Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aiwa xh-a1060 Não liga somente stand bye


Posts recomendados

Aiwa xh- a1060 não está ligando, acende somente o stand bye, tensão da linha hold está em 3.5v , já liguei sem os amplificadores e ainda não liga, os capacitores carregam em 55v, alguém tem alguma dica. Não sou técnico em eletrônica mas sei o básico, como eu gosto de aparelhos de som dos anos 90 eu resolvi aprender a mexer! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora tem vezes que ele tenta ligar, arma o relé, liga o painel e desliga, até parar e ficar novamente só com o botão  stand bye ligado, vou ver se acho os capacitores c1 e c20 para trocar, desconfio também do transistor Q2        ( ktc3199gr) sabe qual o equivalente? Coloquei o ktc3198gr de uma sucata aí o stand bye ligou bem fraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por manter contato! Troquei os capacitores que você mencionou, o c1 está carregando em 12v já o c20 não. Tem dias que o relé arma e desarma, tem dias que nem isso faz, sobre os transistores achei outro igual que nas medidas está normal, na base do Q1 tem 9v e no coletor do Q2 tem 12v. Quando ele ainda acionada o relé eu notei que a tensão na linha Hold também caia de 3.5v para 2.5v. Acho que pra quem entende esse deve ser um defeito fácil de resolver, pior que na minha cidade ninguém quer arrumar mais aiwa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não tenho ideia de quantos volts teria que ter na linha do Hold, Nunca peguei defeitos nessa linha...

O que pode haver ai é algum transistor de saída queimado ou com fuga.

Se o seu som for de 2 canais, ele terá 8 transistores de potência preso ao dissipador, se for o de 5 canais, ele terá 10 transistores preso ao dissipador, eles não são iguais! estão sempre em pares (NPN/PNP).

O teste com eles preso a placa pode enganar a leitura e passar despercebido alguma fuga, tem que remove-los da placa para um teste mais seguro!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já liguei sem as saídas, a parte dos amplificadores é  separada da placa principal, soltei as duas a de voz e a de grave, acho que o problema está na fonte porque a tensão de 7v dos pinos 1 e 2 surge e vai caindo até 1.5v e não arma o relé. Já desliguei a linha hold do pino 17 mas ainda não liga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está faltando os 11v (vcc) no conector cn601, cna401, e cn001, essa tensão só aparece quando o aparelho liga ou ela surge mesmo em stand bye. O q008 é responsável pelo stand bye e o q009 pelo vcc será que eles podem ser os causadores. Medi os transistores do amplificador aparentemente estão todos bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 27/02/2018 às 21:47, Bcpetronzio disse:

O transistor Q008 é o que vai acionar o relé perto do trafo, que as outras tensões sejam ativadas, antes dele ser acionado, somente os 11V do stand-by estará presente no aparelho...

Deixei ele parado por um tempo e hoje liguei na tomada e ficou ligado por uns 30 segundos e depois Armando e desarmado, ainda não achei o problema, tá osso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
15 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Aguarde até o limpa contatos secar, se o micro começar a aquecer, será nele o problema...

Troquei o L101 e agora funcionou finalmente, porém não achei outro igual, o original é de 9.43mhz coloquei um de 9.16mhz porém o display fica um pouco lento, onde posso encontrar um igual, é cristal clock o nome?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bcpetronzio disse:

Não é bem um cristal, é uma bobina preparada para oscilar, junto com o circuito, na frequência certa, acredito que você só encontrará outra igual em sucatas desses aparelhos...

Mas essa que eu coloquei de 9.16mhz se eu girar aquela regulagem em cima não chega nos o.9.43mhz, não sei como medir!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK! Siga a trilha do meio desse sensor do controle (IC102), você encontrará um resistor de 56K (R165) e um capacitor 330P (C107), se o resistor estiver aberto ou o capacitor estiver com fuga, vai "matar" o sinal do sensor, se tudo normal, siga a trilha até o pino29 do Micro (IC101)...

PS: não esqueça de verificar se a trilha do terra desse sensor esta boa, meça a tensão de 5V diretamente nos pinos laterais desse sensor (IC102).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!