Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Que componente eletrônico é esse?


Posts recomendados

Boa tarde galera, sou novo em eletrônica e me confundo um pouco com os componentes alguém pode me ajudar pra saber que componente é esse é onde posso comprar, essa é uma placa de um laser pra segurança de uma máquina industrial é se não me engano é um placa transmissor. Os códigos escritos no componente é 14520B e PAA0807G

B17C6B23-60C8-470C-9AB4-171157EC55FC.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, AndréSeati disse:

@Mestre88 é onde eu acho o contador binário pra fazer a comparação?

Na internet mesmo.

É um CI bastante antigo e conhecido, tem muita coisa sobre ele, veja:

 

CD4520

As comparações que eu digo são o seguinte:

 

Veja se o pino 8 é o negativo;

Se o 16 é o positivo;

Os pinos 1, 2, 9 e 10 são clock e habilitação, veja se eles têm alguma conexão com o 7414 que está ao lado.

O 7414 é um oscilador, provavelmente tem conexão com um ou mais desses pinos;

Provavelmente esse contador trabalha como divisor de frequência, enviando sinais múltiplos de 2 ao transmissor, eu já vi vários circuitos desse tipo.

 

Tenho quase 100% de certeza que é ele só pelo que dá pra ver na placa, mas acho que seja difícil encontrar a versão SMD aqui no Brasil, se vê mais a versão DIP16.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O dip16 não vai caber aí, é a versão tradicional do CI. A não ser seja feita alguma gambiarra. 

 

Veja se os pinos 7 e 15 estão em contato com o pino 8. 

 

Em placas de outras coisas acho meio difícil de achar esse CI, é meio obsoleto já. 

Apesar de já ter visto algo parecido, achei estranho o uso dele nesse circuito, por até fiquei em dúvida. Mas pelas evidências tudo leva a crer que é ele mesmo. 

 

A propósito, como sabe que esse CI está danificado?

Como mediu? 

Se tiver um frequencímetro ou osciloscópio pode ter certeza se é ele ou o outro. 

Com multímetro é mais difícil, mas conhecendo bem os CIs se pode chegar a algum lugar só medindo as tensões. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AndréSeati disse:

os pinos 7 e 15 não estão em contato com o pino 8

Tudo bem, existem várias formas de ligar. É que com o pino 8 é mais usual.

 

1 hora atrás, AndréSeati disse:

não sei se o ci está danificado mas os pinos 04 e 13 derreteram aí não dá pra resoldar na placa

 

Tenho a impressão que seja um improviso para corrigir um erro de projeto, no caso trocar o pino 4 pelo 3 e o pino 12 pelo 11. Então cortaram o pino e fizeram o remendo com solda.

Não tem como um pino desse derreter sem levar a trilha da placa junto, ela é mais fraca.

 

Ligue a placa e meça as tensões do CI em relação ao terra do circuito, poste aqui pra gente ver.

 

A pior coisa que tem é a gente trocar uma peça e o defeito continuar e depois a gente descobrir que a antiga tava boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você retirou o ci, né?! 

Faça um teste pra saber se não tem pinos em curto, sempre acontece de ficar alguma bolinha de solda por baixo. 

 

Se tiver ok, faça isso: 

Em 13/05/2018 às 15:21, Mestre88 disse:

Ligue a placa e meça as tensões do CI em relação ao terra do circuito, poste aqui pra gente ver. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!