Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Porcentagem excel "como se faz"?


Ir à solução Resolvido por Basole,

Posts recomendados

BONJOUR TERRAQUEOS !

— Eu tenho um valor de R$ 165,00 e queria fazer o desconto dos valores relacionados como mostra a imagem "PRINT". Ou seja: R$ 165,00 – 2,39% (TAXA PARCELA) – 4,99% (TAXA FIXA) – R$ 0,60 (TAXA SAQUE). Sempre diminuindo entende? E que ao mexer no número de parcelas, o valor A RECEBER mude de acordo com a porcentagem da TAXA DE PARCELA que é fixa de 2,39%. Sendo assim me retornando um valor final a RECEBER já incluídos os descontos. Algum TERRÁQUEO a ajudar-me? Att Malu

 

 

Excel.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MDR c'est trop drôle @Basole

Então, eu tentei essa fórmula que tu me passou, mas não deu certo em relação ao número de parcelas. Pois, eu mudo de 1 para 2 ou 3 e não muda no valor final. E outra coisa, eu fiz o cálculo na calculadora e o valor final não bate. Eu queria mais ou menos como mostra a imagem e como mencionei no tópico. Será que dá ? Ah, obrigada por responder-me !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Malu Camena merci, ma mère pense :D 

Então eu me basei em uma imagem, não dá pra ver as formulas ou lista suspensas que contem na sua planilha.

Poste aqui seu arquivo ou um modelo bem próximo com alguns dados fictícios, para que possamos entender melhor o funcionamento das parcelas.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, não sei como se faz para enviar o arquivo. Mas assim, a planilha não contém fórmula ainda, porque não sei qual fórmula usar. Por EX: na calculadora eu digito 165,00 e após eu diminuo (desconto) de 4,99% e depois diminuo (desconto) de 2,39% e por último diminuo (desconto) de 0,60 e a calculadora me dá um resultado de 152,41. Então, queria fazer esse cálculo na PLANILHA. Entende?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Malu Camena disse:

Então, não sei como se faz para enviar o arquivo. 

 

@Malu Camena precisa selecionar "escolha os arquivos" ou arrastar ate aqui.

image.png.ffdbb3aa90008da97bce656193f0b749.png

 

 

1 hora atrás, Malu Camena disse:

Mas assim, a planilha não contém fórmula ainda, porque não sei qual fórmula usar. Por EX: na calculadora eu digito 165,00 e após eu diminuo (desconto) de 4,99% e depois diminuo (desconto) de 2,39% e por último diminuo (desconto) de 0,60 e a calculadora me dá um resultado de 152,41. Então, queria fazer esse cálculo na PLANILHA. Entende?

 

Mesmo sem formulas, é importante para analisarmos outros aspectos, como formatação, por exemplo..

 

Na calculadora, no excel, no soroban, nos dedos ou de cabeça, o resultado será o mesmo. O que muda é a forma de calcular. 

Imagino que tenha digitado na calculadora 165 - 4,99% - 2,39% - 0,60 e o resultado foi 152,41978065. 

Mas se considerarmos que a taxa da parcela é 2,39% que é igual a 3,9435. A taxa Fixa 4,99% que é igual a 8,2335

Os cálculos de porcentagem acima são calculados em cima do valor de 165 e da forma que você fez o calculo de porcentagem -2,39% foi feito em cima do valor já subtraído de 4,99%. Parece que é a mesma coisa, mas dá diferenças.

  

Então fazendo a subtração dos valores obtidos acima: 165- 3,9436 - 8,2335 - 0,60 = 152,223  < = Temos esse o resultado. E é o exatamente o resultado obtido pela formula que postei: 

 =165-(165*C3)-(165*D3)-E3

 

image.png.75a5ff9e2d8e25c3709f538b7ea249e2.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Basole

PARA ENTENDER MELHOR :
4,99% + R$ 0,60 fixo por cada transação. E uma tarifa adicional de 2,39% será acrescentada a cada parcela caso o comprador opte por pagar à prazo. Ou seja: 165,00 menos 4,99% menos 0,60 (PADRÃO). E a tarifa de 2,39% se aplicaria a cada parcela caso opte por pagar a prazo. Caso fosse à vista, a taxa de 2,39% não entraria.

 

165,00 à vista (NORMAL)
Parcelado em 2x (menos 2,39%) uma vez só
Parcelado em 3x (menos 2,39% + 2,39%) duas vezes

 

No total menos 4,78% caso o comprador opte por parcelar em 3x. E 2,39% apenas caso opte por parcelar em 2x.

 

Eu precisa que quando eu digitasse 1 na célula PARCELA mostrasse o valor normal sem a taxa. E quando eu digitasse 2 mostrasse o valor com o acréscimo de apenas 2,39%. E quando eu digitasse 3 mostrasse o valor com o acréscimo de 2,39% duas vezes, ou seja, o 3 seria uma soma 2,39% + 2,39% que daria 4,78% no valor FINAL.

 

Perdão por eu não saber explicar direito, pois digitando fica difícil a explicação. Espero que não fique chateado, pois sou meio que horrível no Excel.

 

Enviei o arquivo em anexo !

TESTE.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Malu Camena Bom dia Malu.

1º Acho que sou a única pessoa do tópico que não falo francês hehe.

OK, já tentou isso?

Na célula B3(Aonde você digita o valor das parcelas) você põe uma função SE ai?

Tipo:

"

=SE(B3=1(D6); SE(B3=2(D6/97,61); SE(B3=3(D6/95,22)))))

"

PS: Não me lembro em questões de ordem pois há anos não uso uma função dessa porém é fácil de achar no google, tipo isso:

"

=SE(I$1=”JANEIRO”;1;SE(I$1=”FEVEREIRO”;2;SE(I$1=”MARÇO”;3;SE(I$1=”ABRIL”;4;SE(I$1=”MAIO”;5;SE(I$1=”JUNHO”;6;

"

Uma célula com vários SE's, só deixar na mesma formatação, espero que tenha entendido.

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Malu Camena , Bom Dia.

 

Fiz diferente com parcela iguais confere

 

Se foi útil clica no curtir é uma forma de agradecimento pela ajuda

Se você Visitante Também gostou e foi útil pode clicar no Curtir

 


Não Sei falar Frances mas sei colocar a formula em Frances, Confere.

 

=SI(CNUM(GAUCHE(G5;1))<=$B$3;($D$6-($D$6*$D$3)-$E$3)+(($D$6-($D$6*$D$3)-$E$3)*CHOISIR(CNUM(GAUCHE(G5;1));0;$C$3;$C$3;$C$3;$C$3;$C$3));" ")

 

Claro só funciona em Excel Frances

 

KKKKKK

Decio
 

 

TESTE Decio.xlsx

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coucou,

Merci beaucoup tout le monde !

 

Poxa, fico contente pela ajuda de todos vocês, era isso mesmo que estava querendo. Confesso que nunca iria saber desses trecos "códigos loucos".

 

Ah o francês no "Google translate" não traduz de forma correta, existem palavras "gírias" que não traduz e/ou faz uma confusão. Eu só me comunico em gírias e abreviações com os meus amigos, às vezes quero passar algo e o translate diz outra.

 

Mas me diverti bastante com vocês @GabrielLP14 @Basole e @deciog !

 

@Basole sem querer abusar, mas tem como retirar aquele "menu suspenso" na célula parcela ? Que deixasse só a para mudar os números sem escolher no menu suspenso. Só se der, não quero abusar, tá ?

 

Depois irei estudar um pouco estas fórmulas para um dia ficar craque, pois sou péssima !

 

Merci, Malu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14

Ah sim, conseguir resolver graças a vocês. Área informática sou meio que leiga "burrinha" para algumas coisas, o Excel é uma delas, sou boa apenas para formatar texto, deixar bonito e tal. É, esse treco de C# é meio chato, uma vez fui inventar de criar "estudar" aplicativo android, pois DESISTIR, porque são muitas linguagens envolvidas, tive foi medo háhá !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!