Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

bom dia pessoal!!

estou precisando de uma ajudinha...

preciso fazer um temporizador de 1 segundo quando um botão é apertado..

usei o 555 monoestável mas ele nao me atende completamente, pois se o botão continuar pressionado após esse 1 segundo, a saida continua alta...

eu preciso de alguma forma de cortar a saida após esse segundo e só permitir acontecer de volta se o botão for solto e pressionado novamente.. alguem tem alguma luz pra mim?

valeu!!

Postado

A resposta é simples: fazer com que seu temporizador atue pela borda de transição e não pelo nível da entrada. Com um capacitor, 1 transistor e alguns resistores consegue isso fácil. Pense no seu botão de pulso conectado no positivo. Na saida dele, um capacitor e um resistor de alto valor. O resistor vai ao GND. O capacitor vai para a base de um NPN. O transistor recebendo o pulso pelo capacitor faz o trigger do seu 555. Mesmo que o botão continue pressionado, com a carga do capacitor o transistor tem a sua excitação interrompida e o 555 consegue fazer o delay programado.

Mais fácil que isso só se eu desenhar. Faça o desenho e poste.

Dicas:

- O 555 não necessita de um pulso muito largo para fazer o trigger, mas não pode ser curto demais. Consulte o manual.

- O resistor citado se destina a fazer a descarga do capacitor. Um resistor base-emissor talvez seja necessário para fechar a malha de descarga do capacitor.

• Curtir 1
Postado

galera!!

muito obrigado pela ajuda!!

como a sugestão do mestre88 tinha figura acabei tentando antes e deu boa!!

só que usei o capacitor que tinha na mão e o resistor igual ao outro do timer..eu deveria calcular alguma coisa? ou nesse caso qualquer um serve (afinal, funcionou)?

Postado
1 hora atrás, felipe_donat disse:

galera!!

muito obrigado pela ajuda!!

como a sugestão do mestre88 tinha figura acabei tentando antes e deu boa!!

só que usei o capacitor que tinha na mão e o resistor igual ao outro do timer..eu deveria calcular alguma coisa? ou nesse caso qualquer um serve (afinal, funcionou)?

Nesse caso não precisa calcular, já que não é algo preciso. 

Os valores de componentes que podem fazer isso funcionar são vários. 

Capacitores com valores entre 47nF e 1uF funcionam bem 

E resistores podem ser entre 4,7k e 100k.

Importante que para resistores de valor mais baixo o capacitor deve ser mais alto e vice-versa. 

Eu sempre uso resistor de 10k e capacitor de 100nF. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!