Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como é que o chrome consegue consumir tanta memória?


Posts recomendados

Uma das razões para o alto consumo de memória do Chrome são a separação/isolamento de processos por aba, que permite que o navegador não feche caso uma das abas tenha algum problema.

 

O consumo também varia de acordo com o site. Um site com tecnologias que exigem mais processamento e memória, como muitos vídeos, imagens, muitos scripts sendo executados ao mesmo tempo acaba consumindo mais memória que sites simples e estáticos.

 

Outra questão é o acúmulo das informações geradas pelos sites, se um site continua gerando conteúdo continuamente, isso vai contribuir com o aumento do consumo de memória e processamento. É possível perceber isso em sites que ficam mais lentos conforme você vai carregando mais conteúdo numa mesma página.

 

O Chrome também tenta manter as páginas ativas para o acesso rápido, assim se você tem várias abas abertas e quer voltar para uma aba que abriu há algum tempo, ele vai carregar rapidamente e não recarregar o site novamente.

 

Uma forma de evitar o alto consumo de memória é utilizar uma extensão como a The Great Suspender que vai "suspender" as abas inativas e liberar a memória. No entanto, isso fará com que a aba tenha que carregar novamente quando você for acessá-la.

 

Você também pode tentar reabrir a aba, caso seja um erro no site, e usar um bloqueador de anúncios/trackers como o uBlock Origin e uMatrix para ter maior controle do que é carregado nas páginas. Assim como pode experimentar o novo Firefox que pode consumir menos memória.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KowalskiKGB2 , boa parte das extensões para o Chrome estão disponíveis no Firefox, ou possuem equivalentes. O Chrome permite a exportação das senhas, e outros navegadores também possuem a opção de importação das configurações, senhas e favoritos.

 

Existem outro navegadores baseados no Chrome que suportam as extensões da WebStore, como o Opera e o Vivaldi. Mas como toda mudança, pode levar algum tempo para se adaptar.

 

Os navegadores mais populares já possuem algum tipo de sincronização, similar ao Chrome, no caso do Firefox, você cria uma conta Firefox e pode sincronizar senhas, add-ons, favoritos, etc.

 

Você também pode tentar usar a extensão OneTab para reduzir o consumo de memória no Chrome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!