-plus-white-vs600-cp-9020119
De novo, agora achei essa e estou em dúvida entre as 3:
https://www.kabum.com.br/produto/70356/fonte-thermaltake-600w-80-plus-white-smart-series-ps-spd-0600npcwbz-w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov To indo ler o artigo, mas enquanto isso, passo a conta da minha config para ajudar a decidir também e ver se a CX450 não corre o risco de ficar muito perto do limite de entrega real, essa é minha preocupação e, somado à pequena diferença de 30 reais por 150w a mais, me deixa intrigado pegar a CX450.
https://outervision.com/b/A9cKKu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não há necessidade. A CX450 atende perfeitamente. Sugeri a CX550 também. Mais que isso é desperdício. Os componentes consomem menos energia a cada geração.

 

Poderia ser até menos que a 450, mas fontes de boa qualidade com potência menor são difíceis de achar no Brasil.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Li o artigo e entendo bem o que foi dito, só que aqui estamos falando de uma CX450 que vai entregar uns 400w para um sistema que, segundo este site, vai pedir 380w (não tenho como saber se isso é verídico mas também não tenho como me orientar, sou leigo nisso). Isso somado ao fato de as fontes serem da mesma marca e a diferença de preço ser praticamente insignificante é que me deixa com a pulga atrás da orelha.
Não quero ser impertinente, apenas um leigo querendo fazer uma boa compra :) 
O que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui eu uso um filtro de linha simples com 1 fusível. Acho que seja o recomendado.
image.png.b018956796bc00d0df3a45f3600836ae.png

adicionado 2 minutos depois

@Ricardov Então, sobre a fonte danificar a VGA eu espero que não porque senão eu to ***** né. Mas como eu relatei este erro só ocorre durante os jogos. Por segurança eu não vou jogar de novo até que chegue a fonte nova.
Tem algo que eu possa fazer pra ver se tá tudo bem com a VGA?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vish, esse filtro não filtra nada, é só uma extensão disfarçada. O indicado era usar um multiproteção da Clamper. Na área de Fontes e Energia tem tópico fixo sobre filtros de linha, dá uma olhada.

 

A VGA só testando na fonte nova pra saber. De fato nem deveria ligar o PC até chegar a fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma cara só essa semana, incluindo a fonte, já gastei 700+ pra resolver esse problema...

adicionado 3 minutos depois

Isso sem contar a 1060 que foi 1400 e eu AINDA não posso jogar em paz os krl de jogo que eu quero...
image.png.5a2c0a4827c3b466c4f5720f00efbf28.png

adicionado 8 minutos depois

Só pra confirmar, @Ricardov analizando esse contexto todo você tb acredita que trocando a fonte vai resolver o problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Informatheus A fonte devia ter sido a primeira coisa que você devia ter trocado... agora não tem como garantir que a troca vai resolver pois a placa de vídeo já pode ter sido danificada. Eu particularmente acho que a troca da fonte deve resolver.. se não resolver, ai você tomou o prejuízo do valor da 1060 por ter usado ela com uma fonte ruim...

 

Infelizmente isso acontece... a fonte é uma das peças mais importantes do computador, principalmente que tem processador da Intel da ser K e usa com uma placa de vídeo superior as de entrada (que normalmente pedem alimentação auxiliar). 

 

Aqui ainda é muito comum as pessoas comprarem processadores e placa de vídeo acima de 1000-1500 reais e colocar uma fonte genérica de menos de 100 reais, então é o tipico caso do barato que sai caro no fim.

 

Sobre qual fonte: Ambas as fontes são boas... a diferença da serie CX pra serie VS da corsair... é que a CX 80 Plus Bronze e a VS é 80 Plus White. Todas duas tem PFC ativo.

 

Sua config consome em media 333W fonte. Ou seja 600W é desperdicio de energia.. a CX430 já da conta mas para ter folga recomendo a de 500W.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bngomes @Ricardov É isso que eu não entendo, você diz pra eu pegar 500w pra ter folga, mas no site a CX550 ta mais cara que a VS600. Parece que vocês querem que eu pegue uma potência menor mesmo pagando mais caro só pra mostrar que eu não tenho "potencialite aguda" heuheuhueheuh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...