Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito de Controle Célula peltier


LuizHMMM

Posts recomendados

Olá pessoal me sugeriram um circuito de controle de potência de um bloco de células peltier para esquentar uma cx. térmica. a configuração utiliza um seguidor emissor , no qual a entrada é o controlador que manda 0 a 5v na entrada do Amp.op e esta tensão também é submetida a célula peltier(4,4V máxima) . entretanto , preciso aumentar o delta entre os lados , uma vez que o conjunto de células peltier( 2 células em paralelo) apenas fica "morno" elevando a cx. térmica para apenas 34ºC. O conjunto drena 5A do mosfet máximo (já testado) , ou seja 2,5A por célula

 

anexei também o datasheet desta célula e tracei aonde mais ou menos estou no meu gráfico , no ponto verde. Penso comigo que preciso aumentar a corrente sem mexer na tensão para aumentar o DT certo para aumentar a temp.? Estou em dúvida se aumentando o Qw também eu consigo maiores temperaturas... 

 

O que devo modificar no circuito? 

 

 

 

( não estou levando em conta o sistema derefrigeração e tudo é suprido por uma fonte ATX 

 

 

loll.PNG

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, LuizHMMM disse:

anexei também o datasheet desta célula e tracei aonde mais ou menos estou no meu gráfico , no ponto verde. Penso comigo que preciso aumentar a corrente sem mexer na tensão para aumentar o DT certo para aumentar a temp.? Estou em dúvida se aumentando o Qw também eu consigo maiores temperaturas... 

 

O que devo modificar no circuito? 

 

Veja, a célula peltier é a carga de seu circuito, e ela pode ser entendida como uma resistência.

 

Quanto maior a potência sobre ela, maior o Delta de temperatura ( desde que o dissipador seja dimensionado adequadamente ! )

 

Como toda resistência, se você quer aumentar a corrente sobre ela, terá de aumentar a tensão sobre ela !

 

Mas pela realimentação de seu circuito, você não vai conseguir aplicar mais tensão do que a que existe na entrada INQ.

 

Que tal utilizar um divisor resistivo no loop de realimentação na entrada negativa ?

 

Por exemplo, um divisor resistivo de 1 para 2  vai permitir aplicar o dobro de tensão na célula, e assim aumentar a corrente e por consequência aumentar a potência.

 

Calcule um divisor resistivo que aplique apenas a metade da tensão na saída na entrada negativa.

 

Como boa prática, a impedância vista pela entrada negativa deve ser igual à impedância vista na entrada positiva, ou seja, 10 Kohm. Claro que isso é a teoria, na prática quase todos ignoram isso ...... mas eu faria direito !

 

Se tiver mais alguma dúvida nesse cálculo, sugiro uma leitura atenta neste artigo :

 

https://www.embarcados.com.br/buffers-e-seguidores-de-tensão/

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

 

Veja, a célula peltier é a carga de seu circuito, e ela pode ser entendida como uma resistência.

 

Quanto maior a potência sobre ela, maior o Delta de temperatura ( desde que o dissipador seja dimensionado adequadamente ! )

 

Como toda resistência, se você quer aumentar a corrente sobre ela, terá de aumentar a tensão sobre ela !

 

Mas pela realimentação de seu circuito, você não vai conseguir aplicar mais tensão do que a que existe na entrada INQ.

 

Que tal utilizar um divisor resistivo no loop de realimentação na entrada negativa ?

 

Por exemplo, um divisor resistivo de 1 para 2  vai permitir aplicar o dobro de tensão na célula, e assim aumentar a corrente e por consequência aumentar a potência.

 

Calcule um divisor resistivo que aplique apenas a metade da tensão na saída na entrada negativa.

 

Como boa prática, a impedância vista pela entrada negativa deve ser igual à impedância vista na entrada positiva, ou seja, 10 Kohm. Claro que isso é a teoria, na prática quase todos ignoram isso ...... mas eu faria direito !

 

Se tiver mais alguma dúvida nesse cálculo, sugiro uma leitura atenta neste artigo :

 

https://www.embarcados.com.br/buffers-e-seguidores-de-tensão/

 

Paulo

&key=932d69d8514fc575

@aphawk Deixe-me ver se entendi... eu espero :D

 

no caso eu tentei já aumentar a tensão INQ usando uma fonte de bancada. Percebi que o circuito se limita a uma corrente máxima de 5AMP mesmo aplicando 8--10V

 

Agora veja se concorda comigo... 

 

Meu VDS é 12v-4,4v = 7,6V

VGS é 11( saída do ampop) -4,4V = 6,6V 

 

olhando no datasheet da pra fornecer tudo o que a célula necessita

 

não sei se fiz certo mas joguei o que você sugeriu, mas deste modo eu estaria diminuindo a queda na célula certo? 

não entendi ao certo...

"Por exemplo, um divisor resistivo de 1 para 2  vai permitir aplicar o dobro de tensão na célula, e assim aumentar a corrente e por consequência aumentar a potência."

 

agradeço a resposta desde já 

 

 

 

show.PNG

62222.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!