Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Xml


De Los Santos

Posts recomendados

  • Membro VIP

XML não pode interagir com banco de dados. Ele pode servir como um, mas não pode interagir com MySQL ou MS SQL por exemplo. Ele é tão simples como o HTML nesse sentido.

Mas XML foi criado para ser um formato para guardar facilmente qualquer informação. XML é um novo tipo de linguagem de markup. O HTML é baseado no SGML. O SGML foi simplificado e isso resultou no XML.

Mas daí como você disse, porque o XML está crescendo? Simplicidade. O XML é muito mais simples que o SGML e isso possibilia que vários dispositivos, como por exemplo celulares, processem um documento baseado em XML muito mais rapidamente do que um SGML.

Pela sua simplicidade, um programador pode facilmente habilitar suporte à XML nos seus programas, criando portabilidade. Um mesmo XML pode, assim, ser processado por vários programas diferentes facilmente.

Ao contrário do SGML, o XML não permite erros: se um documento XML seu possuir, por exemplo, uma tag que não esteja fechada, um programa que for processar esse XML vai gerar um erro e vai parar completamente o processamento do mesmo.

Já com o HTML não é assim. Com o HTML se você errar o navegador (ou qualquer outro programa) vai tentar "consertar" os problemas do seu HTML. Com o XML, ele não fará isso.

Um documento XML sem erros permite que qualquer programa extraia qualquer informação dele facilmente. Por esse motivo, documentos XML estão sendo usados como banco de dados para vários programas. Existem vários programas que não usam mais MySQL ou MS SQL, guardando toda e qualquer informação em arquivos .xml.

O XHTML é o HTML baseado no XML e é ele que você vai usar para criar páginas. Existem outros formatos de XML, como os feeds RSS.

Se você quiser ler mais (altamente recomendado):

http://jonasgalvez.com/br/blog/2004-05/syndication-rss-atom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

documentos xml são formados por tags como os html's

Documentos xml podem ser usados por diversos programas até mesmo os que não são voltdos para html.

Arquivos xml podem ser considerados como arquivos tipo exportação, pois podem ser usados e importados em outros programas.

Arquivos xml têm que serem perfeitos, pois um erro de sintaxe em documentos xml pode anular toda leitura do arquivo xml podendo até mesmo o invalidar.

Para edição de xml e outros arquivos do ramo, lhe recomendo o uso do XML SPY da altova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!