Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

VRAM complementa a RAM em jogos?


Posts recomendados

Olá, eu sou novo aqui e sempre tive essa dúvida, só não á fiz antes porque não consegui me cadastrar no fórum alguns anos atrás (e até hoje, usei o face pra logar '-')

Minha dúvida é relacionada a quantidade de memória de vídeo (da placa de vídeo offboard) com a memória RAM do PC, as duas se complementam durante um jogo? 

 

Exemplo:

Computador:

CPU: Um quad-core qualquer que aguenta o jogo

RAM: 4GB DDR3 1333MHz

Placa que roda o jogo com 1GB de VRAM

 

Jogo: GTA 5 mínimo para rodar 4GB de RAM porém fica com umas travadas (causa: pouca memória RAM) e se eu instalar uma GTX 1050ti com 4GB de VRAM, o jogo rodará melhor? tipo, vai ser o mesmo de eu instalar 8GB de RAM no PC para não ficar travando? pois né 4 de RAM + 4 de VRAM = 8GB certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá.

 

Na verdade, "complementaria" se sua placa de vídeo fosse off-board.
Do modo que você cita, não rola. Porque a memória da placa de vídeo é especifica pra ela. Quanto mais RAM, mais poder de processamento sua vga vai ter.

 

De nada adianta você ter uma placa de video com 8gb ram, e 1 pc com 1gb... é ter uma ferrari para andar em estrada de chão.

 

Da mesma forma, de nada adianta você ter o melhor cpu do mercado, com um pc com 128gb de RAM, se sua placa de video for on-board. A ausência de processamento gráfico especifico, vai fazer você não conseguir rodar qualquer jogo moderno.

 

Logo, cada coisa é uma coisa. E você, terá que ter o "conjunto" para ter o hardware adequado para rodar games.

A maioria dos jogos, não exige tando de cpu + ram... e sim mais da vga... Mas jogos de mundo aberto, que necessitam de muito processamento, exigem mais de CPU + ram... é o caso de GTA... logo.. o bom mesmo é ter um pc com o hardware adequado.  Se você tem uma boa placa de video, tenha 1 boa memoria e 1 boa cpu. (e 1 boa fonte.. ehehe)

Abraço

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca pensei nessa questão, uma dúvida interessante mesmo. Mas imagino que a VRAM seja específica ao trato das texturas em si do jogo mesmo, e a memória RAM está ligada ao sistema operacional, à rodar o jogo, etc... cada tipo de memória, seja RAM normal ou VRAM, cada uma tem a sua função específica no sistema.

 

E hoje em dia se você quer jogar sem se incomodar com travamentos, tenha NO MÍNIMO 8GB de memória RAM e 2GB de VRAM. Quanto mais que isso tiver, melhor. Memória, tanto RAM quanto VRAM, é igual a gasolina: é melhor que sobre do que falte. 


Abraços amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Filipe Matias

 

"pois né 4 de RAM + 4 de VRAM = 8GB certo?"

 

Esse compartilhamento de memória só acontece quando a gpu é integrada no processador ou onboard na placa-mãe, um exemplo atual é um APU Ryzen 5 2400G, ele vem com Radeon RX Vega e a ram principal é compartilhada com a ram da gpu, tipo você tem 8GB de memória ram instalados, você reserva 2GB para a placa de vídeo e o restante que é 6GB fica na ram principal.

 

Na maioria dos jogos recentes 8GB de ram principal são suficientes para jogar em full hd e alguns casos em 1440p ou até 4K, depende do jogo e 3GB de vram na placa de vídeo aguenta a maioria dos jogos em full hd ultra, resoluções maiores exigem mais vram da placa de vídeo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/04/2018 às 10:13, OCCT disse:

@Filipe Matias

 

"pois né 4 de RAM + 4 de VRAM = 8GB certo?"

 

Esse compartilhamento de memória só acontece quando a gpu é integrada no processador ou onboard na placa-mãe, um exemplo atual é um APU Ryzen 5 2400G, ele vem com Radeon RX Vega e a ram principal é compartilhada com a ram da gpu, tipo você tem 8GB de memória ram instalados, você reserva 2GB para a placa de vídeo e o restante que é 6GB fica na ram principal.

 

Na maioria dos jogos recentes 8GB de ram principal são suficientes para jogar em full hd e alguns casos em 1440p ou até 4K, depende do jogo e 3GB de vram na placa de vídeo aguenta a maioria dos jogos em full hd ultra, resoluções maiores exigem mais vram da placa de vídeo.

 

 

 

valeu a explicação de todos agora posso morrer em paz hehe, OCCT eu já sabia disso porém só queria saber se acontecesse com as offboards também valeu, não sei como funciona aqui mas acho que pode já fechar o tópico..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Filipe Matias

 

Nas offboards funciona assim: 

 

Quando o jogo ultrapassa o uso da vram da placa de vídeo, ela "pede emprestado" da memória ram principal e aí é onde começam aparecer engasgos nos jogos, o que pode amenizar isso é você usando rams em elevadas frequências em esquemas dual, triple, quad-channel, pois desta forma você aumenta a largura de banda e quando a placa de vídeo precisar pedir emprestado memória, vai haver menos engasgos.


Vamos supor que você tem uma placa de vídeo com 2GB de vram e você vai rodar um jogo que vai usar toda essa quantidade de memória, a placa de vídeo vai pedir emprestada da memória ram e dependendo da frequência das rams em esquemas dual, triple, quad vai reduzir possíveis travamentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Sobre essa questão , eu no momento estou usando 12Gb de RAM e uma gpu off-board com 8Gb de VRAM e fazendo testes eu percebi que quando a gpu ta sobrando memória ,  a memória RAM , não sofre muito . usando outras placas com o mesmo desempenho e menos memória, ter menos memória ram ja fais bem mais diferença , assim como testei com placa com 1Gb e usando 24 de Ram e depois usando exatamente o que o jogo puxa . Cheguei a conclusão que determinadas configurações graficas dos jogos , puxam Vram ou Ram , mas claro que não da pra fazer milagre pois certos processos nos jogos são exclusivos de cada tipo de memória . o exemplo de colocar uma gpu com 4Gb e 1Gb de RAM , certamente faria uma diferença de usar uma placa com menos memória mas ainda ficaria ruim se o jogo for mais pesado . Mas pode  ser só coincidência . Talvez não realmente compartilhada como 2Vram e 8 RAM da 10Gb de memória mas é tipo um carro e um caminhão , os 2 tem força e velocidade mas o carro não leva uma carga igual o caminhão e nem o caminhão acompanha o carro em uma corrida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...