Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizando a BIOS da placa Positivo POS -EIH61CE para ECS H61H2-M2 (V1.0/V2.0)


risko

Posts recomendados

  • 2 semanas depois...

@risko Esta BIOS está atualizada?

BIOS.png

adicionado 7 minutos depois
Em 25/02/2018 às 15:47, risko disse:

Olá pessoal,

 

Pr5a quem ainda tem essas placas positivo mascaradas de outras marcas (no meu caso da ECS), vou passar pra vocês o relato de como resolvi para atualizar minha placa-mãe.

Primeiramente, queria dizer que resolvi fazer a atualização da BIOS porque essa placa apresentava um problema sério de desligamento. Ela desligava do nada! às vezes, logo minutos após ligar o computador ou depois de horas ligado. Cheguei a fazer uma pesquisa apurada na internet e encontrei vídeos de técnicos dizendo que o problema poderia ser em alguns componentes. Cheguei a tirar esses componentes (MOSFETs na parte do circuito da memória, Cristais osciladores da BIOS e do Chipset, capacitores... ). Também usei uma estação de ar quente pra esquentar o chipset pra ver se resolvia algum problema de solda fria. Nada disso resolveu! ela continuava desligando do nada. Aí então, como não tinha nada a perder, resolvi pesquisar sobre a atualização de BIOS dela. Como era de se esperar, no site da Positivo não tem nenhuma BIOS atualizada. Baixei o software CPU-Z (https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html) para ver minhas informações da BIOS. Como resultado obtive as informações da foto abaixo:

rpBMZiq.png

 

Só lembrando que olhando a placa fisicamente, não existe informação de fabricante. Às vezes o máximo que se encontra é o nome da Positivo ou a informação EuP 2013.

Continuando minha pesquisa, descobri que essa placa tem uma BIOS mascarada pela positivo. Fazendo uma pesquisa mais apurada descobri que ela se trata de uma placa ECS. Entretanto, as informações na internet são um pouco distorcidas, já que a positivo vende muitos computadores, muitas vezes com placas ECS, mas de vários modelos. Muita gente que tentou atualizar a BIOS com uma versão do fabricante ECS teve sua placa perdida por não conferir corretamente qual o modelo e versão que se trata ela. As mais comuns encontradas em fóruns sobre essas placas Positivo são referentes as placas ECS H61H2-M2 (V1.0 ou V2.0) e ECS H61H2-M3 (V1.0 ou V2.0). Para saber qual modelo se trata a sua placa positivo é preciso fazer uma comparação física entre a sua placa e os modelos de placas para socket 1155 que tem no site da ECS (isso vale para novos lançamentos da positivo se ela continuar com parcerias com a ECS):

http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/ProductArchive.aspx?CategoryID=1&TypeID=134&MenuID=24&LanID=0

 

Buscando no site encontrei o modelo que se trata a minha placa. É uma ECS H61H2-M2 como nessa foto (sobre a versão falarei depois):

18LmKzf.png

 

Como pode ver na imagem, a minha placa é uma com versão que tem o conector HDMI e a diferença dessa foto para a minha placa é que na minha não tem o segundo conector PCI-e soldado.

Para eu saber a versão da minha placa foi o mais difícil. Mesmo usando software com o CPU-Z ou o AIDA64 para saber informações do hardware, a positivo conseguiu mascarar muito bem. Não encontrei informações de qual versão se tratava por esses programas. Encontrei esse vídeo desse cara, Solrac#Ca, que diz também que não tem como saber, mas ele fala que sabe de uma maneira de saber porém tem que entrar em contato com ele: https://www.youtube.com/watch?v=Ma9x6joerSQ

Fui atrás de outros fóruns e encontrei aqui mesmo no Clube do Hardware gente falando sobre isso:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1144117-ajuda-pos-eih61ce-ecs-h61h2-m2/

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1075486-tutorial-para-atualização-da-bios-das-placas-ecs-h61h2-m2-v10-e-v20/?page=3

 

Ainda sim, não encontrei informações concretas de como saber a versão da placa (apesar de nos posts acima ter gente no mesmo caso que eu e atualizou a BIOS com a versão 1.0). Aí fui por dedução! como a versão da minha BIOs era 4.6.4 datada de 17/05/2011, deduzi que minha placa se tratava da ECS ECS H61H2-M2 (V1.0).

 

Antes de fazer qualquer atualização eu baixei o software Universal BIOS Backup ToolKit 2.0 e fiz um backup da minha BIOS atual. Deixarei para download aqui nesse post.

 

Depois disso, segui a orientação do cara do vídeo que postei acima e coloquei um jumper nos pinos ao lado do Jumper do Reset CMOS, pois segundo ele a versão 1.0 tem um tal de ME block que bloqueia a gravação da BIOS:

Yk71cyR.png

 

Aí fui no site da ECS (http://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_Overview.aspx?DetailID=1228&CategoryID=1&DetailName=Feature&MenuID=24&LanID=0) e baixei a BIOs datada de 23/12/2013 pra essa versão 1.0. Mas quando fui atualizar pelo utilitário que vem no download, o afuwin64 (minha versão do windows 10 de 64 bits. Tem também na pasta o afuwin32 e o afudos, para quem prefere atualizar no DOS), me deparei com esse erro:

o0NCXey.png

 

Traduzindo: Error: ROM file size does not match existing BIOS size. => 

Erro: o tamanho do arquivo ROM não corresponde ao tamanho existente do BIOS.

 

Me pareceu uma proteção do utilitário para não fazermos coisas erradas na BIOs.Como a BIOs instalada era da Positivo e a BIOs que tava tentando colocar era da ECS, gerou esse erro.

Aí fui procurar mais um pouco e achei esse vídeo também do Solrac#Ca: https://youtu.be/juMBEZuirEQ

Ele ensina a atualizar as placas ECS e indica a página da ECS com suporte para Windows 8 em diante. Segue o link: http://www.ecs.com.tw/extra/windows_8_support/intel_win8_biosupgrade.html

Nesta página a ECS disponibiliza a BIOs dos seus modelos de placa H61 e outros embutido em um utilitário chamado CPUEVO2 que só basta abrir e fazer o flash. Só que as versão de BIOs não são as mais atuais. No meu caso que baixei a ECS ECS H61H2-M2 (V1.0), a BIOS tava datada de 17/10/2012. Segui o tutorial, inclusive nele fala sobre o tal jumper, e voilá!!!! Deu certo! O PC reiniciou e voltou com uma BIOS da ECS.

 

Então, por fim, voltei a abrir a afuwin64 para tentar atualizar a BIOS para a versão mais recente (datada 23/12/2013). O procedimento passou sem problemas e agora estou com a BIOS mais atualizada e os problemas que tava enfrentando com essa placa não tem ocorrido mais. Segue a foto do CPU-Z com a informação da BIOS instalada:

M0TH3jm.png

 

Esse meu relato é um compilado de tudo que pesquisei na internet e espero ajudar outras pessoas.

Obrigado.

 

 

DesenvolvidaparaPositivoInformaticaSA-4.6.4.zip 137 kB · 72 downloads

 

BIOS.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Olá a todos...Otimo tópico pois me ajudou tambem a fazer o update no meu caso tenho  h61h2-m2 (v2.0) mas nem utilizei o EVO ou mudei jumpers pois ja tinha a bios de 17/10/2012 fiz direto no windows 10 com o afundos sem abrir sequer o pc para minha sorte e funcionou em pleno so que tem uma coisa estranha .

  Primeiro porque ela a bios no cpuz indica uma H67 E não uma H61 Pois H61 refere-se ao chipset correto?

  Segundo porque a porta de video HDMI deixou de funcionar apos a atualização para ECS H67 H2-M2 V. 2.0 DE 07/31/2013?

 por sorte tenho uma placa de video instalada com saida HDMI de contrario estaria limitado a saida basica vga e o meu monitor LG so tem porta HDMI mais nada.

 

Se alguem souber como retificar esse problema e passou pelo mesmo agradecia saber a solução.

 

Kauã Pereira Rezende essa atualizaçao é a ultima a seguir a minha na versão da placa-mãe 2.0 se a sua é 2.0 você nem precisa abrir o pc ou jampear nada e so baixar a bios com o utilitario afundos no windows e pronto flashar e ta pronto o mais fácil possivel é essa situaçao sua mesmo que é exatamente igual a minha. para esse I5 que você pensa em instalar tera mesmo que atualizar para a ultima versão so essa da suporte a ivy bridge....

p.s. como a sua é a versao 2.0 não precisa trocar o junper ou mexer dentro do pc so a versão 1.0.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Arraial Aconteceu algo parecido comigo, a minha placa é a mesma versão da sua, porém o que parou de funcionar pra mim foi a entrada pci, eu usava uma placa de rede nela off board, a placa acende mas não reconhece no PC, tentei de tudo, atualizar driver, desativar na BIOS, mas não reconhece mesmo

adicionado 1 minuto depois

@Kauã Pereira Rezende Sim, é arriscado se não souber o modelo da placa ao certo, por conta e risco de não souber você pode perder ela se atualizar errado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rian Ferreira Você instalou os drivers da ECS para chipset e para a rede? tente desinstalar no gerenciador de dispositivos a driver de rede e reinstalar em seguida, se não resultar limpe sua placa de rede com uma borracha e passe um pouco de sprey limpa contacto na pci espere 3 minutos e volte a inserir a placa.

 p.s. mas porque você não usa o cabo rj de rede internet direto nessa entrada a placa já tem uma onbord você não precissa de placa pci de entrada net ou é lan????.

adicionado 4 minutos depois

Já entrou na bios dela para ver se a antheros a rede esta habilitada?

adicionado 9 minutos depois

Rian Ferreira Em relação á sua pergunta acima sobre placas gráficas não precisa atualização nenhuma na bios mesmo a bios mais antiga suporta qualquer tipo de placa gráfica desde que seja de slot pci express 16x ger 2.0 mesmo que a placa já seja de geração 3.0 funcionara como 2.0 nessa placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Arraial Sim, já tentei, a placa de rede onboard deu problema, por isso que tive que instalar essa offboard na pci, tanto que achei que atualizando a BIOS resolveria o problema da placa de rede onboard, porém não teve sucesso 😕 aí eu tive que instalar um adaptador wi-fi pra usar internet agora, não sendo problema, porém meu medo é o slot pci onde vou colocar a placa de vídeo também não funcionar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Rian Ferreira disse:

@Paulo Arraial Aconteceu algo parecido comigo, a minha placa é a mesma versão da sua, porém o que parou de funcionar pra mim foi a entrada pci, eu usava uma placa de rede nela off board, a placa acende mas não reconhece no PC, tentei de tudo, atualizar driver, desativar na BIOS, mas não reconhece mesmo

adicionado 1 minuto depois

@Kauã Pereira Rezende Sim, é arriscado se não souber o modelo da placa ao certo, por conta e risco de não souber você pode perder ela se atualizar errado

 

adicionado 5 minutos depois

Rian Ferreira a minha pci 1x continua funcionando de boa depois de atualizar vá sem medo. Provavelmente a sua bord deu pan no CI de rede trovoada costuma fazer isso através do cabo de conexão de rede.

 

Kaua Pereira baixe a ultima a de 7/31/2013 inicie no windows 10 o afundos 64b se seu sistema for de 64b ative todos os blocks e faça open, selecione o arquivo 3073146M_W_478Dh que esta dentro dessa pasta e em seguida faça flash, o computador ira reiniciar depois de 4 segundos reinicia outra vez sem dar boot dizendo cmos error aperte f2 ou del para entrar na bios e faça restore setings pronto esta pronto a ser utilizável, lembrese q se o seu sata estiver formatado o windows em AHCI você tera de habilitar outra vez essa opção nos satas porque por defeito vira em  IDE e não dara bot por isso. Boa sorte.

 

link https://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_DOWNLOAD/EN/Motherboard/H61H2-M2 -LL-V2-DO-0-RR-/Socket 1155-LL-Intel-RR-

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kaua Pereira esta ai o link lembrese que esse I5 é ivy bridge so ira funcionar depois de voce atualizar esta bios a de 7/30/2013. Aproveite e faça isso já se estiver ai bom tempo sem trovoada desligue a internet e os antiviros para não intreferirem quando estiver a fazer o flash. É mais seguro. Lembrese de abrir o Afundos no Windows como administrador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal, esta é a forma mais segura de atualizar sua bios de todas as placas incluindo a  ECS h61h2-m2 requer ter frame network 3.5 baixe na microsoft funciona em windows 10,8 e 7 não tem como você fazer borrada que o programa não deixa ele mesmo procura pela bios mais atual para seu pc online depois de verificar sua bios atual.... fique descansado.

 

p.s. so para placas da ECS ELITEGROUP

http://www.ecs.com.tw/extra/eblu/how.html

 

 

 

995465945_SemTtulo-1.jpg.299f8e3e6705196c48b6f9f5ba957225.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Paulo Arraial disse:

 

adicionado 5 minutos depois

Rian Ferreira a minha pci 1x continua funcionando de boa depois de atualizar vá sem medo. Provavelmente a sua bord deu pan no CI de rede trovoada costuma fazer isso através do cabo de conexão de rede.

 

Kaua Pereira baixe a ultima a de 7/31/2013 inicie no windows 10 o afundos 64b se seu sistema for de 64b ative todos os blocks e faça open, selecione o arquivo 3073146M_W_478Dh que esta dentro dessa pasta e em seguida faça flash, o computador ira reiniciar depois de 4 segundos reinicia outra vez sem dar boot dizendo cmos error aperte f2 ou del para entrar na bios e faça restore setings pronto esta pronto a ser utilizável, lembrese q se o seu sata estiver formatado o windows em AHCI você tera de habilitar outra vez essa opção nos satas porque por defeito vira em  IDE e não dara bot por isso. Boa sorte.

 

link https://www.ecs.com.tw/ECSWebSite/Product/Product_DOWNLOAD/EN/Motherboard/H61H2-M2 -LL-V2-DO-0-RR-/Socket 1155-LL-Intel-RR-

 

 

Como eu faço esse Blocks e Open ?Meu hd é AHCI como eu reabilito ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kauan baixa este programa da ECS vai ser muito mais fácil depois entras na bios e vais em advanced ou avançado entra em boot aparecem os satas na primeira opção vais ver drive : IDE passa ela para AHCI se teu computador estiver em ahci so se não não ira dar boot se o teu windows esta em ide entao dara logo bot apos o flash da bios. esquece o outro sistema ai que eu descrevi que é mais confuso para ti. http://www.ecs.com.tw/extra/eblu/how.html

adicionado 7 minutos depois

 Este programa da EuBlue e para todas as placas DA ECS elite group incluindo as nossas ai ela faz tudo sozinha sabe qual tua bios atual e vai procurar a melhor para instalar sem tu teres de fazer nada. Muitissimo mais seguro.

adicionado 14 minutos depois

1 baixa o programa neste ultimo link que te enviei no usa link

2.instala o programa ele é para todas as versões do windows.

3.arranca o programa como administrador e carrega no botão check update para ele saber procurar online a bios nova e melhor para instalar no teu sistema.

4. carrega no botão install ele vai flashar a nova bios no teu sistema. Não tens q fazer nadinha nem desligar antivirus.

5. ele vai dizer rebot sistem carrega no ok. já esta.

depois do rebot entra na bios e faz restore vais a advance como eu descrevo acima em boot passa de ide para ahci e ta tudo certo restarta o computador f4 save and restart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!