Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Fazer PWM em motor.


Posts recomendados

Boa noite, estou fazendo um projeto onde vou usar um motor DC, porém preciso fazer ele funcionar da seguinte forma...

   Vou utilizar 2 botões, um vai fazer o motor girar para o sentido horário, e o outro vai fazer ele girar no sentido anti-horário, essa parte já foi resolvida, agora vem a parte que estou agarrado, a parte da programação pra fazer o PWM. Gostaria que o motor girasse somente quando um dos botões fossem acionados, e que sua RMP fosse aumentando enquanto o botão estive acionado, se soltar o botão o motor desliga normalmente, estou usando o Proteus pra simular e o CCS(pcw) pra fazer a programação. Eu estou tendo dificuldade pra fazer essa programação porque eu não tive muito contado com programação C, fazia coisas bem básicas mesmo. Então eu venho pedir uma força, desde já eu agradeço! 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Vitor David      então você já sabe como fazer o motor girar para a direita e para a esquerda ?    a parte da programação em c seria assim :

#include <stdio.h>
#include <conio.h>
#include <windows.h>
void gotoxy(int x, int y){
    COORD c;
    c.X = x;
    c.Y = y;
    SetConsoleCursorPosition(GetStdHandle(STD_OUTPUT_HANDLE),c);
}
int main(){
    DWORD L;
    printf("Tecle ESC Para Sair . . . !");
    do{
        L=0;
        if(GetAsyncKeyState(VK_LEFT))
        do{
            gotoxy(0,10);
            printf("Motor Girando Para Esquerda Com Velocidade %d",L);
            Sleep(100);/* controla o aumento da velocidade */
            L++;
            /* aqui dentro desse loop você coloca o que fazer para o motor ligar e 
               girar para a esquerda realmente */
        }while(GetAsyncKeyState(VK_LEFT));
        L=0;
        gotoxy(0,10);
        printf("                                                          \n");
        if(GetAsyncKeyState(VK_RIGHT))/* se tecla seta p/direita estiver pressionada */
        do{
            gotoxy(0,10);
            printf("Motor Girando Para Direita Com Velocidade %d",L);
            Sleep(100);/* controla o aumento da velocidade */
            L++;
            /* aqui dentro desse loop você coloca o que fazer para o motor ligar e 
               girar para a direita realmente */
        }while(GetAsyncKeyState(VK_RIGHT));/* enquanto seta p/direita estiver pressionada */
        gotoxy(0,10);
        printf("                                                          \n");
    }while(!GetAsyncKeyState(27));/* enquanto não pressionar a tecla ESC */
    printf("voce Teclou ESC, Saindo . . . !");
    Sleep(2000);
    return 0;
}

com esse código quando você pressionar o botão seta para a direita no teclado, ele vai mostrar a mensagem  que o motor está girando para a direita e a velocidade vai aumentando, e o mesmo se pressionar a tecla seta para esquerda,  mas  não sei o que fazer para realmente ligar o motor, e como você disse que sabe então veja se esse código resolve e posta o resultado, para sabermos como ficou  .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Muito obrigado!! Para o motor girar para a esquerda e para a direita eu montei uma plaquinha com relé e outros componentes.

Fazer essa placa foi mais fácil, pois não tem que programar nada, onde e meu fraco por enquanto. 

   Para fazer a parte do PWM eu vou usar essa sua programação no PIC16f628A. Vou tentar fazer tudo certinho aqui como você deixou, quando terminar eu coloco aqui para mostrar o resultado final. Novamente eu agradeço e peço desculpas pela demora para responder. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Vitor David       você não havia dito que o programa seria para usar no pic 16f628a  ,   então fiz esse código para usar no pc normal,  imaginei que você fosse usar na entrada usb do pc ou na porta paralela,  se fosse isso você precisaria usar os comandos para acessar tais entradas / saídas , então esse código funciona no pc, mas para você usar no pic 16f628a você vai precisar adaptar para os comandos que o pic usa que são diferentes do pc, apesar que é a linguagem c, mas com outros comandos, então você vai precisar de um programa específico para programar o pic ,  e esse programa pode ser o MpLab , mas não tenho esse conhecimento para te ajudar,  então você pode baixar e instalar os programas que serão necessários  nesse link :

https://www.filipeflop.com/blog/projeto-programando-pic16f628a-piscar-led/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...