Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou a procura de um bom compilador C. Atualmente estou usando o codeblocks 17.12 mas esta deixando bastante a desejar, ou eu que não estou sabendo usar direito.

As vezes quando eu começo a programar ele não sobe o auto-complete e tem que ficar digitando tudo varias vezes, sei que isso é bom para quem esta aprendendo mas alguns comandos são muitos usados.

Outro problema é quando eu digito nome de variáveis erradas, por falta de atenção digito varias vezes errado, ai quando vou compilar ta metade de um jeito e metade de outro ai tem que fazer tudo manualmente. Eu queria aquela função (não sei o nome dela rsrs) que quando você seleciona um trecho ele grifa tudo, acho que quando aperta uma tecla ele corrige tudo que esta grifado. Só isso já resolvia meu problema.

E Sim eu salvo o arquivo antes de começar a programar.

• Curtir 1
Postado

Além do codeblocks eu conheço o Dev C++ (Que recomendo é o que eu uso atualmente) e também tem o notepad++ (Porém acho ele inferior ao codeblocks e ao Dev C++), mas em todo caso dê uma olhada nos dois pra ver se te ajuda. :thumbsup:

• Curtir 2
Postado

Tem várias outras IDEs boas CodeLite, CLion, Visual Studio, Eclipse... E até alguns editores que são muito bons mas requerem mais configuração como o Notepad++, Sublime Text e Visual Code.

O Dev-C++ é pouco atualizado, o último update no código fonte ( https://sourceforge.net/projects/orwelldevcpp/ ) é de 2016, o Codeblocks é uma opção bem melhor. O motivo pelo qual o Dev-C++ ainda é usado por é porque assim como o Codeblocks ele tem a conveniência de poder fazer um download de uma versão com o compilador incluso.

(Note que em vários dos outros IDEs citados é necessário obter o compilador separadamente. Normalmente uso MinGW-w64 ou TDM-GCC...)

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Jessé P. de Melo disse:

Aproveitando o assunto, porque existem vários compiladores para a mesma linguagem? A linguagem não é parametrizada porque precisa de vários?

1- Debug - A linguagem é padronizada mas não há padrão sobre como debugar um código, compiladores diferentes usam debugers diferentes e debugam de maneiras diferentes, logo podem detectar mais ou menos problemas, e fornecerem informações mais ou menos úteis (comparativamente) para o programador.

2- Implementação de novos recursos da linguagem - A linguagem está sempre evoluindo e novos padrões da linguagem são definidos para adicionar novos recursos, compiladores diferentes podem ter mais ou menos recursos novos das mais novas versões da linguagem implementados e disponíveis para o programador usar.

3- Otimização - Usar algoritmos mais eficientes no compilador para melhorar o desempenho final dos programas compilados, e também reduzir possíveis erros ou comportamentos indefinidos/inesperados.

Obs: Não confundir compilador com IDE, são coisas diferentes.

• Curtir 2
Postado

@vangodp Vários editores de texto / IDEs permitem modificar todos os lugares em que um nome/palavra é aperece ao mesmo tempo usando teclas de atalho:

Nesse caso é Visual Studio Code usando Ctrl+Shift+L após selecionar uma palavra, mas o Sublime Text e o Atom por exemplo também tem a mesma funcionalidade usando Alt+F3.

adicionado 34 minutos depois

Acabei de descobrir como fazer isso no CodeBlocks. :)

Clica num nome (de uma variável por exemplo) e aperta Alt+N e vai abrir uma janela para Renomear Símbolos com um campo para digitar e renomear todos os lugares em que esse nome aparece.

Também dá pra ir selecionando várias palavras iguais, se você selecionar a palavra e ir apertando Ctrl+E para selecionar os próximos iguais 1 por 1, aí você apenas digita e ele modifica todos ao mesmo tempo, mas isso vai selecionar em todos os lugares que o texto for igual, não apenas onde tiver a mesma variável, também pode encontrar texto igual em strings e comentários por exemplo (o outro método alteraria apenas os lugares onde estão o nome da variável).

• Curtir 2
Postado

@vangodp Vai agilizar bastante... acredito que não consegui me expressar direito.

As vezes eu uso variáveis no singular e plural no mesmo código, ao compilar da erro e tenho que escolher uma das duas e corrigir manualmente uma a uma. Com esse facilitador encurta bastante o processo de correção.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, vangodp disse:

Tá mas de que serve isso se ele mesmo falou que teria a metade das variáveis de uma forma e a metade de outra?? Esses atalhos vão arrumar o problema dele? :confused:

Sim, ele muda 1 das 2 metades para ficar igual a outra.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, vangodp disse:

mas para isso pode usar o replace também shueshehs

Sim, o método de selecionar e ir apertando Ctrl+E é basicamente um Replace, pega todas as palavras iguais no texto, não importa onde esteja (mesmo que o texto igual esteja dentro de strings ou comentários por exemplo).

Mas renomear símbolos com o Alt+N é onde realmente está a vantagem em relação ao Replace, pois modifica apenas o elemento selecionado (variável, função, etc) em todos os lugares onde aparecem no código.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...