Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

programar pic 12f629 timer


Posts recomendados

Olá pessoal desculpas de pedir tudo mastigado mas,

Preciso programar pic 12f629 com  15min total.

 

10min acende ledA em saida on, e ativa 5v (on)  

5min acende ledB em saida off, e desativa saida 5v (off) 

reiniciar tempo (reset).

 

Programação

qual linha de comando em C ( ou semelhante) preciso usar?

 

Pinagem

onde ligo a alimentação do pic?(5V)

onde ligo a saida do led A?

onde ligo a saida do led B?

onde ligo o ON de 10 min?

onde ligo o OFF de 5 min?

se eu precisar monitorar se existe tensão tem algo especial?

preciso ligar o reset em algum lugar? (pois é ele que finaliza os 15 min e reinicia o 0 do novo tempo)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, DELPITEC disse:

@edyadjuto pinagens no datasheet.

O restante o pessoal do grupo vai te dar mastigado hehehehehehe

 

A única coisa que tive vontade de mastigar foi o post original .... como pode uma pessoa precisar fazer algo sem nunca ter lido nada sobre o microcontrolador e pior ainda, não saber para que serve o Reset ?????

 

E ainda tem a cara de pau de pedir tudo mastigado .....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

 

A única coisa que tive vontade de mastigar foi o post original .... como pode uma pessoa precisar fazer algo sem nunca ter lido nada sobre o microcontrolador e pior ainda, não saber para que serve o Reset ?????

 

E ainda tem a cara de pau de pedir tudo mastigado .....

 

Paulo

 

Sim...minha risada no final era para demonstrar sarcasmo. Mas eu fico muito feliz em saber que a concorrência aí fora é essa, profissionais do Ctrl C + Ctrl V

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, edyadjuto disse:

Olá pessoal desculpas de pedir tudo mastigado mas,

Preciso programar pic 12f629 com  15min total.

 

Ué...mas você mesmo assumiu que queria mastigado.

 

23 horas atrás, edyadjuto disse:

Programação

qual linha de comando em C ( ou semelhante) preciso usar?

Aqui você mostra que não sabe nada de programação. 

Para não dizer que não ajudei:

> Aprenda o básico de programação (existem milhares de canais no YouTube para isso) e assim, automaticamente irá aprender o básico de ligação de leds em pic.

Utilize o Protheus para simular.

> Compre um pickit3 , assista uma vídeo aula de como ligar e gravar um pic (fácil de achar no YouTube).

 

Se nada resolver, repita a cadeira (se for uma disciplina) ou contrate algum profissional para fazer para você (caso seja um projeto contratado).

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@edyadjuto ,

 

Bom, já que você aceitou de uma maneira construtiva, vamos em frente.

 

Primeira coisa : conhecer melhor o PIC12F629.

 

Um pequeno microcontrolador de 8 pinos, dos quais dois são para alimentação e terra, então sobra apenas 6 pinos para nosso uso.

Desses 6 pinos, um é usado para Reset e para programação, então sobram 5 para quem está aprendendo e desenvolvendo o produto com ele.

Esses pinos podem ser usados como Entrada ou Saída, caro que dependendo das suas escolhas no projeto. E como entrada, podem gerar interrupção, que é muito útil em algumas situações, como apertar um botão de emergência ou de início.

Dentro, tem um oscilador de 4 Mhz com precisão de 1% , que no seu caso será usado com Clock do sistema.

Ainda temos 2 Timers, um de 8 bits e outro de 16 bits, que podem ser usados como Timer ou como Counter.

Para esta aplicação sua, serão usados como Timers mesmo, criando temporização a partir da frequência do clock.

Tem um comparador analógico, e tem 1024 bytes de memória de programa e 64 bytes de memória RAM, e 128 bytes de memória EEPROM ( não perde o conteúdo quando é desligado ).

 

Você precisa de uma saída para o Led A, mais uma saída para o Led b, e mais uma outra saída de ON / Off.

 

Sobram 2 pinos, então um deles você irá colocar um botão ( será uma entrada ), que quando apertado começa todo o processo de novo. 

 

Quanto a monitorar a tensão, melhor você explicar mais sobre isso.

 

Segundo coisa : Linguagem de programação.

 

voce pode programar em várias linguagens , indo desde o Assembler , passando pelo Basic, e chegando em linguagem C / C++ . A escolha é sua. Para seu atual nível de conhecimento, Assembler é muito pesado, então sugiro aprender a programar em C mesmo.

 

Vai ter de escolher um compilador C. Alguns são mais fáceis que outros, mas podem não ser Free , ou seja, teria de comprar .  

 

Aguarde opiniões de outros membros, eu já não uso Pics fazem mais de 7 anos.....

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, muito obrigado.

Eu tinha visto alguns pic's com mais que 8 pinos e lendo percebi que o que eu escolhi tinha exatamente os dois clocks que eu precisava. quanto a pinagem, 

O pino1 Vdd e 8 gnd (alimentação da minha fonte 5V)

O pino 7 ICSPDAT entrada de dados na gravação ( na placa depois de pronto pode desligar? ou é a saida?)

O pino 4 MCLR/vpp será o reset que zera o programa? ou só limpa a EEPROM?

O pino 6 ICSPCLK é uma saida de timer (programação)

O pino 5 INT/COUT é uma saida interna do contador (programação)

O pino 2 CLK/IN (esse pino será meu push boton?)

O pino 3 CLK/OUT (programação)

 

quanto a programação pude perceber que só tem 33 instruções mas parece uma salada pra mim

(piadas á parte: quando estudei aprendi programar no programa Turbo C em Pascal e Basic, não deve ser muito diferente de C)

Quanto monitorar a tensão, eu tenho um projeto funcionando com LM339N ele faz boa parte do circuito e consegue comparar a frequencia I/O descarrega um capacitor e finaliza o ciclo, dai penso que o pic poderia fazer a leitura de tensão ou frequencia em on/off em de alguma forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você grava ele com seu pickit e após a programação, o pino assume a função do código.

Mas como gravar de novo?

Simples, insira seu pickit novamente nos pinos de gravação e manda gravar. O pickit realiza um reset diferente, que o pic entende que está sendo regravado.

 

Se você quiser ler a frequência que uma tensão varia de high até low (é o que entendi) você pode usar esse high para acionar e desaciona o timer. Você terá o período, e como sabemos: F = 1/T

 

ABS

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!