Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de Vídeo possivelmente queimada


Posts recomendados

Galera preciso de uma ajuda! Specs antes:

 

Mobo: Gigabyte Z370 HD3

Proc: Core i5 8600k

Cooler: Coolermaster Hyper 212x

Memoria: Corsair Vengeance LPX 3x4GB

Fonte: Coolermaster GX Bronze 750W

VGA: Zotac GTX 960 2GB Amp! Edition

HD: Samsung 1TB

SSD: Kingston A400 240GB

Windows 10 PRO

PC ligado direto na tomada sem filtro/estabilizador.

 

Vamos la: recentemente troquei meu antigo kit segunda geração por um oitava, a única coisa que mantive foi a placa de vídeo, comprada em 2015, e a fonte. Estava jogando The Witcher 3 quando de repente ouvi um barulho de energia (um Tzzzzzzz bem alto até), o pc reiniciou e senti um forte cheiro de queimado. Nesse mesmo momento tirei o computador da tomada e fui verificar o que aconteceu. O cheiro vinha da placa de vídeo, mas não tinha nenhum dano visível.

Uns 10 minutos depois houve uma queda de energia no meu bairro (pode ter relação?)

Quando a luz voltou decidi ligar o computador, mas não deu vídeo. A VGA liga, os coolers giram mas não aparece nada no monitor.

Já tentei as seguintes soluções:

Tirei a placa e utilizei o vídeo on-board; o PC ligou normal, tudo funcionando e desinstalei o driver da placa de vídeo.

Desabilitei o vídeo on-board na BIOS e pluguei a placa, nada.

Testei os 3 slots da placa-mãe, nada.

Troquei de HDMI para VGA, nada.

Troquei o cabo de alimentação da VGA, nada.

Só falta testar com outra placa.

 

É possível que alguma alteração na rede tenha causado isso?

Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido?

Valeu!

 

EDIT: Faltou algumas informações sobre temperatura, no momento do jogo a placa tava em uns 60° com 100% de uso. Vale lembrar também que logo que eu comprei ela eu abri um tópico aqui relatando um fato estranho, que sem o MSI Afternurner aberto a placa chegava perto dos 80 graus, com o controle de fans automático do MSI ela ficava entre 60 e 70. Desde então eu jogo com o Afterburner aberto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste com outro pc, mas parece mesmo que a placa se foi...

Quando acabou a energia você estava com o pc ligado e funcionando? Porque você diz que foi 10 minutos depois de ter tirado o pc da tomada, então não fica claro. Se ele já estava desligado, a queda de energia não tem a ver, a não ser que antes de ocorrer a rede elétrica já estivesse sofrendo grandes variações.

Agora, se a placa queimou mesmo e não foi a queda de energia é bom descobrir o que foi. Se foi um problema da própria placa, mala suerte né? Mas se outros componentes, especialmente a fonte, tiverem algum problema que ferrou a placa de vídeo você corre o risco de ter mais problemas... No caso da fonte, é checar com multímetro ou levar, sei lá, num eletricista que possa ver se ela está funcionando direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha A queda ocorreu com o computador fora da tomada. Mas foi uma queda de energia sem motivos aparentes, não estava chovendo nem nada. Eu acho que antes da queda ouve uma sobrecarga e essa sobrecarga afetou a placa de vídeo.

 

Hoje abri a GPU e encontrei isso que está na foto, perto do plug de energia.

A pergunta que eu faço é: isso tem haver com a fonte? Porque se foi uma sobrecarga como a fonte saiu intacta?

142FDDCA-91B5-4386-B8CA-DD3030E9BFCE.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Credo que horror!!! :tw_astonished:

 

@rosenrot eu não sei te dizer se tem a ver com a fonte. Fonte pode sim queimar componente se tiver uma sobrecarga, um curto circuito, sei lá o quê. Não sou especialista em energia elétrica, mas quanto à sua segunda pergunta: "se foi uma sobrecarga como a fonte saiu intacta?"

Posso dizer duas coisas:

1. você tem certeza de que a fonte ficou ou está intacta? Abriu pra ver como está por dentro? Tive uma fonte há muitos anos que funcionava num pc que dava umas congeladas e desligadas aleatórias. Fiz de um tudo, testei, reinstalei o windows, troquei memória, HD, nem lembro o que mais. Um dia, lendo uns comentários aqui no fórum mesmo, resolvi abrir a fonte. E não é que a bicha estava com capacitores estufados? Troquei e o coitado do pc que eu xingava a toda hora nunca mais deu problema. Mas veja, até abrir eu achava que a fonte esta boa, o pc ligava, a ventoinha rodava, nada cheirava a queimado... Se a fonte estiver com problema, pode ser que uma sobrecarga externa tenha estragado agora, ou que ela tenha estragado sua placa nesse momento por coincidência ou não (se o que já estava ruim foi pressionado pela sobrecarga externa).

2. Não sei se funciona com fonte, mas nos velhos tempos da internet discada era muito comum pessoal perder o modem em tempestade e até outros componentes. E às vezes rolava de a sobrecarga passar pelo filtro de linha e até pelo nobreak ou o estabilizador (na época ainda se usava estabilizador) sem causar nenhum problema neles. Eu lembro muito pouco dessas discussões, mas acho que a explicação era que o surto vinha pela linha telefônica e passava rápido demais pelas "defesas". A regra era desligar o pc do telefone e até da tomada durante uma tempestade (nossa, como isso parece dinossáurico rsss)

Espero ter lembrado direito. Repito, não sei se algo assim poderia ocorrer hoje em dia, mas seria bom checar com alguém que entende de elétrica.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha Não abri a fonte, mas posso afirmar com 99% de certeza que todo o cheiro de queimado veio da placa de vídeo.

Consegui uma GPU emprestada e instalei ela no PCI x16. Tudo certo! Ligou e tá funcionando de boas. Problema na placa-mãe descartado. A unica coisa é que essa GPU não utiliza a alimentação 12V da fonte, é alimentada só pela placa-mãe, então não tenho como saber se a fonte pode ter queimado a placa.

 

Será que a placa de vídeo queimou sozinha? Fim da vida útil e nada teve a ver com fonte/energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, rosenrot disse:

Será que a placa de vídeo queimou sozinha?

 

Até onde eu sei (não sou especialista), pode sim ter queimado sozinha, não por fim de vida útil, mas algum componente que estragasse por qualquer motivo e sobrecarregasse a placa. Em geral, um capacitor estufado, um surto de energia lá atrás que a placa aguentou, mas ficou com alguma peça danificada ou fragilizada... Vi coisas assim, mas na época das placas agp. Um amigo teve uma placa que queimou por falta de ventoinha, deu a maior dó: um fio tinha enroscado na ventoinha impedindo que rodasse e ele não reparou que estava aquecendo. Não sei até hoje se foi superaquecimento ou o esforço da ventoinha tentando rodar sem poder, mas o resultado final foi placa destruída.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...