Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aiwa xh-a1060 Não liga somente stand bye


Posts recomendados

Aiwa xh- a1060 não está ligando, acende somente o stand bye, tensão da linha hold está em 3.5v , já liguei sem os amplificadores e ainda não liga, os capacitores carregam em 55v, alguém tem alguma dica. Não sou técnico em eletrônica mas sei o básico, como eu gosto de aparelhos de som dos anos 90 eu resolvi aprender a mexer! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora tem vezes que ele tenta ligar, arma o relé, liga o painel e desliga, até parar e ficar novamente só com o botão  stand bye ligado, vou ver se acho os capacitores c1 e c20 para trocar, desconfio também do transistor Q2        ( ktc3199gr) sabe qual o equivalente? Coloquei o ktc3198gr de uma sucata aí o stand bye ligou bem fraco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por manter contato! Troquei os capacitores que você mencionou, o c1 está carregando em 12v já o c20 não. Tem dias que o relé arma e desarma, tem dias que nem isso faz, sobre os transistores achei outro igual que nas medidas está normal, na base do Q1 tem 9v e no coletor do Q2 tem 12v. Quando ele ainda acionada o relé eu notei que a tensão na linha Hold também caia de 3.5v para 2.5v. Acho que pra quem entende esse deve ser um defeito fácil de resolver, pior que na minha cidade ninguém quer arrumar mais aiwa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não tenho ideia de quantos volts teria que ter na linha do Hold, Nunca peguei defeitos nessa linha...

O que pode haver ai é algum transistor de saída queimado ou com fuga.

Se o seu som for de 2 canais, ele terá 8 transistores de potência preso ao dissipador, se for o de 5 canais, ele terá 10 transistores preso ao dissipador, eles não são iguais! estão sempre em pares (NPN/PNP).

O teste com eles preso a placa pode enganar a leitura e passar despercebido alguma fuga, tem que remove-los da placa para um teste mais seguro!...