Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá! Eu tenho um SSD ADATA SU650 com tecnologia  3D NAND Flash e MTBF:2,000,000h e 3 anos de garantia. (r 520, w 450MB/s)

Pretendo comprar outro SSD pra usar em RAID 0. Inicialmente eu tinha pensando em pegar um da mesma marca e modelo, mas existem versões de outras boas marcas um pouco mais baratas (cerca de 15%). Estou na duvida se mesmo assim devo investir no mesmo modelo, já que este tem boa longevidade, e também pra não capar o funcionamento do SSD.


Os outros que achei foram:


SSD Sandisk Plus 120 gb(r 530 MB/s / w 400) --> MTTF: 1,750,000 h

ou

WD Green 120gb (r 540, w 430) --> MTTF: 1.75M h com 3 anos de garantia

Eu sei que eu posso usar modelos de marcas diferentes em RAID 0, mas eu não sei se vale a pena fazer isso. 

 

Do mais, gostaria de saber suas opiniões. É muito risco fazer RAID? Vou correr o risco de fazer M****? Tipo, eu sei que o problema em qualquer SSD levaria a perda dos dados, mas pensei em superar isso fazendo o backup (em raid 1?) com um HDD de 240 Gb que tenho. 

 

Obrigado

Postado

Meio sem sentido. O que você pretende com Raid 0? Você teria que ficar fazendo backup o tempo todo, pois se um dispositivo falhar, já era. Seria mais vantajoso trocar a sua placa de vídeo e adicionar mais memória, estou considerando o que está na sua assinatura. Eu só cogitaria Raid, se meu orçamento fosse infinito e eu não tivesse mais onde gastar.

  • Curtir 1
Postado

O PC da minha assinatura está desatualizado. Trata-se de um Ryzen 5 1400, GTX 1060, SSD 120Gb ADATA, 8gb DDR4 2400 basicamente. 

Postado

@Gaud Eu nunca vi um teste de performance em RAID usando SSDs. Os testes que vi com HDs mecânicos o único ganho era em operações de leitura e escrita. O teste que eu vi foi daqui do Clube do Hardware, inclusive, vou ver se acho aqui e edito meu post.

 

*edit:

Achei, era um artigo de 2006, eu lembrava de ter lido ele uns anos atrás.

Tem que levar em consideração o tempo do artigo, mas aparentemente afeta pouco ou até mesmo nada o uso geral.

  • Curtir 1
Postado

Apesar da probabilidade maior de problemas, se você manter um HD fora do Raid e salvar seus documentos nele, acredito que o ganho de desempenho compense uma eventual dor de cabeça tendo que reinstalar o Windows se um dos SSDs falhar. O desempenho será limitado pelo SSD mais lento, mas será bem superior a um SSD apenas.
 

  • Curtir 1
Postado

Vamos lá, o correto para Raid 0 com SSD seria de mesma marca e modelo, mas também funcionou no meu caso que fiz Raid 0 com Samsung 840 Evo com 850 Evo, pois a velocidade é a "mesma".

No Raid 0 você ganha espaço e performance, mas se der algum pau em um dos 2, você corrompe os dois e perde todos os dados.

A velocidade dele quase duplica, aqui estava lendo em 520MB/s e escrevendo em 480MB/s com Raid 0 foi para 959MB/s e 872MB/s em média.

beckmark.thumb.jpg.ec02efb01efb813e63cd14ad2757c4ef.jpg

  • Curtir 1
Postado
4 horas atrás, LiveSorcerer disse:

A velocidade dele quase duplica, aqui estava lendo em 520MB/s e escrevendo em 480MB/s com Raid 0 foi para 959MB/s e 872MB/s em média.

@LiveSorcerer você percebeu mudança no uso diário?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!