Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jonhyy

Como estender partição secundária

Recommended Posts

Resumidamente: quero diminuir a partição C (sistema) e aumentar a D (secundária, de arquivos), porém não é possível estender a D a partir do espaço não-alocado vindo da C. A opção "estender volume..." não aparece (isso no gerenciador de disco). Também tentei com o EaseUS Partition Master, mas não foi.

 

Tenho um HD de 596 GB e visando a segurança de uns 450 GB de dados, resolvi particionar o HD. Pra isso, tive que particionar em etapas, já que não dava pra deixar a partição C com 146 GB e a D com 450 GB direto, devido ao pouco espaço que sobrava. Dos 450 GB, peguei 327 e guardei em outro HD temporariamente (o restante ficou na C mesmo), daí pude criar a partição D, a partir da C, com 387 GB. Passei o restante que ficou na C à partição D e dos 327 GB que guardei no outro HD, consegui passar 253. Lotou a D. Restou 73 GB. Daí diminuí a C em 80 GB, deixando um "espaço não-alocado". Desse espaço não-alocado, tentei aumentar a D, mas não deu. Fiz todo esse processo usando o EaseUS.

 

Já tentei criar um novo volume a partir desses 80 GB e unir com a D; trocar a D de lógico pra primário; desfragmentar todos os discos; fazer um novo volume em lógico, deixar a D em primário e unir/estender e vice-versa... várias outras coisas e mesmo assim não consigo estender a D.

 

Formulei a pesquisa de umas 5 formas diferentes, indo até a 10° página do google, mas não achei solução de jeito nenhum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem como alterar uma partição que está em uso, é a mesma coisa que querer consertar um motor enquanto o carro está andando, você precisa usar uma ferramenta como o Gparted live disc: https://gparted.org/download.php

É só instalar em um pendrive usando o Rufus e dar boot, ele vem com o Gparted que serve para particionar o disco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entre partições primárias é possível unir os Espaços Não Alocados a qualquer partição, mesmo que não estejam adjacentes à partição com o programa AOMEI Partition

 

 

aomei02.PNG

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, é um problema atrás do outro, nunca passei tanta raiva com o PC assim. Demorei esse tempo todo pra responder por causa de um problema com dispositivos móveis que não achei solução depois de umas 5 horas de tentativas. Vou formatar de novo...

 

Enfim, @Daniel Lee , fiz como disse, mas ainda assim não consegui estender. Segue a imagem:

 

 

 

Até achei estranho, porque já tinha conseguido diminuir/aumentar o volume do sistema enquanto usava ele. Na real, o EaseUS reiniciava e fazia isso antes de dar o boot.

 

@f_neto , vou formatar o PC e, assim que tudo estiver normal novamente, tento seu método e posto o resultado aqui õ/.IMG_20180510_155722.thumb.jpg.e4d9e7dd1ed12cc9258a54c9cf4f9617.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo menos uma coisa deu certo nesse dia! Fiz o que você indicou, @f_neto , e deu certo! Logo de primeira já deu pra unir o espaço não-alocado com a partição secundária. Algo que levou tantas horas pra resolver deu certo tão fácil assim... foi até meio ridículo heauehuaheua.

 

A única coisa estranha foi que depois que o SO iniciou, as letras das partições foram resetadas. A partição "System Reserved" que eu tinha ocultado voltou e meu HD com a letra E: sumiu (acho que foi devido ao reset das letras, porque o HD de 1 TB ficou com a letra E:, que pertencia ao de 75 GB). De início fiquei desesperado, porque tinha 72 GB de dados nele, mas abri o EaseUS e vi que ele estava lá, com os dados nele, só que não tinha nenhuma letra reservada (estava com um *), daí fui no gerenciamento de disco e coloquei uma letra nele e pronto, tudo de volta ao normal.

 

Por acaso você saberia o porquê de não ter tido como fazer isso no EaseUS? Achei ele tão completo. Talvez ele não permitia por questões de segurança? Ou talvez faltou esse recurso no programa mesmo?

 

Enfim, obrigado aos dois, espero que outras pessoas possam achar esse tópico e não quebrar tanto a cabeça quanto eu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
10 horas atrás, Jonhyy disse:

Ou talvez faltou esse recurso no programa mesmo?

Acredito que seja isso, a maioria destes programas tem a versão free e a paga e alguns recursos só estão disponíveis na versão paga.

Pode remover a letra da Partição Reservada ao Sistema, e é normal o sistema alterar as letras quando tem modificações nelas.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×