Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Kaduds

RS485 com pic, problema com a biblioteca do ccs

Recommended Posts

Bom dia galera. Trabalho com projetos utilizando o pic. Preciso fazer um rede entre pics com RS485 com um escravo e vários mestres. Para início estou testando o protocolo apenas com dois pics, só analisando se um envia o pacote e se o outro recebe corretamente. No código teste que desenvolvi, se o mestre envia corretamente pisca o led e se o escravo recebe corretamente pisca outro led. No entanto só estou conseguindo transmitir. Estou utilizando a bilbioteca padrão do CCS para RS485. Alguém poderia me enviar códigos exemplo utilizando esta mesma biblioteca para eu me basear?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Kaduds O protocolo RS485 trabalha com sinal diferencial, uma linha de sinal positivo e outra com a mesma informação negativa em relação ao terra, não tenho nem ideia como um Pic poderá interpretar esse sinal negativo, Não seria mais fácil você trabalhar com o RS232?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o sinal é interpretado e decodificado por cis RS485 no projeto estou utilizando o MAX485 que transforma os sinais diferencias em digitais lógicos. O problema de trabalhar com RS232 é a distância entre os dispositivos e o número deles ligados a rede

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

OK! entendi!...

Estou movendo seu tópico para a área de programação de microcrontroladores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para usar a 485 é necessário estar bem familiarizado com a 232, conhecendo bem a 232 não há necessidade de usar biblioteca.

 

Use este arquivo para entender o funcionamento dela, você verá que não há segredo. Há alguns anos atrás, quando me interessei por RS485, usei ele para acabar com o mistério do funcionamento dela de uma vez por todas hehe :lol:

 

Usando o MAX485 a comunicação fica half duplex então somente um dispositivo pode estar habilitado para falar no barramento, não pode haver dois dispositivos habilitados para enviar dados. Se você quiser full duplex da para usar o MAX488

 

RdlTEhi.png

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok! muito obrigado! realmente vou tentar fazer eu mesmo um protocolo utilizando a RS232.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×