Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituição de placa-mãe do meu PC


Jinacio5

Posts recomendados

Bom dia !

 

Pretendo substituir minha placa-mãe atual (da assinatura) por uma que ganhei P8Z77-V DELUXE que já está com um processador i7 3770K.


Esta placa já rodou o Windows 10.

 

Atualmente eu estou com o Windows 10 instalado em meu SSD e inicializa por ele.

 

Pergunto:

 

1- Depois de tudo instalado, o  sistema irá reconhecer o Windows 10 normalmente ou eu terei que fazer outros procedimentos?

 

2- Alguma consideração a fazer, além dos cuidados de praxe como eletrostática e etc, já que será a primeira vez que substituirei uma placa-mãe?

 

3- Aparentemente esta placa é anterior à minha, mas pelo que vi ela tem muito mais atributos do que a minha atual, confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não sei se é permitido postar link de outro fórum, vou te enviar por mensagem.

 

O mais importante é alterar "SATA Configuration" na BIOS de IDE para AHCI.

 

3. Não só a sua atual como praticamente qualquer placa-mãe intermediária/high-end que veio depois da geração Ivy Bridge. As atuais, mesmo os modelos mais caros, têm menos portas USB e não suportam SLI. É por isso que cobram tanto pelas mesmas no Mercado Livre, apesar de eu não considerar valores justos por serem placas usadas.

 

ASUS P8Z77-V DELUXE

qe8v6zL5Qerf1WU2_500.jpg

 

ASUS PRIME Z370-P

 

92993_1507235501_gg.jpg

 

A segunda custa R$800, tem menos portas USB e não suporta SLI. A única vantagem dela é USB 3.0 nativo (funciona bem com HD externo, já que as portas reconhecem o que está detectado antes do Windows iniciar e não após).

 

Pode parecer injusto comparar já que a sua não era barata na época (R$1000~1200), mas como a tendência com o tempo deveria ser melhorar, é inadmissível as placas de hoje terem menos recursos. A preocupação saiu do funcional e se direcionou ao estético. E se for comparar com placas da mesma faixa de preço, vai reparar que a sua ainda tem vantagens sobre.

 

A minha Z68 no auge da geração custava R$250 a unidade nova, e já é bem melhor que muitas das atuais caras. Inclusive, foi esse valor que paguei por ela usada há dois anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Jinacio5

1 - Eu salvaria a chave serial do Windows e faria um Sysprep. Esse sysprep é um procedimento avançado que funciona como uma reinstalação do SO, sem perder a configuração, documentos nem aplicativos instalados anteriormente. Após rodar o sysprep, o computador será iniciado como se fosse uma nova instalação. Você coloca a chave, um usuário provisório e os drivers.

 

• Item 1.3 desse artigo

• Tópico "Generalizando uma imagem" desse artigo da Microsoft.

• Ou esse artigo

 

2 - Estática; 

cuidado com encaixes, principalmente das memórias, plugue 4/8 pinos da CPU e o plugue da placa de vídeo, se houver;

verificar se o aparafusamento do gabinete está na mesma posição dos furos na placa-mãe...

 

3 - Sim, é uma geração anterior, mas é uma placa-mãe de chipset de alto desempenho e melhor construída, comparada com sua intermediária B85.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vem cá, esse Sysprep é só para eu manter o Windows 10 após a troca da placa-mãe ?

 

Porque se for para eu fazer tudo o que está no link, prefiro substituir a placa-mãe, alterar as configurações de inicialização, verificar se está AHCI e reinstalar o windows 10 novamente no SSD.

 

Ou então, acho que não entendi nada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ao trocar placa-mãe (principalmente com chipset diferente) você pode ter problemas como tela azul e computador reiniciando. A solução definitiva é formatação. O sysprep elimina a necessidade de formatação.

adicionado 2 minutos depois

Se quiser formatar, sem problemas.

Ligue AHCI e ponha o SSD no formato GPT UEFI.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ver se eu entendi:

 

Hipóstese 1:

 

Uso o Sysprep na atual configuração antes de trocar a placa-mãe e daí não precisaria formatar porque já teria uma imagem do Windows 10 no próprio PC em questão, ou teria que salvar esta imagem em outro lugar (disco, pendrive, etc)?

Feito isso, depois da troca da placa-mãe, o que eu tenho que fazer?

 

Hipótese 2:

 

Substituo a placa-mãe, entro na BIOS, peço para iniciar pelo pendrive bootável (que é onde tenho o Windows 10 baixado e preparado pelo site da microsoft), verifico se está AHCI (acredito que já esteja).

 

Reinicio e formato o SSD criando a partição reservada do Windows e faço uma formatação limpa e pronto. É isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Hipótese 1. Não é uma imagem. É uma instalação pré pronta. Após fazer o sysprep e trocar a placa-mãe você vai iniciar o Windows 10 já na nova placa-mãe e vai receber aquela tela de boas-vindas como se fosse a primeira vez que você ligou um pc novo.

 

Hipótese 2. AHCI se verifica na BIOS, antes de qualquer coisa. Depois dê boot pelo pendrive, converta o SSD para GPT, apague todas as partições existentes do SSD e avance. O Windows cria todas as partições necessárias para funcionamento com GPT.

Faça isso com o HD desconectado pra não fazer ********** nele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Math.Pi disse:

Hipótese 1. Não é uma imagem. É uma instalação pré pronta. Após fazer o sysprep e trocar a placa-mãe você vai iniciar o Windows 10 já na nova placa-mãe e vai receber aquela tela de boas-vindas como se fosse a primeira vez que você ligou um pc novo.

 

Hipótese 2. AHCI se verifica na BIOS, antes de qualquer coisa. Depois dê boot pelo pendrive, converta o SSD para GPT, apague todas as partições existentes do SSD e avance. O Windows cria todas as partições necessárias para funcionamento com GPT.

Faça isso com o HD desconectado pra não fazer ********** nele.

Muito obrigado !

 

Ajudou bastante.

 

Só espero conseguir fazer as conexões direitinho da placa-mãe, amanhã será "o dia".

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só mais uma coisinha. 

 

Supondo que eu use a hipótese 1 (comando Sysprep), em que momento depois de dar o comando eu poderei retirarar a mobo e colocar a "nova" MOBO ?

 

Meu receio é fazer o preparo e reinicializar o PC e ele já ir para a inicialização sem eu ter substituído a paca mãe ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!