Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pode ligar cabo molex na sys fan para ter controle de velocidade da fan ou tenho que comprar uma fan para 4 pinos? A minha só tem 3 pinus e molex... Como sei se ascque vendem tem 4 pinus se nao fala nada nos sites?

Postado

@KisBR Molex e conector 3/4 pinos da mobo é totalmente diferente e não se encaixam.

A mobo irá controlar a velocidade dos fans se estiverem ligadas na placa, ou usando programa você poderá mudar a velocidade.

Para saber se virá com 4 pinos para ligar na mobo basta procurar por reviews.

Fans com 4 pinos se não me engano o usuário pode controlar a velocidade e as com 3 pinos apenas o próprio pc controla.

Outra alternativa é colocar um controlador de fans, você mesmo irá regular sem o uso de programas.

Postado
4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KisBR Molex e conector 3/4 pinos da mobo é totalmente diferente e não se encaixam.

A mobo irá controlar a velocidade dos fans se estiverem ligadas na placa, ou usando programa você poderá mudar a velocidade.

Para saber se virá com 4 pinos para ligar na mobo basta procurar por reviews.

Fans com 4 pinos se não me engano o usuário pode controlar a velocidade e as com 3 pinos apenas o próprio pc controla.

Outra alternativa é colocar um controlador de fans, você mesmo irá regular sem o uso de programas.

Bom, minha placa-mãe tem 4 pinus e quero que a placa controle a fan atraves das configuracões de velocidade da bios. Para isso tenho que ter então a fan de 4 pinos? E essa eu ligo os 4 pinos na sys fan? E o molex deixa sem ligar ou liga na fonte tb?

Postado
2 minutos atrás, RS Faria disse:

@KisBR

A fan é 3 pinos, mas tem um adaptador pra Molex, certo?

Dá pra ligar na placa-mãe direto ou na fonte direto..

Minha placa tem 4 pinos. Qual a diferença ligar na placa ou na fonte? Vou ter controle de velocidade? Obrigado!

Postado
4 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KisBR Fan com 3 pinos é controlado pela mobo.

Fan com 4 pinos o usuário pode controlar também.

Se pegar um fan com 3 ou 4 pinos ligue no sysfan.

Se tá ligando na mobo esqueça o molex não vai usar.

Se eu ligar a minha de 3 pinos na sys fan de 4 pinos a mobo que vai controlar, mas como? O ajuste de velocidade que tem na bios que eu configurar vai funcionar? ou nesse caso só para a fan de 4 pinos? E qual pino da sys fan eu deixo sem ligar?

Postado

@KisBR Em partes:

Citação

Se eu ligar a minha de 3 pinos na sys fan de 4 pinos a mobo que vai controlar, mas como? 

A mobo terá um sistema próprio de controle de acordo com a temperatura.

Citação

O ajuste de velocidade que tem na bios que eu configurar vai funcionar?

Funciona, mas a bios irá controlar mais do que você mesmo fazendo, por exemplo, você deixa em silencioso, ela mantem, mas se precisar esfriar mais ela pode aumentar a velocidade do fan para tal, então em silencioso ela manterá uma rotação que é baixa para emitir pouco ruido, mas se necessário ela aumenta o rpm para reduzir a temperatura, mas ainda com baixo ruido.

Citação

ou nesse caso só para a fan de 4 pinos?

Tanto fan de 3 ou 4 pinos a mobo aumenta e diminui a temperatura, a diferença é que na de 4 pinos você pode aumentar mais ainda a rotação.

Citação

E qual pino da sys fan eu deixo sem ligar?

Siga a orientação do conector do fan na hora de ligar, só tem 1 único meio de encaixar.

Postado
49 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@KisBR Em partes:

A mobo terá um sistema próprio de controle de acordo com a temperatura.

Funciona, mas a bios irá controlar mais do que você mesmo fazendo, por exemplo, você deixa em silencioso, ela mantem, mas se precisar esfriar mais ela pode aumentar a velocidade do fan para tal, então em silencioso ela manterá uma rotação que é baixa para emitir pouco ruido, mas se necessário ela aumenta o rpm para reduzir a temperatura, mas ainda com baixo ruido.

Tanto fan de 3 ou 4 pinos a mobo aumenta e diminui a temperatura, a diferença é que na de 4 pinos você pode aumentar mais ainda a rotação.

Siga a orientação do conector do fan na hora de ligar, só tem 1 único meio de encaixar.

Obrigado pela explicação, agora entendi tudo certinho. E pesquisando tb vi que os de 4 pinos são chamados de PWM, por isso eu não sabia se era 3 ou 4 pinos... O meu fan lateral está fazendo muito barulho devido a grade... então vou ligar ele direto na sys para controlar um pouco a velocidade.

Postado
11 horas atrás, KisBR disse:

Minha placa tem 4 pinos. Qual a diferença ligar na placa ou na fonte? Vou ter controle de velocidade? Obrigado!

Ligar na placa-mãe, ela controla a velocidade.. Ligar na fonte, fica em velocidade máxima, o tempo todo..

E pode ligar fan de 3 pinos, em encaixe de 4 pinos..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!