Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
risko

Atualizando a BIOS da placa Positivo POS -EIH61CE para ECS H61H2-M2 (V1.0/V2.0)

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Pr5a quem ainda tem essas placas positivo mascaradas de outras marcas (no meu caso da ECS), vou passar pra vocês o relato de como resolvi para atualizar minha placa-mãe.

Primeiramente, queria dizer que resolvi fazer a atualização da BIOS porque essa placa apresentava um problema sério de desligamento. Ela desligava do nada! às vezes, logo minutos após ligar o computador ou depois de horas ligado. Cheguei a fazer uma pesquisa apurada na internet e encontrei vídeos de técnicos dizendo que o problema poderia ser em alguns componentes. Cheguei a tirar esses componentes (MOSFETs na parte do circuito da memória, Cristais osciladores da BIOS e do Chipset, capacitores... ). Também usei uma estação de ar quente pra esquentar o chipset pra ver se resolvia algum problema de solda fria. Nada disso resolveu! ela continuava desligando do nada. Aí então, como não tinha nada a perder, resolvi pesquisar sobre a atualização de BIOS dela. Como era de se esperar, no site da Positivo não tem nenhuma BIOS atualizada. Baixei o software CPU-Z (https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html) para ver minhas informações da BIOS. Como resultado obtive as informações da foto abaixo:

rpBMZiq.png

 

Só lembrando que olhando a placa fisicamente, não existe informação de fabricante. Às vezes o máximo que se encontra é o nome da Positivo ou a informação EuP 2013.

Continuando minha pesquisa, descobri que essa placa tem uma BIOS mascarada pela positivo. Fazendo uma pesquisa mais apurada descobri que ela se trata de uma placa ECS. Entretanto, as informações na internet são um pouco distorcidas, já que a positivo vende muitos computadores, muitas vezes com placas ECS, mas de vários modelos. Muita gente que tentou atualizar a BIOS com uma versão do fabricante ECS teve sua placa perdida por não conferir corretamente qual o modelo e versão que se trata ela. As mais comuns encontradas em fóruns sobre essas placas Positivo são referentes as placas ECS H61H2-M2 (V1.0 ou V2.0) e ECS H61H2-M3 (V1.0 ou V2.0). Para saber qual modelo se trata a sua placa positivo é preciso fazer uma comparação física entre a sua placa e os modelos de placas para socket 1155 que tem no site da ECS (isso vale para novos lançamentos da positivo se ela continuar com parcerias com a ECS):

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/ProductArchive.aspx?CategoryID=1&TypeID=134&MenuID=24&LanID=0

 

Buscando no site encontrei o modelo que se trata a minha placa. É uma ECS H61H2-M2 como nessa foto (sobre a versão falarei depois):

18LmKzf.png

 

Como pode ver na imagem, a minha placa é uma com versão que tem o conector HDMI e a diferença dessa foto para a minha placa é que na minha não tem o segundo conector PCI-e soldado.

Para eu saber a versão da minha placa foi o mais difícil. Mesmo usando software com o CPU-Z ou o AIDA64 para saber informações do hardware, a positivo conseguiu mascarar muito bem. Não encontrei informações de qual versão se tratava por esses programas. Encontrei esse vídeo desse cara, Solrac#Ca, que diz também que não tem como saber, mas ele fala que sabe de uma maneira de saber porém tem que entrar em contato com ele: https://www.youtube.com/watch?v=Ma9x6joerSQ

Fui atrás de outros fóruns e encontrei aqui mesmo no Clube do Hardware gente falando sobre isso:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1144117-ajuda-pos-eih61ce-ecs-h61h2-m2/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1075486-tutorial-para-atualização-da-bios-das-placas-ecs-h61h2-m2-v10-e-v20/?page=3

 

Ainda sim, não encontrei informações concretas de como saber a versão da placa (apesar de nos posts acima ter gente no mesmo caso que eu e atualizou a BIOS com a versão 1.0). Aí fui por dedução! como a versão da minha BIOs era 4.6.4 datada de 17/05/2011, deduzi que minha placa se tratava da ECS ECS H61H2-M2 (V1.0).

 

Antes de fazer qualquer atualização eu baixei o software Universal BIOS Backup ToolKit 2.0 e fiz um backup da minha BIOS atual. Deixarei para download aqui nesse post.

 

Depois disso, segui a orientação do cara do vídeo que postei acima e coloquei um jumper nos pinos ao lado do Jumper do Reset CMOS, pois segundo ele a versão 1.0 tem um tal de ME block que bloqueia a gravação da BIOS:

Yk71cyR.png

 

Aí fui no site da ECS (http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Overview.aspx?DetailID=1228&CategoryID=1&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=0) e baixei a BIOs datada de 23/12/2013 pra essa versão 1.0. Mas quando fui atualizar pelo utilitário que vem no download, o afuwin64 (minha versão do windows 10 de 64 bits. Tem também na pasta o afuwin32 e o afudos, para quem prefere atualizar no DOS), me deparei com esse erro:

o0NCXey.png

 

Traduzindo: Error: ROM file size does not match existing BIOS size. => 

Erro: o tamanho do arquivo ROM não corresponde ao tamanho existente do BIOS.

 

Me pareceu uma proteção do utilitário para não fazermos coisas erradas na BIOs.Como a BIOs instalada era da Positivo e a BIOs que tava tentando colocar era da ECS, gerou esse erro.

Aí fui procurar mais um pouco e achei esse vídeo também do Solrac#Ca: https://youtu.be/juMBEZuirEQ

Ele ensina a atualizar as placas ECS e indica a página da ECS com suporte para Windows 8 em diante. Segue o link: http://www.ecs.com.tw/extra/windows_8_support/intel_win8_biosupgrade.html

Nesta página a ECS disponibiliza a BIOs dos seus modelos de placa H61 e outros embutido em um utilitário chamado CPUEVO2 que só basta abrir e fazer o flash. Só que as versão de BIOs não são as mais atuais. No meu caso que baixei a ECS ECS H61H2-M2 (V1.0), a BIOS tava datada de 17/10/2012. Segui o tutorial, inclusive nele fala sobre o tal jumper, e voilá!!!! Deu certo! O PC reiniciou e voltou com uma BIOS da ECS.

 

Então, por fim, voltei a abrir a afuwin64 para tentar atualizar a BIOS para a versão mais recente (datada 23/12/2013). O procedimento passou sem problemas e agora estou com a BIOS mais atualizada e os problemas que tava enfrentando com essa placa não tem ocorrido mais. Segue a foto do CPU-Z com a informação da BIOS instalada:

M0TH3jm.png

 

Esse meu relato é um compilado de tudo que pesquisei na internet e espero ajudar outras pessoas.

Obrigado.

 

 

DesenvolvidaparaPositivoInformaticaSA-4.6.4.zip

Editado por risko
  • Curtir 2
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@risko Olá Risko tudo bem?

Já me encontrei em uma situação semelhante, antigamente minha mãe utilizava um PC com 2GB de memória DDR3 1333MHz porém ao comprar 2x4GB DDR3 1333MHz para o PC dela, não dava vídeo, na hora pensei em atualizar o BIOS. Fui no site do fabricante da placa-mãe, cujo era um G41M-S01 da MSI e vi que a MSI não oferecia mais suporte para ela nem de BIOS nem drivers e então o que eu fiz eu vaguei na internet e achei uma placa-mãe da MSI mesmo a G41M-P26 se não me engao que era a mesma placa-mãe tudo exatamente igual só mudava o nome. Baixei o BIOS dela e utilizei o AFU para atualizar e consegui atualizar com sucesso, após isso consegui utilizar os 8GB de memória na placa.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Irmão, estou passando pelo o que você passou, mas o meu está deste jeito. Eu sou leigo no assunto, você poderia me ajudar?image.png.d45189670d9d2a32ad1de62f93ceac40.png 

Editado por PedroChew

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×