Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

a núvem vai suceder as unidades opticas?


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

fala pessoal beleza

enquanto estava pesquisando modelos de gabinete,

me dei conta de algo que me deixou incomodado: leitores/gravadores CD/DVD/BRD estão desaparecendo

 

eu queria comentar esse assunto aqui porque, sou muito fã dessas mídias físicas 

que há muitos anos permitem as pessoas armazenarem suas melhores recordações na prateleira de casa com + segurança.

é o único método que conheço que mantém os arquivos imunes a vírus e exclusões,

uma vez que o disco foi lacrado pelo software o único risco possível são danos a superfície devido manuseio ou armazenagem inadequados.

isso é uma mídia confiável.

 

é um hobbie que eu dou muito valor, o tempo vai passando muito rápido e eu 

gosto de guardar as recordações dos entes queridos e tal, muitos que já se foram.

momentos que não voltam mais.

 

enfim galera quero saber a opinião de vcs

será que haverão mídias confiáveis amanhã?

será que a nuvem vai engolir tudo e pregar o caixão das unidades opticas?

 

 

 

 

se você tiver uma opinião e quser contribuir agradeço muito forte abraço

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Exatamente. 

 

O problema da Nuvem é que além de ser difícil para um usuário leigo (sim, tem gente que tem dificuldade de upar arquivos no drive), é cara geralmente.

 

Outro problema relacionado a nuvem, é que a internet brasileira não é tão boa para upar e fazer download de dados desses sites.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Michel Henrique S disse:

será que haverão mídias confiáveis amanhã?

 

 

o padrão tende a evoluir sempre.. mas 100% confiaveis, nunca terao ou serao.. nem os proprios cds/dvds q tem contra si a questao do tempo, lugar de armazenamento, enfim.. perderam espaco porque a tecnologia evolui e continua evoluindo.. há 10 anos eu tinha quase q um hobby q era ir em uma loja q era especializada em cds e dvd's semanalmente.. pesquisava e comprava as melhores que haviam na loja e fazia meus backups, e guardava tudo em inumeras capas, caixas de dvd's duplos e etc.. o espaco para guardar isso era enorme dentro de um guardaroupa.. hj está tudo dentro de um pequeno servidor q nao ocupa 1% do espaco disso tudo.. e com muito mais segurança, acessivel de forma fácil e rápida.. e assim vai.. nao sou saudosista pois na minha visao o que uso hoje me possibilita ter tudo a qualquer hora de maneira dinamica e rápida.. e com certeza será muito mais nas tecnologias q estão por vir!

 

23 minutos atrás, Michel Henrique S disse:

será que a nuvem vai engolir tudo e pregar o caixão das unidades opticas?

 

o caixao já foi pregado a partir do momento que você popularizou e aumentou o tamanho das unidades portáteis como pendrives, hds externos, etc.. com precos até certo ponto competitivos você hoje pode comprar um hd externo de 1tb e acumular lá mais de 100 cd's dentro ou vários dvd's, blurays, etc.. tudo centralizado, acessivel, fácil e rápido..

 

contra a nuvem em si temos o problema da dependencia de internet, privacidade dos dados, etc, etc, etc

 

q ainda assim estão mais acessivel hj com conexoes 4g e outras melhores q estão por vir, mas na nuvem eu particularmente nao coloco nada de sensível.. so coisas q eu precise ter com certa frequencia ao meu alcance.. os meus dados brutos estão no meu servidor interno dentro da minha casa

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

po galera obrigado pelos retornos,

 

@rodrigo.dcvieira cara que pena, eu lamento muito que a vida útil das unidades opticas esteja em seu fim,

nenhuma vantagem em termos de espaço e acessibilidade pesa mais para mim do que a garantia da segurança da integridade dos meus documentos

 


@Atretador francamente me preocupa muito deixar meus arquivos importantes dentro de unidades flash ou discos rígidos.

não foi apenas 1x que eu perdi para sempre arquivos de valor imensurável confiando nelas. :tw_bawling:

perdi a confiança para sempre 

 


 

 

eu to de luto pelos discos e o mercado não apresentou nenhuma alternativa melhor

 

alguém conhece uma alternativa?

uma mídia que lacre para sempre o conteúdo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Atretador disse:

@Michel Henrique S Ja tive meio bilhão de CD sendo corroído, arranhado ou driver simplesmente comendo eles. :v

CDs\DVDs são bem mais frágeis.

 

idem! inclusive eu tinha q ficar fazendo copias pelo menos anualmente de coisas muito importantes porque com pouco tempo as midias apareciam com corrosoes inexplicaveis.. eu nao sei de onde vem essa durabilidade toda q se fala nao.. pra mim os cds/dvds sempre foram bem vulneráveis.. so os usava porque na epoca era o que se tinha com melhor custo x beneficio para armazenamento...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 horas atrás, Michel Henrique S disse:

cara que pena, eu lamento muito que a vida útil das unidades opticas esteja em seu fim,

nenhuma vantagem em termos de espaço e acessibilidade pesa mais para mim do que a garantia da segurança da integridade dos meus documentos

francamente me preocupa muito deixar meus arquivos importantes dentro de unidades flash ou discos rígidos.

não foi apenas 1x que eu perdi para sempre arquivos de valor imensurável confiando nelas. :tw_bawling:

perdi a confiança para sempre 

eu to de luto pelos discos e o mercado não apresentou nenhuma alternativa melhor

alguém conhece uma alternativa?

uma mídia que lacre para sempre o conteúdo

 

As mídias graváveis tradicionais não tem boa confiabilidade a longo prazo, especialmente quando o preço vai barateando com o passar dos anos.
Os disquetes fabricados nos anos 80 tem durabilidade muito maior que os disquetes fabricados nos anos 2000, porque nos anos 80 os disquetes eram mais caros e importantes, e por isso fabricados com materiais melhores que os disquetes dos anos 2000 quando disquetes já eram obsoletos. E o mesmo vale para DVDs e pendrives.
Se você gravar algo no típico DVD, pendrive ou HD/SSD moderno e deixá-lo numa gaveta por vários anos, existe boa chance de ter perdido seus dados até lá por causa de degradação da resina do DVD, descarregamento elétrico do pendrive/SSD ou desmagnetização no disquete ou HD (além de falhas mecânicas).
As melhores mídias para backup e armazenamento a longo prazo ainda são os tapes e microfilmes de boa qualidade, mas tais mídias são mais caras e não muito práticas para uso pessoal.
E de qualquer forma você precisa ter pelo menos 2 cópias dos seus dados importantes.
Se você não gosta de "backup nas nuvens", uma opção seria comprar um servidor NAS pequeno (ou usar um PC velho), colocar 2 HDs magnéticos de 2,5 polegadas e fazer RAID1 (espelhamento). Dessa forma se um HD der problema você ainda tem o segundo HD com todos os seus dados, e aí você troca o HD quebrado (ou ambos) sem perda de dados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Dick Trace disse:

Se você não gosta de "backup nas nuvens", uma opção seria comprar um servidor NAS pequeno (ou usar um PC velho), colocar 2 HDs magnéticos de 2,5 polegadas e fazer RAID1 (espelhamento). Dessa forma se um HD der problema você ainda tem o segundo HD com todos os seus dados, e aí você troca o HD quebrado (ou ambos) sem perda de dados.

 

é exatamente a solucao adotada por mim.. no caso comprei um NAS efetivamente, da dlink, taquei 2 hds de 2tb em raid-1 e estou tranquilo.. desde 2014 com os mesmos hd's funcionando 24x7x365.... 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!