Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo molex na sys fan?


Visitante

Posts recomendados

Pode ligar cabo molex na sys fan para ter controle de velocidade da fan ou tenho que comprar uma fan para 4 pinos? A minha só tem 3 pinus e molex... Como sei se ascque vendem tem 4 pinus se nao fala nada nos sites?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KisBR Molex e conector 3/4 pinos da mobo é totalmente diferente e não se encaixam.

 

A mobo irá controlar a velocidade dos fans se estiverem ligadas na placa, ou usando programa você poderá mudar a velocidade.

 

Para saber se virá com 4 pinos para ligar na mobo basta procurar por reviews.

 

Fans com 4 pinos se não me engano o usuário pode controlar a velocidade e as com 3 pinos apenas o próprio pc controla.

 

Outra alternativa é colocar um controlador de fans, você mesmo irá regular sem o uso de programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KisBR Molex e conector 3/4 pinos da mobo é totalmente diferente e não se encaixam.

 

A mobo irá controlar a velocidade dos fans se estiverem ligadas na placa, ou usando programa você poderá mudar a velocidade.

 

Para saber se virá com 4 pinos para ligar na mobo basta procurar por reviews.

 

Fans com 4 pinos se não me engano o usuário pode controlar a velocidade e as com 3 pinos apenas o próprio pc controla.

 

Outra alternativa é colocar um controlador de fans, você mesmo irá regular sem o uso de programas.

Bom, minha placa-mãe tem 4 pinus e quero que a placa controle a fan atraves das configuracões de velocidade da bios. Para isso tenho que ter então a fan de 4 pinos? E essa eu ligo os 4 pinos na sys fan? E o molex deixa sem ligar ou liga na fonte tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

@KisBR

 

A fan é 3 pinos, mas tem um adaptador pra Molex, certo?

 

Dá pra ligar na placa-mãe direto ou na fonte direto..

Minha placa tem 4 pinos. Qual a diferença ligar na placa ou na fonte? Vou ter controle de velocidade? Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KisBR Fan com 3 pinos é controlado pela mobo.

 

Fan com 4 pinos o usuário pode controlar também.

 

Se pegar um fan com 3 ou 4 pinos ligue no sysfan.

 

Se tá ligando na mobo esqueça o molex não vai usar.

Se eu ligar a minha de 3 pinos na sys fan de 4 pinos a mobo que vai controlar, mas como? O ajuste de velocidade que tem na bios que eu configurar vai funcionar? ou nesse caso só para a fan de 4 pinos? E qual pino da sys fan eu deixo sem ligar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KisBR Em partes:

 

Citação

Se eu ligar a minha de 3 pinos na sys fan de 4 pinos a mobo que vai controlar, mas como? 

A mobo terá um sistema próprio de controle de acordo com a temperatura.

 

Citação

O ajuste de velocidade que tem na bios que eu configurar vai funcionar?

Funciona, mas a bios irá controlar mais do que você mesmo fazendo, por exemplo, você deixa em silencioso, ela mantem, mas se precisar esfriar mais ela pode aumentar a velocidade do fan para tal, então em silencioso ela manterá uma rotação que é baixa para emitir pouco ruido, mas se necessário ela aumenta o rpm para reduzir a temperatura, mas ainda com baixo ruido.

 

Citação

ou nesse caso só para a fan de 4 pinos?

Tanto fan de 3 ou 4 pinos a mobo aumenta e diminui a temperatura, a diferença é que na de 4 pinos você pode aumentar mais ainda a rotação.

 

Citação

E qual pino da sys fan eu deixo sem ligar?

Siga a orientação do conector do fan na hora de ligar, só tem 1 único meio de encaixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KisBR Em partes:

 

A mobo terá um sistema próprio de controle de acordo com a temperatura.

 

Funciona, mas a bios irá controlar mais do que você mesmo fazendo, por exemplo, você deixa em silencioso, ela mantem, mas se precisar esfriar mais ela pode aumentar a velocidade do fan para tal, então em silencioso ela manterá uma rotação que é baixa para emitir pouco ruido, mas se necessário ela aumenta o rpm para reduzir a temperatura, mas ainda com baixo ruido.

 

Tanto fan de 3 ou 4 pinos a mobo aumenta e diminui a temperatura, a diferença é que na de 4 pinos você pode aumentar mais ainda a rotação.

 

Siga a orientação do conector do fan na hora de ligar, só tem 1 único meio de encaixar.

Obrigado pela explicação, agora entendi tudo certinho. E pesquisando tb vi que os de 4 pinos são chamados de PWM, por isso eu não sabia se era 3 ou 4 pinos... O meu fan lateral está fazendo muito barulho devido a grade... então vou ligar ele direto na sys para controlar um pouco a velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, KisBR disse:

Minha placa tem 4 pinos. Qual a diferença ligar na placa ou na fonte? Vou ter controle de velocidade? Obrigado!

Ligar na placa-mãe, ela controla a velocidade.. Ligar na fonte, fica em velocidade máxima, o tempo todo..

 

E pode ligar fan de 3 pinos, em encaixe de 4 pinos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!