Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Super acho que esse não é o lugar pra postar isso, mas n achei nada que parecesse mais adequado.

Pessoal, tenho um Pc novo aqui. Tipo, novo MESMO! Mas estou com obras aqui e aqueles restos de massa lixada do outro cômodo entraram nele. Dei mole de só perceber depois. Por ser novo acho que n preciso limpar os conectores de slots, apenas as peças superficialmente.  Gostaria de saber se posso meio que "lavar" todos os componentes (todos) e aspirar com um aspirador de pó. Gostaria de saber até que ponto devo me preocupar com a estática e se posso usar um pano e um pincel levemente umedecido com álcool isopropílico em tudo (VGA, Mobo, HDs, etc). Se sim, quais os cuidados adicionais devo tomar? Se não, o que posso usar? É tudo peça nova, devo me preocupar com a estática?

Grato a todos e um ótimo feriado!

• Membro VIP
Postado

@KBorealis sempre se preocupe com estática, ainda mais agora em tempo de clima seco e também com o pó do ambiente que você está podendo causar mais estática.

Aspirador de pó + pincel de 2 cm (cabo amarelo) resolvem teu problema, além de cuidado e uma pulseira antiestática adequadamente aterrada.

Neste caso, eu desmontaria a máquina toda, lavaria o gabinete, o secaria com secador de cabelo, descarregaria a estática e depois remontaria as peças, todas depois de limpas, claro.

Fiz isso com meu micro quando fiz upgrade (ele estava parado fazia uns 4 anos) e tinha muita terra no coitado..

As pás das ventoinhas eu limpo com um cotonete, depois de ter passado o pincel, e sempre com o aspirador por perto, pra não espalhar o pó pela casa e nem por mim.

Tendo cuidado no processo (é um pincel limpando uma ventoinha de plástico, não uma enxada carpindo terra molhada), nada de errado deve acontecer. ;) 

• Membro VIP
Postado

@KBorealis eu lavei o gabinete no tanque mesmo, água e sabão, mas só a estrutura, todas as partes plásticas, tampas e etc. eu tirei, especialmente os LEDs e botões.

Por isso falei pra secar bem antes de qualquer coisa, usei o secador de cabelos, mas não montei o micro logo em seguida, esperei uns dias (a chegada das peças..)

Estava MUITO sujo o coitado. :D

• Curtir 1
Postado

@KBorealis

Não me preocuparia tanto com a estática a não ser que esteja usando roupa 100% sintética e pisando em chão com carpete. Basta por as mãos na estrutura do gabinete para eliminar qualquer estática.

Eu usaria somente uns dois pincéis ( um mais largo e outro menos ) em uma área ventilada e não seria chato se ficasse algum restinho de poeira.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, KBorealis disse:

Posso usar algum fluido?

Não usa líquidos pra não enlamear a sujeira ou até iniciar algum processo de oxidação.

Só pincéis e não seja chato querendo tirar até aquela sujeirinha daquele canto afinal ele irá acumular poeira de novo com o tempo.

• Obrigado 1
Postado

O único líquido indicado é álcool isopropilico(mas só pouco, nada de encharcar, use algodão umedecido com alcool isopropilico), e acredito que a lavagem(com água e sabão) só é indicada para casos de queda de alguma substancia corrosiva(tipo cocacola ou artigos de limpeza). desmontar tudo e limpar os contatos deve resolver, o mais chato são os locais onde passa a ventilação(cuidado especial com o fonte, se puder abrir e limpar é aconselhável) por acumular poeira.

A meu ver é uma manutenção comum, sómente a sujeira está maior.

adicionado 1 minuto depois

Cuidado com fluidos porque se tiverem óleo na composição só aceleram o processo de acúmulo de poeira.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!