Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Protetor de surto VDSL usado pela Vivo/GVT aumenta a atenuação e diminui SNR?


Posts recomendados

Gostaria de saber o seguinte: Aquele protetor de surto, que a Vivo antiga GVT instala entre o modem e o filtro de linha proteje mesmo? ele pode aumentar a atenuação ou diminuir a margem de ruido? É um dispositivo pequeno e levinho, menor que o filtro de linha. Outra dúvida que eu tenho, posso utilizar dois filtros de linha Adsl/vdsl em série, com intenção de melhorar ainda mais a filtragem, ou isso pode aumentar a atenuação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ciro-mota disse:

Você se refere a isto?

 

S_14033-MLB4408214788_052013-O.jpg

Se sim, ele é apenas um filtro divisor de sinais, nada tem haver com proteção contra surtos elétricos.

Esse sim eu sei que é um filtro divisor de sinais, o protetor de surto que me refiro, é até um pouco menor que esse, e foi conectado entre um filtro como esse e o modem VDSL. Eu não conhecia até que trocaram o cabo externo aqui em casa e colocaram esse tal protetor de surto.

 

adicionado 3 minutos depois

Eu resolvi conectar ele na tomada telefônica, não fez diferença entre o filtro e o modem ou ligado na tomada.

adicionado 23 minutos depois

Screenshot_20180522-185933.png

Screenshot_20180522-185940.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, tive GVT desde 2009 até 2016 quando a vivo comprou (e o serviço virou uma porcaria) e nunca instalaram pra mim esse filtro, nesse tempo com a GVT, 2 modems foram queimados por raios aqui no interior do RS. Acho que isso é novidade... mas uma pecinha desse tamanho acho que não é nada contra a força de um raio... dificilmente vai deixar o modem "powerbox" deles imune aos raios... mas a ideia é boa, vamos ver na prática, durante uma tempestade elétrica..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Quero deixar registrado aqui para futuros pesquisadores que hoje eu fui salvo por um protetor desses. Houve uma descarga de raio aqui perto de minha residência e o filtro de linha não queimou, mas o protetor queimou e o modem manteve-se intacto. A pena é que não encontro desse protetor fácil para comprar e substituir, todos vendedores "experts" afirmam com toda a certeza do mundo que o filtro serve para proteger da mesma forma, porém, nada do que eles disserem vai mudar a experiência que tive já que o filtro não queimou mas o protetor sim.

Se formos olhar o propósito de ambas peças, realmente o filtro não foi feito para queimar, mas sim para eliminar os ruídos da linha e separar as frequências pertencentes ao sinal de telefone do sinal do ADSL.

Quanto ao aparelho ser frágil, a ideia é esta mesmo, que seja frágil ao ponto de queimar quando houver qualquer sobrecarga de energia na rede, ele funciona como um fusível e, portanto, tem que ser forte o suficiente para suportar a corrente elétrica normal, com uma taxa de variação bem pequena pois é corrente contínua, e frágil o suficiente para queimar quando houver qualquer alteração nesta corrente para acima do estabelecido e de forma bem rápida, pois o raio e energia elétrica se desloca quase que na velocidade da luz.

Espero ter contribuído.

Eis a foto do "corpo" estirado sobre a mesa!

20191209_180457.jpg

20191209_180508.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!