Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
tiagostrey

RESOLVIDO Máquina não segue ordem de boot

Recommended Posts

Pessoal, tô com um problema aqui e não tenho nem ideia de como resolver. Já tentei tudo que está ao alcance do meu conhecimento. Se alguém souber e puder me ajudar, ficarei muito grato.

Segue relato: 

Comprei um notebook Acer Aspire VX5-591G-78BF, que vem de fábrica com um HDD, mas tem slot pra SSD M2. Comprei um SSD M2 Samsung 960EVO. Instalei o SSD, baixei o programa de clonagem da Samsung (Samsung Magician), e fiz a clonagem. Desliguei o notebook, alterei a ordem de boot no setup, reiniciei e deu tudo certo. Sistema rodando a partir do SSD. Por garantia, antes de formatar o HDD, pensei em desligar ele pra ter certeza que o sistema estava rodando 100% somente com o SSD. Fiz o teste e rodou tranquilamente, como esperado. Agora começa o problema. Religuei o HDD e, ao ligar o notebook para iniciar a formatação do mesmo, percebi que a inicialização estava mais lenta. Após ligado, fui conferir, e automaticamente, meu HDD foi colocado como disco principal, e o sistema estava rodando por ele. Entrei novamente no setup da máquina e lá estava o SSD como primeira opção de boot, seguido pelo "Windows Manager" e, em terceiro, o HDD.

Então é isso. O sistema está devidamente instalado no SSD. O SSD está como primeira opção de boot no setup da máquina. Entretanto, o sistema sempre roda a partir do HDD, quando este está ligado. Alguém sabe porque isto está acontecendo, e como eu faço para corrigir?

PS1: Após detectar o problema, repeti o processo de desligar o HDD e iniciar o sistema apenas com o SSD, e o sistema inicia normalmente. Porém quando eu ligo o HDD novamente, ele não respeita a ordem do boot.

PS2: A configuração da bios para Boot está em UEFI.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poste um print da tela de Gerenciamento de Discos.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Ricardov disse:

Poste um print da tela de Gerenciamento de Discos.

Desculpa a demora.
Segue print do Gerenciamento de Discos...

Gerenciamento de discos.PNG

Compartilhar este post

Link para o post

Como pode ver a partição de boot, também chamada de inicialização, está no drive C: .

Tem que corrigir a inicialização. Pode usar o Gparted para isso (pesquise).

Compartilhar este post

Link para o post

Você informa que pretende formatar o HDD, este note deve ter uma tecla de ordem de boot ao iniciar, veja no manual.

Após iniciar pelo SSD formate o HDD.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Ricardov disse:

Como pode ver a partição de boot, também chamada de inicialização, está no drive C: .

Tem que corrigir a inicialização. Pode usar o Gparted para isso (pesquise).

Obrigado pela dica Ricardo. Pesquisei o Gparted mas não encontrei muita informação para usá-la com Windows. Realmente há muita informação para uso com Linux, o que não é o meu caso. Mas de qualquer forma, consegui resolver o problema aqui.
Valeu. ;) 

adicionado 1 minuto depois
8 minutos atrás, f_neto disse:

Você informa que pretende formatar o HDD, este note deve ter uma tecla de ordem de boot ao iniciar, veja no manual.

Após iniciar pelo SSD formate o HDD.

Isso mesmo. Nunca ouvi falar em tecla de ordem de boot. Mas acabei conseguindo resolver de outra forma aqui. ;) Valeu

adicionado 6 minutos depois

Consegui resolver de maneira bastante inusitada aqui. Hehe
Seguinte. Entrei no setup e alterei de UEFI pra Legacy. Abriu um alerta e só ignorei.
Desliguei e reiniciei e nada abriu. Ficou uma tela mostrando a tentativa de boot e falhando em todas. Desliguei o note entrei novamente no setup. Voltei a configuração para UEFI, salvei e reiniciei. Quando ligou, o sistema subiu no SSD. Simples assim. Daí já formatei o HDD e tá tudo rodando normal. Sistema voando no SSD.

Muito obrigado pelos comentários e tentativas de ajudar.
Abraço ;) 

Compartilhar este post

Link para o post

Exemplos, na minha placa ASUS é a tecla F8, na imagem abaixo é F12. Se o seu boot não é muito rápido dá para ler ao iniciar o computador.

boot2.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
12 horas atrás, f_neto disse:

Exemplos, na minha placa ASUS é a tecla F8, na imagem abaixo é F12. Se o seu boot não é muito rápido dá para ler ao iniciar o computador.

boot2.PNG

f_neto, obrigado pela informação, mas tu se deu o trabalho de ler as mensagens postadas?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais