Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou tendo um problema no mínimo curioso. Meu computador, de minutos em minutos(as vezes segundos), da uma semi-piscada na tela, de modo que o conteúdo muito rapidamente escurece e volta ao brilho normal, não tornando a imagem preta, mas sendo bem perceptível.

A priori, pensei que fosse a placa de vídeo(uma HD7750), contudo, notei que também com minha rx 550 o problema persistia. Desse modo, fui para o próximo teste: o cabo HDMI. Troquei e nada. Mudei a entrada HDMI da TV, sem sucesso.

Troquei as memórias RAM, tentei apenas com um slot de cada vez, nada funcionava. Atualizei a bios, formatei, mudei a taxa de atualização e o problema continua idêntico.

Minha fonte é uma cooler master de 600w, ela já sustentou uma HD 7850, muito mais beberrona que as duas que possuo atualmente.

A TV também não está com problemas, testei ela tanto com sinal de TV quanto assistindo vídeos pelo pendrive.

As únicas peças que não pude trocar para testes foram a fonte e a placa-mãe.

Fiz testes de stress e o comportamento é indistinguível do normal, usando apenas o navegador.

Alguém já viu problema assim na placa-mãe?

Minha configuração é:

placa-mãe asus 760g, FX 8320e sem overclock, cooler pcyes k z4, 2x4gb, rx 550 nova.

Postado

@Fernando Turatti como, tanto a HD 7750 como a RX 550 não têm conector auxiliar de energia e são alimentadas pelo PCI-e da placa-mãe, está pode estar com problema na alimentação.

Como a HD 7850 possui o conector auxiliar, não apresentava o problema. Mas isso é uma possibilidade. 

Oideal seria testar em outra placa-mãe ou testar com uma placa de vídeo com o conector auxiliar.

Postado
19 minutos atrás, rodrigops disse:

@Fernando Turatti como, tanto a HD 7750 como a RX 550 não têm conector auxiliar de energia e são alimentadas pelo PCI-e da placa-mãe, está pode estar com problema na alimentação.

Como a HD 7850 possui o conector auxiliar, não apresentava o problema. Mas isso é uma possibilidade. 

Oideal seria testar em outra placa-mãe ou testar com uma placa de vídeo com o conector auxiliar.

então cara, devo ter usado a HD 7750 por um dia inteiro sem notar qualquer problema, até começar a notar. 

O mais complicado é que, mesmo ao extrair 100% da placa, o problema nem se agrava e nem diminui, isso me faz pensar se faria sentido ser algo em relação a energia mesmo.

Meu medo é comprar outra mobo a toa.

Postado
22 minutos atrás, Fernando Turatti disse:

Meu medo é comprar outra mobo a toa.

Só indico a compra se realmente houver certeza que o problema é nela. Teria que testar para saber...

Postado
36 minutos atrás, rodrigops disse:

Só indico a compra se realmente houver certeza que o problema é nela. Teria que testar para saber...

tecnicamente, só tem dois componentes não testados(placa-mãe que é velha e fonte de um ano de uso). 

Acho que vou acabar arriscando comprar uma nova placa, aí se não resolver, devolvo antes dos 7 dias, como o código do consumidor permite.

O ***** é que eu estava bem afim de pegar um kit novo, mas com o preço atual das DDR4 está impossível

Postado

atualização: o problema foi se intensificando, até que, cada vez com uma frequência maior, o sistema inteiro travava(de leves congelamentos a totais, só resolvidos com reset). Depois de muito apanhar, resolvi testar reduzir o número de núcleos do meu processador de 8 para 6. Continuava travando, contudo, não mais de modo a precisar resetar. O próximo e óbvio passo foi reduzir para 4, algo que funcionou e já tem mais de 4h usando direto sem qualquer travamento ou piscada.

Presumo que o problema fosse no VRM, visto que o dessa placa é uma lástima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!