Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimmer utilizando zero-crossing com TRIAC


Posts recomendados

Oi pessoal, preciso da ajuda de vocês!

Estou querendo fazer um dimmer para controlar uma resistência enorme de potência de 700W. Para isso, fiz um circuito que detectasse quando a onda chega à zero (o circuito mais de cima da figura) e outro que controlasse o TRIAC que controla a corrente que vai para carga.

 

EsquematicoPID.PNG.dcc2631ee265ae4d2c479b77bacee9b9.PNG

 

O circuito para detecção de zero está funcionando bem, porém o circuito de controle não. Estou controlando tudo pela Raspberry. O código é apenas uma função que é acionada pela interrupção da detecção de zero. Essa função espera um determinado tempo (dependendo do quanto eu quero que a onda passe) e depois seta um pino (que é o que vai para o optacoplador e depois para o TRIAC). Porém, independente do tempo que eu coloque para esperar, a saída é sempre a mesma coisa que a entrada AC, ou seja, sempre 220V. Vocês tem ideia do que possa estar acontencendo?

 

Já verifiquei se a Raspberry está mandando o sinal corretamente e está. Por isso acredito que o problema esteja do lado do TRIAC.

 

Os componentes que estou usando são:

R2,R8=180R ¼ w, 180R 1w

R6,R4=680R ¼ w, 680R 1w

R5=39R 3w

R5=56K 1w

R7=10K ¼ w

R1=1M ¼ w

C4=100nF

C3=100nF 230V ~

C1=10nF 630V~

U1=MOC3021

U2=4N35

U4=BT136

Q1=BC547B

 

Desde já, muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!