Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Máquina não segue ordem de boot


Ir à solução Resolvido por tiagostrey,

Posts recomendados

Pessoal, tô com um problema aqui e não tenho nem ideia de como resolver. Já tentei tudo que está ao alcance do meu conhecimento. Se alguém souber e puder me ajudar, ficarei muito grato.

Segue relato: 

Comprei um notebook Acer Aspire VX5-591G-78BF, que vem de fábrica com um HDD, mas tem slot pra SSD M2. Comprei um SSD M2 Samsung 960EVO. Instalei o SSD, baixei o programa de clonagem da Samsung (Samsung Magician), e fiz a clonagem. Desliguei o notebook, alterei a ordem de boot no setup, reiniciei e deu tudo certo. Sistema rodando a partir do SSD. Por garantia, antes de formatar o HDD, pensei em desligar ele pra ter certeza que o sistema estava rodando 100% somente com o SSD. Fiz o teste e rodou tranquilamente, como esperado. Agora começa o problema. Religuei o HDD e, ao ligar o notebook para iniciar a formatação do mesmo, percebi que a inicialização estava mais lenta. Após ligado, fui conferir, e automaticamente, meu HDD foi colocado como disco principal, e o sistema estava rodando por ele. Entrei novamente no setup da máquina e lá estava o SSD como primeira opção de boot, seguido pelo "Windows Manager" e, em terceiro, o HDD.

Então é isso. O sistema está devidamente instalado no SSD. O SSD está como primeira opção de boot no setup da máquina. Entretanto, o sistema sempre roda a partir do HDD, quando este está ligado. Alguém sabe porque isto está acontecendo, e como eu faço para corrigir?

 

PS1: Após detectar o problema, repeti o processo de desligar o HDD e iniciar o sistema apenas com o SSD, e o sistema inicia normalmente. Porém quando eu ligo o HDD novamente, ele não respeita a ordem do boot.

PS2: A configuração da bios para Boot está em UEFI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Ricardov disse:

Como pode ver a partição de boot, também chamada de inicialização, está no drive C: .

 

Tem que corrigir a inicialização. Pode usar o Gparted para isso (pesquise).

 

 

Obrigado pela dica Ricardo. Pesquisei o Gparted mas não encontrei muita informação para usá-la com Windows. Realmente há muita informação para uso com Linux, o que não é o meu caso. Mas de qualquer forma, consegui resolver o problema aqui.
Valeu. ;) 

adicionado 1 minuto depois
8 minutos atrás, f_neto disse:

Você informa que pretende formatar o HDD, este note deve ter uma tecla de ordem de boot ao iniciar, veja no manual.

Após iniciar pelo SSD formate o HDD.

Isso mesmo. Nunca ouvi falar em tecla de ordem de boot. Mas acabei conseguindo resolver de outra forma aqui. ;) Valeu

adicionado 6 minutos depois

Consegui resolver de maneira bastante inusitada aqui. Hehe
Seguinte. Entrei no setup e alterei de UEFI pra Legacy. Abriu um alerta e só ignorei.
Desliguei e reiniciei e nada abriu. Ficou uma tela mostrando a tentativa de boot e falhando em todas. Desliguei o note entrei novamente no setup. Voltei a configuração para UEFI, salvei e reiniciei. Quando ligou, o sistema subiu no SSD. Simples assim. Daí já formatei o HDD e tá tudo rodando normal. Sistema voando no SSD.

Muito obrigado pelos comentários e tentativas de ajudar.
Abraço ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...