Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Noob Em Linux


Losdoda

Posts recomendados

Bom, eu sempre usei windows, e agora sou obrigado a usar o linux, só q não tenho nenhuma noção de como instalar, onde baixar nem como funciona.

Se vocês puderem me ajudar aí desde o "zero" a instalar o linux, eu agradeceira muito.

E outra coisa : tem jeito de usar o windows e o linux em um mesmo pc?Se tiver me digam como é...

valeu :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como instalar no mesmo pc sim, você vai instalar no mesmo hd ou em outro hd?

quanto a baixar, você pode ir em superdownloads.com.br que na seçaão de linux tem os links para baixar a distro que você quer.... mas eu acho melhor comprar logo o cd em uma revista ou em algum site pro exemplo em www.linuxmall.com.br va em programas e em linux economico, que você acha distribuiçoes ja queimadas em cd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DISTRO = distribuição

Tem como instalar na mesma maquina sim, quais as configurações de seu computador e como o seu disco esta particionado?

Quanto a tutorial, va no site www.superdownloads.com.br e procure na parte do linux o guia foca linux, não tenho certza mas la deve ter alguma coisa aproveitavel. qualquer coisa posta; você ja escolheu alguma distro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, virtualmete tudo que voce quiser fazer é possivel.

1° passo é selecionar uma distro de fácil utilizacao (fedora,conectiva,suse), voce pode baixa-las da internet.

2° se voce não quer peder suas particoes windows pode usar pelo proprio o partition magic e criar espacoes livres para a instalacao do linux.

3° dar o boot pelo cd de instalacao da distro escolida e iniciar a instal usando como particao o espaco livre.

4 ° tentar configurar todos os items de hardware de seu pc

espero ter podido ajudar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@04 set 2004, 01:02

http://focalinux.cipsga.org.br/download/in...linux1-html.zip

Guia Foca Linux Versã Iniciante(link direto)

http://www.linorg.sc.usp.br/iso/

Distribuições de Linux

Eu recomendo ou o Slackware 10.0 ou Fedora Core 2...

T+

Na minha opnião eu acho que o cara e muito novato para usar slackware, e como ele diz, ele não sabe quase nada por isso e melhor uma distribuição como o kurumin so para conhecer o sistema, os termos, etc ai depois ele poderia pular para o slackware, se ele pegar o slackware agora ele vai ter que quebrar muito a cabeça para entender e configurar essa distro para uma pessoa que ainda não sabe quase nada como todo iniciante do zero mas se ele tiver afim de começar com muito trabalho va fundo :rolleyes: so acho que e melhor migra pro slack sabendo algumas coisinhas basicas pelo menos B) . O vei por que não tenta o kurumin? visite esse site www.guiadohardware.net que você vai achar artigos e tutoriais sobre linux, boa sorte :joia:

:-BEER

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Losdoda@04 set 2004, 11:41

Tipo então eu vou ter que criar tipo "outro hd" por exemplo um E: ?

Ai nessa partiçao eu instalo o linux?

E isso ai so que no linux não se chama E:, se chama hda2, por exemplo: se você ja tem o windows instalado numa partição e faz outra para o linux então a primeira que contem o windows vai ficar : hda1 e a do linux fica hda2 se você fizer uma terceira para a swap(partição de troca que serve como memoria ram quando esta acaba) ai ficaria hda3 :rolleyes: me corrijam se estiver errado. até :bye:

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipo eu to começando a entender esse negocio...hehehe!

Bom to esses dias todos procurando sobre o assunto e tal, ai baixei o PartitionMagic da Power Quest, ai achei um site q ta falando sobre particionar pro windows que é <a 'http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=113'

Ai tipo la fala como particionar por esse programa..

Se vocês puderem dar um olhada lá, e me dar umas dicas com esse programa e tal..!

valeu aí! :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kurumin é uma m... alias, deixa eu calado...

Sei que Salck pode ser trabalhoso (não difícil) para um iniciante, mas não vejo nada de mais nele... foi uma das minhas primeiras distros e ate hoje não larguei dele... acho ate bem mais fácil de configurar do que Red Hat...

Mas por saber deste "preconceito" ou dificuldade, como queiram chamar, eu recomendei Fedora Core 2

Eu recomendo ou o Slackware 10.0 ou Fedora Core 2...

Que é 1000 vezes melhor que Kurumin... Kurumin só serve para quem nunca viu Linux dar só uma olhada... no meu ver ele não é muito recomendavel para ser instalado no hd...

Agora que fique bem claro: ESTA È A MINHA OPINIÃO.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por antonypeople@04 set 2004, 14:32

Mas por saber deste "preconceito" ou dificuldade, como queiram chamar, eu recomendei Fedora Core 2

Eu recomendo ou o Slackware 10.0 ou Fedora Core 2...

Que é 1000 vezes melhor que Kurumin... Kurumin só serve para quem nunca viu Linux dar só uma olhada... no meu ver ele não é muito recomendavel para ser instalado no hd...

Agora que fique bem claro: ESTA È A MINHA OPINIÃO.

T+

justamente por isso que eu disse para ele tentar primeiro o kurumin para fins de conhecimento do sistema, sobre o fato do kurumin ser uma mer** isso ja e uma questão de atender ou não as necessidades do usuario, as vezes pode satisfazer as necessidades de um e de outro não, eu falei aquilo por que ja fui usuario do slack e sei que a configuração dele e tudo na unha e requer um pouco mais de paciencia e trabalho do que nas outras distribuição mas nada impossivel, so tirei ele da minha maquina por falta de tempo para configurar e resolver problemas mas voltarei a usar novamente em breve a nova versão que esta muito boa, cada um com sua opnião, falou :bye:

:-BEER:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tb recomendo COMEÇAR pelo kurumin... nem instala ele se não quiser... mas usa dando boot pelo CD para ver "a cara" do linux... e digo mais...

para tua configuração baixa uma variante do kurumin chamada dizinha... so tem programa muuuuito leve (obviamente com menos recursos)... mas vai rodar com um desempenho muito bom...

http://www.dizinha.cjb.net/

ai depois você se acostuma a arvore de diretórios... a entender como o linux reconhece seus dispositivos... quais os programas para tarefas do dia a dia... como fazer atualização...

ai então você coloca um slack ou debian de boa (que com certeza vai permitir você ampliar seus horizontes no linux)... sem os traumas básicos...

tipo perder tua partição do windows porque não sabia usar o cfdisk... viver conectado como root no desktop... ou ficar horas selecionando programas que você nem sabe para que serve na instalação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Losdoda@05 set 2004, 01:08

Tipo onde eu mexo as vezes em linux, eu acho q chama o negocio la de SUSE

Alguem conhece esse ai?

SuSE é bom sim... tem origem alemã e se não me engano usa estrutura de pacotes .rpm... veja mais sobre ele em... http://www.suse-brasil.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem que criar uma partição raiz onde vai ser instalado o sistema... e uma partição swap que é a memoria virtual... aquela mesma do windows só que no Linux ela é em separado para melhor desempenho...

Formata a tua partição raiz em ReiserFS que é muito mais confiavel que ext3... não lembro se o partition magic tem esta opção... mas ve lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!