Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Comunicação XBee Serial Uart


Posts recomendados

Boa Tarde!

 

Estou desenvolvendo meu TCC com o tema de Rede de Sensores sem fio, porém, cheguei em uma parte que não estou conseguindo resolver, o problema serial como fazer uma comunicação entre um Módulo RFID UART 6300 e um módulo XBee configurado em modo API ( o módulo possui Serial RX TX também) resumindo preciso fazer a seguinte conexão e não achei nada na internet, nem em livros e o datasheet está meio complicado.

 

Módulo RFID -> UART -> Módulo XBee remoto -> UART (rádio) -> Módulo XBee coordenador. Alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kaue Vetorazi ,

 

Vixi meu amigo... isso era tão complicado que foi totalmente ultrapassado desde os idos de 2012 .... a maneira de conversar via RF deles é bem chata como você já deve ter notado no Datasheet...

 

Dá para mudar a sua escolha, por exemplo usando os ESP8266 , ou os novos módulos baseados nos bem mais modernos CI’s da família Si 4xxx ?

 

Se a distância não for grande, os ESP8266 são perfeitos e fáceis de se programar, até mesmo na IDE do Arduíno.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usei o XBEE no meu TCC (2011) mas os ESP dominaram tudo mesmo, usando-os você conseguirá fazer uma rede de sensores conectado a um broker, tipo o adafruit IO, internet das coisas, e ter o acesso online inclusive via celular (com o APP MQTT Dash), se a distância for maior vale à pena dar uma olhada no NRF24L01.

 

As imagens abaixo eram para ser um rastreador/bloqueador automotivo, os dados na tela estavam sendo enviados pelo ESP, e o botão controlava um LED (print da página na internet)...

 

O esquema seria SIM808 (carro) <> SIM808 (na minha casa) >> ESP8266 (na minha casa)...

Na minha casa haveria vários ESP8266 para detectar fumaça, fogo, gás, monitorar temperatura, velocidade do vento (para saber se o dia está bom para pilotar drone :lol:) etc. e um dos ESP seria responsável por enviar todos os dados para o Adafruit IO... O aplicativo MQQT Dash no celular seria usado para ler os dados do Adafruit IO daí eu poderia monitorar tudo de qualquer lugar, desde que haja internet.

 

Os correios sumiram 2 compras que fiz :( e comecei a mexer com drones daí o projeto ficou parado :)

 

Zb6auP9.jpg

 

ESP mandando coordenadas GPS para o Adafruit IO:

UsBpCDL.png

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!