Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ghostzera

Problema de inicialização em AHCI

Recommended Posts

Olá Clube! Bom, há uns 3 meses atrás, comprei um SSD da Sandisk, para instalar o SO e melhorar a velocidade do computador em geral, pois bem, comprei e instalei o SO em AHCI, assim como recomendado. Durante 2 meses o boot do windows estava normal, iniciando em cerca de 15, 20, segundos. Nesse ultimo mês, notei que o boot estava demorando demais, cerca de 1,30 minutos, achei muito estranho e hoje resolvi dar uma olhada na BIOS, e a configuração da SATA estava para IDE, trocou sozinho, achei estranho e coloquei novamente o SSD para rodar em AHCI, mas o windows não inicia, a tela de carregamento aparece, mas depois de quase 2 minutos, uma mensagem do Windows diz que o sistema encontrou um problema e que o computador iria reiniciar. Alguém pode me ajudar a resolver isso? pode a BIOS trocar sozinha o boot configuration? Lembrando que o SO FOI INSTALADO EM AHCI, mas depois de um tempo trocou pra IDE e agora não inicia mais em AHCI. Desde já agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você configurou a BIOS para o modo AHCI você tem certeza que salvou as alterações ou clicou em sair sem salvar? Geralmente a BIOS não faz isso.

Eu recomendo trocar para IDE para poder dar boot. Depois siga as instruções desse vídeo. Volta na BIOS e mude de novo para AHCI.

Compartilhar este post

Link para o post
57 minutos atrás, ricardo_br disse:

Quando você configurou a BIOS para o modo AHCI você tem certeza que salvou as alterações ou clicou em sair sem salvar? Geralmente a BIOS não faz isso.

Eu recomendo trocar para IDE para poder dar boot. Depois siga as instruções desse vídeo. Volta na BIOS e mude de novo para AHCI.

Beleza, vou tentar fazer isso, sim tenho certeza, até porque quando eu instalei ele funcionou em AHCI bastante tempo.

Logo postarei o resultado.

adicionado 36 minutos depois

Bom fiz, o que tinha no vídeo, no W10 é diferente desse mas consegui achar os arquivos, não funcionou. Continuou dando o mesmo erro, não faço a mínima ideia do porquê isso tá acontecendo, acho que o jeito é formatar e reinstalar o W10 em AHCI e torcer pra não mudar de novo. 

Me corrija se eu estiver errado, mas me surgiu a seguinte questão:

No Sata Configuration na BIOS, aparece pra colocar em AHCI do SATA1 até o SATA4, e depois o SATA5 e SATA6 onde eu posso modificar pra outro tipo(IDE, RAID, AHCI). Acontece que eu uso o SSD no SATA4 e eu tenho outro HD normal no SATA2. Será que pelo fato de eu ter outro HD que não suporta AHCI ele tá mudando pra IDE automaticamente? ou não tem nada a ver? Espero ajuda de alguém caso eu esteja errado.

Compartilhar este post

Link para o post
Postado (editado)

O SATA Configuration é global, a alteração é para todos os discos SATA dentro da faixa de dispositivos.

Editado por f_neto

Compartilhar este post

Link para o post
17 horas atrás, f_neto disse:

O SATA Configuration é global, a alteração é para todos os discos SATA dentro da faixa de dispositivos.

Ahh, então vou tentar tirar o HD pra ver se consigo! obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais