Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
JuniorBH

Dicas para montagem de WaterCooler para CPU e GPU

Recommended Posts

Bom dia pessoal, tudo bem?

 

Estou montando um Xeon E5-2683 V3 com uma EVGA 980Ti SC em um gabinete Thermaltake Core P5 e pretendo usar WC para refrigerar a CPU e GPU e estou com algumas dúvidas.

 

Vendo fotos pela Internet, vejo que o mais comum é usar 1 radiador somente ( ainda estou pensando se uso 1 de 360mm ou 480mm ) para resfriar ambas as peças, mas com isso a água quente de 1 deles ( normalmente refrigeram primeiro a GPU ) passa pelo segundo para só depois ser resfriada, não chega a ter uma perda de eficiência considerável desta forma não?

 

Estive pensando em ao invés de usar só 1 radiador grande para resfriar todo o sistema, colocar 2 radiadores menores, deixando 1 antes da GPU e outro antes da CPU, neste caso usaria 2 radiadores de 240mm.

 

1 bomba somente aguenta tocar um sistema assim, correto? Qual seria a vazão ideal para isso?

 

Não sei se consegui me fazer entender, talvez nas fotos anexadas fique mais fácil, a foto com o liquido refrigerante rosa, é usado 2 radiadores, 1 deles resfria a GPU e o outro a CPU, já na imagem com o liquido branco, é usado o sistema normal, com apenas 1 radiador.

 

A outra dúvida seria sobre a ligação da bomba no sistema, é melhor ligar a saída dela para o radiador, puxando a água quente do sistema e mandando para o radiador antes de voltar ao sistema, assim a água mais fria seria injetada diretamente no sistema, ou ligar a saída dela para o gpu/cpu recebendo a água resfriada do radiador, o mais comum é ligar a saída dela para o sistema, mas será que ela não gera um pouco de aquecimento na água não?

 

Agradeço desde já qq ajuda.

 

Grande abraço.

 

Loop Watercooler radiador duplo 1.jpg

Loop Watercooler radiador simples 1.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@JuniorBH pelos reviews e vídeos  / posts de especialistas, o fluxo e o volume do fluido é tão rápido que não faz diferença um radiador para os dois componentes. A tubulação também é larga, não é igual aos loops selados. Eu compraria um radiador de 360 de 40/60mm e fazia um loop para o sistema inteiro. Basta comprar uma bomba apenas que tenha capacidade para trabalhar no loop.

 

Sobre a melhor forma de fazer as conexões, tem vários tópicos nos fóruns internacionais. Dá uma pesquisada. Aqui no Brasil esses loops são raros e muita pouca gente realmente tem experiência.

 

 

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×