Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
gamerman

Troca de mosfet por similar corrente e rds diferentes pode?

Recommended Posts

Tenho alguns mosfets DFD3008 de 30V, 64A e Rds de 9 m ohms precisaria colocar esse no lugar de um M3004d de 30V, 55A e Rds de 8,5 m ohms. O que acham? essa corrente está além mas o Rds está bem perto. É para uma placa-mãe que estava em curto. Tirei ele e até testei sem ele numas das fases dos de alta ela funciona, mas apenas para para testes. Agora gostaria de saber se posso usar esse esse ou espero achar um similar idêntico? Tem no ML mas está muito caro na faixa de 30 a 10 temebrosos apenas uma peça sendo que no aliexpress acho por esse mesmo preço até 50 peças.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É melhor que seja idêntico, nas placas mãe tem vários mosfets trabalhando em conjunto então é importante que sejam iguais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é nessa dificuldade consegui o M3006D agora pouco vi que suporta mais corrente mas tem o mesma tensão e Rds menor. Vou continuar então procurando ou ver se pego da China. 

 

valeu

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No post diz placa mão (acredito que seja de PC) e altas correntes, o que me faz suspeitar de regulador de tensão step-down colocados muito próximos ao processador para que não haja perdas de linha. As frequências desses reguladores costuma ser elevada. Dessa forma, além do baixo Rds para suportar a corrente tem a questão dinâmica do mosfet. Verifique se:

- O Qg do substituto não está muito maior que o original, ele indica a corrente que o controlador terá que ter para manobrar o gate.

- Se 4 times do substituto não são muito superiores ao original (delay on, rise, delay off e fall).  Se forem inferiores, ótimo. Muito superiores vai dar problema de desempenho.

- Se a tensão de disparo do gate é compatível com a utilizada no controlador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×