Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: melhorar muito a qualidade gráfica do Minecraft usando mods (shaderpacks)


KairanD

Posts recomendados

  • Coordenador

Olá, pessoal. Este tutorial é um guia sobre como melhorar bastante a qualidade gráfica do Minecraft através do uso de mods e pacotes de texturas. Objetiva-se a linguagem mais clara e simplificada possível, de forma a ajudar quem não entende nada sobre mods a aprender mais sobre eles. Sugestões e críticas construtivas são muito bem-vindas.

 

Este tutorial está sendo feito para a versão 1.12.2 do Minecraft. Se você estiver lendo enquanto tem uma versão mais atualizada, o procedimento a ser realizado é o mesmo, basta procurar arquivos mais modernos (algo bem fácil de encontrar). É possível que mesmo a versão do shader disponibilizada aqui funcione normalmente, mas os pacotes de texturas podem ficar incompletos considerando o lançamento de novos blocos no jogo.

 

1) Notas sobre desempenho (leia antes de tentar):

 

Minecraft é um jogo leve. Contudo, a colocação de texture packs com resolução muito elevada e shaderpacks podem deixá-lo extremamente pesado. Dependendo do shaderpack que você escolher, o Minecraft pode facilmente ficar mais graficamente pesado que jogos como Doom, Crysis 3 e The Witcher III (e tão bonito quanto!).

 

É recomendável ter uma placa do nível da GTX 750 2GB ou superior para usar os shaders mais básicos, juntamente com as texturas alteradas e com resolução aumentada. A placa de vídeo é, por muito, o componente mais importante. O ideal é ter pelo menos 6GB de memória ram para evitar engasgos enquanto pode abrir o navegador e outros programas sem maiores limitações. Processadores simples tendem a ser suficientes, devem apenas fornecer desempenho suficiente para acompanhar a placa de vídeo.

 

Os arquivos citados a seguir foram testados em um computador equipado com um Core i5 4670K, 12GB de memória ram e a placa de vídeo GTX 760 2GB. Com os gráficos configurados em "fancy", distância de renderização em "normal", todas as animações ligadas e o shaderpack configurado em "low", foi possível atingir 75 FPS quase constantes, com quedas máximas para perto de 40 em locais muito cheios de animais ou plantações com muitas animações ocorrendo. A resolução utilizada foi 2560x1080p (Ultrawide Full HD).

 

2) Os mods a serem usados são os seguintes (já faça o download para usar no tutorial):

 

I) OptiFine: adiciona centenas de opções gráficas ao jogo, além de gerenciar melhor os recursos da máquina e permitir melhorias de desempenho e qualidade de imagem, mesmo quando não combinado com outros mods. É necessário para permitir a instalação de shaderpacks. Pode ser obtido do site oficial, que está sempre sendo atualizado, no seguinte link. Baixe sempre a versão correspondente com seu jogo, e escolha a primeira opção (linha superior), que tem mais opções de customização.

 

II) Shaderpack: sabe aquelas imagens e vídeos do Minecraft que mostram uma qualidade gráfica deslumbrante? Pois é, os shaderpacks são os mods responsáveis por fazer a mágica. Há diversos shaderpacks que podem ser facilmente encontrados na Internet, alguns muitopesados e outros nem tanto. Se seu computador não conseguir suportar o mod citado, procure outro e preste atenção nas versões "light". Neste tutorial, será utilizado o Super Shaders V5.0, by Stazza, encontrado no seguinte link. Os dois arquivos disponíveis são os seguintes:

 

Para Minecraft 1.11 ou superior, clique aqui.

Para Minecraft inferior ao 1.11, clique aqui.

 

III) Texture Pack: modifica as texturas do jogo, aumentando a resolução e alterando a aparência. Procure algum para a versão do seu jogo. Não tem problema colocar um texture pack recente em uma versão antiga do jogo, mas você pode ter problemas de texturas faltando se colocar um texture pack antigo em uma versão mais atual do jogo. Varia muito com o gosto pessoal: veja algumas imagens para verificar se a aparência do jogo irá lhe agradar. Quanto maior a resolução, mais pesado será para o seu computador. A resolução padrão do Minecraft é 16x, enquanto alguns texture packs podem alcançar valores absurdos como 512x. Como exemplo, irei deixar um pacote de texturas limpas, que costuma agradar a maior parte das pessoas. As diversas versões do Soartex Fanver by Soar49 podem ser encontradas no seguinte link. Tente a versão Full. Se ficar muito pesado para o seu computador, instale a Lite.

 

3) Tutorial de instalação:

 

Atualize os drivers da sua placa de vídeo. Garanta a versão mais atual para obter o melhor desempenho possível. Baixe a versão do Java mais recente. Se seu sistema é 32 bits, instale apenas a versão 32 bits. Se seu sistema é 64 bits, instale ambas as versões (32 e 64 bits). Os links diretos são os seguintes:

 

Para versão 32 bits, clique aqui.

Para versão 64 bits, clique aqui.

 

Abra o Minecraft e faça login usando sua conta. Clique em "jogar" e deixe que o aplicativo baixe a versão mais atual. Feche o jogo. Abra o OptiFine. Aparecerá a seguinte janela:

 

image.png

Figura 1: Instalação do OptiFine.

 

Clique em "Install" e aguarde. Irá aparecer uma mensagem de instalação bem sucedida, basta clicar em "ok" e o aplicativo irá fechar automaticamente:

 

image.png

Figura 2: Mensagem de instalação bem sucedida.

 

Se você recebeu alguma mensagem de erro, certifique-se de ter aberto o jogo ao menos uma vez e verifique se a versão do jogo e do programa são iguais. Lembre-se, também, de atualizar seu Java, caso ainda não o tenha feito.

 

Abra o jogo novamente. Clique na seta de seleção de versão e selecione a opção "OptiFine":

 

image.png

Figura 3: Seleção da versão.

 

Clique em jogar e aguarde o jogo abrir. Dessa forma, ele irá criar as pastas necessárias para a customização. Feche o jogo.

 

Abra o menu iniciar e digite %appdata%. Clique na pasta ".minecraft". Dentro dela, você deverá encontrar as seguintes pastas:

 

image.png

Figura 4: Pastas e arquivos do jogo.

 

Clique na pasta "shaderpacks". Coloque nessa pasta o arquivo de shader que você baixou, exatamente da forma que veio, em .rar. Não descompacte o arquivo. 

 

Clique na pasta "resourcepacks". Adicione o arquivo de textura que você baixou, da mesma forma que descrito acima. Não altere nada no arquivo, não descompacte, apenas coloque ele aí.

 

Abra o jogo. Clique em "Options", e em "Resource Packs". O arquivo que você baixou será mostrado à esquerda. Ao passar o mouse sobre ele, aparecerá uma seta. Clique na seta e ele aparecerá na direita:

 

image.png

Figura 5: Seleção de texturas.

 

Clique em "Done". O jogo irá congelar para carregar os arquivos, é normal. Aguarde. O menu irá carregar novamente, agora com uma aparência diferente.

 

Clique em "Video Settings". Nessa aba você pode alterar as configurações gráficas (tente diminuir caso seu computador tenha problemas de performance). Clique em "Shaders". O arquivo que você baixou aparecerá na lista, clique nele. O jogo irá novamente congelar, agora para carregar os shaders:

 

image.png

Figura 6: Seleção de shaders.

 

No canto inferior direito da tela, há uma opção "Shader Options". Clique. Selecione o "Profile:Low" para começar. Se seu computador funcionar bem, poderá aumentar isso. Em "PostProcess", você pode ativar o "Celshading" (contornos pretos nas texturas, bem bacana) e o "Motion Blur" (efeito de embaçar ao mover a tela rapidamente) se quiser. Há muitas outras opções interessantes que você pode experimentar (alterar pode piorar ou melhorar significativamente a performance):

 

image.png

Figura 7: Configurações do shaderpack.

 

Clique em "Done" até retornar ao menu principal. Pronto! As modificações foram instaladas.

 

4) Considerações finais:

 

Ufa! Foi difícil? Não. Tomou algum tempo, sim... Mas valeu a pena, não é mesmo?!? Você não gastou um centavo e ficou com o jogo muito mais bonito. Não deixe de comentar e ajudar na construção do tópico. Se tiver problemas de desempenho ou dúvidas sobre as opções gráficas, não deixe de comentar.

 

Agora que você já tem sua pasta com os mods instalados, basta fazer backup e apenas copiar quando for instalar o jogo em outro computador ou reinstalar. Não é necessário fazer tudo de novo! Lembre-se que a pasta do jogo fica localizada em "%appdata%". Basta copiar essa pasta e manter como backup.

 

5) F.A.Q.:

 

I. Como você conheceu esse monte de mods e como sabe lidar com eles?

 

Gosto muito do jogo e tive a curiosidade de procurar e fui encontrando. Experimente explorar um pouco a Internet.

 

II. Você sabe fazer mods ou texturas? Pode fazer algo específico para mim?

 

Sei mexer um pouco, nada avançado. Meu conhecimento nesse assunto é mais para modificar defeitos ou aspectos em mods e pacotes de texturas já criados, dificilmente faria algo do zero. Se posso fazer algo específico a pedido, depende se consigo e se tenho tempo. De qualquer forma, pergunte, vai que outras pessoas procuram o mesmo. Contudo, sempre pesquise se já não existe o que você quer: provavelmente sim.

 

III. Meu jogo ficou muito lento! Me ajude!

 

Você leu com atenção os requisitos mínimos e seguiu com cuidado todo o processo, conforme dito acima? Informe a configuração completa da máquina, em que qualidade está o jogo, a resolução utilizada e quais mods estão instalados. Você pode experimentar modificar as opções nos mods, conforme descrito acima, reduzir a qualidade do jogo e a distância de renderização ou mesmo desativar as modificações para ver o impacto na performance.

 

IV. Meu jogo fecha sozinho!

 

Verifique se seus drivers e o Java estão atualizados.

 

6) Screenshots:

 

Se você fez tudo corretamente, seu jogo deverá ficar mais ou menos assim:

 

Base_Profile_Screenshot_2018_02_13_22_37

Figura 8: Screenshot.

 

Base_Profile_Screenshot_2018_02_06_00_14

Figura 9: Screenshot.

 

Base_Profile_Screenshot_2018_02_06_00_15

Figura 10: Screenshot.

 

Base_Profile_Screenshot_2018_02_06_00_15

Figura 11: Screenshot.

 

Base_Profile_Screenshot_2018_02_06_00_14

Figura 12: Screenshot.

 

Base_Profile_Screenshot_2018_02_06_00_16

Figura 13: Screenshot.

 

Base_Profile_Screenshot_2018_02_09_23_02

Figura 14: Screenshot.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...