Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jefferson Barbosa

placa-mãe com problemas? ou processador?

Recommended Posts

Recentemente minha máquina(i3 4170 3.70GHz, GTX 750TI EVGA, 8GB 1600 MHz DDR3, PCWARE IPMH81G1, CORSAIR CX500 ATX) começou a apresentar vários problemas, alta temperatura do processador(teste feito no HWMonitor e conferido na própria BIOS. E a temperatura chega a 100 graus, sem fazer praticamente nada, na área de trabalho ou só com o navegador aberto com uma aba, e fica entre 90 a 80 boa parte do tempo, e às vezes de 70 a 60, mesmo depois de eu limpá-lo e trocado a pasta térmica), temperatura fictícia, pois quando toco no PC sinto ele aparentemente frio, seria sensor da placa-mãe? Aconteceu também travamentos(travar tudo, teclado, não aparece cursor do mouse, travar tudo, só pegar o botão de reiniciar do gabinete, especificamente ele, pois o de desligar não pega quando acontece esses travamentos) e quando acontece os travamentos, a tela apresenta uma cor só, preto, aquele preto como se o monitor tivesse apenas ligado, depois começou a apresentar telas com cor rosa, verde, azul, branca, etc. Chegou a dá uma tela azul também, a tela azul "da morte", e também chegou a reiniciar sozinho.
E as travadas é aleatórias, posso tá fazendo nada, não forçando a maquina ou forçando, que ele vai travar uma hora ou outra. Chegou também a travar na formatação, na BIOS, e na BIOS chegou a aparecer umas listas coloridas na tela, piscando, e o PC continuava funcionando, mesmo com a tela bugada cheio de listas.
Nesses dias que aconteceram isso, o tempo de uso até travar o PC era aleatório, 5min, na inicialização, 40min ou 1h. Chegou a travar com eu assistindo um vídeo(nesse caso, travar e ficar com a tela preta) e o som travar; e travar e o som continuar saindo normal; e também chegou a apresentar outro problema: durante um período de tempo dá vídeo apenas na placa-mãe e não dá vídeo na placa de vídeo...
Depois de formatado o PC e limpado, nos primeiros dias continuaram esses problemas, mas fez dois dias hoje que eu usava o PC normal e não acontecia nada, até reiniciar sozinho hoje com eu conversando em call com um amigo. A anomalia que continuava até hoje era a da temperatura do processador, e quando eu tocava no PC ele ainda estava aparentemente frio, digo isso pois quando eu jogava e chegava a 80 graus, eu tocava no gabinete(lado onde o processador fica) e sentia quente. Queria a ajuda de vocês, pois já não sei de onde vem isso, já pensei ser placa de vídeo, memória, e agora penso ser processador ou placa-mãe...

PS:
Jogava jogos antes com uso do processador entre 60~80%, temperatura entre 60 a 80 graus e GPU com uso entre 80~99% e temperatura entre 60 a 70. E agora testei os mesmos jogos e as porcentagem e as temperaturas mudaram muito e os jogos estão dando várias travadas agora, antes rodava liso.
As porcentagem e as temperaturas agora são:
Processador 90~100%, temperatura entre 99 a 100 graus.
E GPU 40~60%, com a temperatura entre 40 a 50 graus.

(Lembrando, essa temperatura deve está bugada, é impossível está com essa temperatura no CPU, e por exemplo, ela está 60 graus, quando abro o Facebook no navegador, sobe pra 90 a 100. Sem contar que a temperatura normal do meu processador antes, era entre 40 a 50 graus utilizando o PC normalmente, e jogando ficava entre 60 a 80(máximo que vi))

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
29 minutos atrás, Jefferson Barbosa disse:

temperatura fictícia, pois quando toco no PC sinto ele aparentemente frio, seria sensor da placa-mãe?

por esse relato, talvez.. você toca onde, especificamente? no processador propriamente dito?

29 minutos atrás, Jefferson Barbosa disse:

Aconteceu também travamentos(travar tudo, teclado, não aparece cursor do mouse, travar tudo, só pegar o botão de reiniciar do gabinete, especificamente ele, pois o de desligar não pega quando acontece esses travamentos) e quando acontece os travamentos, a tela apresenta uma cor só, preto, aquele preto como se o monitor tivesse apenas ligado, depois começou a apresentar telas com cor rosa, verde, azul, branca, etc. Chegou a dá uma tela azul também, a tela azul "da morte", e também chegou a reiniciar sozinho.
E as travadas é aleatórias, posso tá fazendo nada, não forçando a maquina ou forçando, que ele vai travar uma hora ou outra.

você ja fez um teste das memorias com o memtest? geralmente memoria com defeito causa esse pandemônio generalizado q deixa qualquer um de cabelo em pé

Compartilhar este post

Link para o post
37 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

por esse relato, talvez.. você toca onde, especificamente? no processador propriamente dito?

você ja fez um teste das memorias com o memtest? geralmente memoria com defeito causa esse pandemônio generalizado q deixa qualquer um de cabelo em pé

Eu toco na região do gabinete, por fora, onde o processador está localizado, onde sempre toquei para ver se a máquina estava quente.

E não fiz teste com o memtest, fiz com uma ferramenta do próprio Windows que não localizou erros.

Editado por Jefferson Barbosa
Gramática

Compartilhar este post

Link para o post

Não consegui verificar, mas depois de muitos dias usando normal e a temperatura só subir quando abria algo pesado, fui olhar o cooler do processador e descobri que tinha um pino mal encaixado. Agora a temperatura está normal e o PC parou com os problemas de travamentos e etc. Solução: Limpeza no PC, troca de pastas térmicas(GPU e CPU), formatação do Windows e otimização. No mais, estou esperando ele demonstrar os problemas novamente. Mas creio não acontecer mais. Espero que esse tópico ajude alguém. Paz.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais