Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Ana Stephane Dantas

Placa fotovoltaica ajustável, de acordo com a posição do sol

Recommended Posts

Postado (editado)

Galera, bom dia! 

 

Então, tomei um posicionamento acerca do meu projeto e decidi trabalhar com a eficiência energética dos painéis fotovoltaicos. A ideia é desenvolver painéis que se ajustem ao longo do dia de acordo com a posição do sol, para não perder parte da energia luminosa que ele oferece. 

No geral:

Em determinado momento do dia, o painel estará em uma certa posição. Horas depois, o ele se deslocará para um ponto Y, em virtude da mudança da posição do Sol.

OBS.: será desenvolvido em um ARDUINO UNO. 

 

Dicas de como começar, senhores?

Editado por Evandro
removendo formatação

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro usuário,

 

Seja bem-vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

No intuito de servir como fonte de pesquisa no caso de instituições de ensino, informamos que incorrer no resolvimento por completo de questões relacionadas a disciplinas escolares de cursos técnicos e faculdades podem ser revistas e removidas pela Equipe de Moderação do Clube do Hardware.

 

Para sanar dúvidas sobre esse tipo de problema, por gentileza, publique o passo a passo do desenvolvimento da questão, projeto, monografia ou conteúdo em dúvida para que possamos analisar se a resposta está correta ou não, ou para que possa ser auxiliado com a dúvida no desenvolvimento do exercício.

 

Infelizmente, não há como resolver os trabalhos pelos usuários. O objetivo do Fórum do Clube do Hardware é auxiliar seus usuários a encontrar soluções para que possam sanar suas dúvidas, e não de trazer soluções prontas para seus usuários.. Além disso, copiar e colar respostas que não são de autoria própria do qualquer usuário é considerado plágio, o que é ilegal.

 

Esperamos que compreenda.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Ana Stephane Dantas ,

 

Bom, comece por um simples sistema que lhe permita seguir a posição do sol, certo ?

 

Existem três maneira para isso :

 

1 - A analógica : um circuito com dois LDRs presos em seu painel solar, que geram uma tensão para posicionar o motor que move o painel. Esse circuito sempre vai seguir a condição de brilho igual nos dois sensores, e assim manter o tracking.

 

2 - A preguiçosa : usando um relógio de tempo real e um GPS,  um programa que calcula a partir da posição e data a posição do Sol, e assim predeterminar para onde o painel deverá apontar, movendo o seu motor para isso.

 

3 - A digital : baseado em dois sensores que podem ser LDRs ou outros luminosos, usar o seu Arduino para localizar a melhor posição com maior brilho nos dois sensores, e agir sobre o motor de posicionamento para ir mantendo. Este é o mais usado hoje em dia.

 

Embora possa usar dois motores para posicionamento exato, agindo sobre os eixos X e Y para sempre apontar exatamente ao Sol, chega-se à conclusão que com o correto alinhamento do painel basta usar um único motor, movimentando apenas um eixo, pois a diferença de posição do Sol em relação à perpendicular exata do painel varia pouco o rendimento do painel ao longo do ano, facilitando assim a mecânica.

 

Para uso de um sistema pequeno, com um painel, pode-se usar um simples servomotor, do tipo utilizado em carros de radiocomando, que hoje são bem fortes e encontramos fácil em nosso mercado.

 

Pode-se também utilizar um motor de passos, mas é mais difícil de se controlar, e exige uma eletrônica mais "robusta".

 

Comece determinando o tamanho de seu painel solar, e assim a escolha do sistema de motor que você irá utilizar, pois isto implica ou não no uso de drivers especiais de motores e fontes mais adequadas.

 

E nada como uma pesquisa ao tio Google :

 

http://www.instructables.com/id/Arduino-Solar-Tracker-Single-or-Dual-Axis/

https://circuitdigest.com/microcontroller-projects/arduino-solar-panel-tracker

https://www.electroschematics.com/10182/arduino-solar-tracker-servo/

https://www.hackster.io/tech-duino/sunflower-arduino-solar-tracker-bea8b5

http://www.circuitstoday.com/arduino-solar-tracker

https://www.engineersgarage.com/contribution/how-to-make-a-solar-tracker

https://www.electroschematics.com/8019/diy-solar-tracker-system/

 

 

Como pode ver, não tem nada de novo neste projeto....

 

Paulo

 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×