Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pc sujo por pó de obra, como limpar?


Posts recomendados

Super acho que esse não é o lugar pra postar isso, mas n achei nada que parecesse mais adequado.

Pessoal, tenho um Pc novo aqui. Tipo, novo MESMO! Mas estou com obras aqui e aqueles restos de massa lixada do outro cômodo entraram nele. Dei mole de só perceber depois. Por ser novo acho que n preciso limpar os conectores de slots, apenas as peças superficialmente.  Gostaria de saber se posso meio que "lavar" todos os componentes (todos) e aspirar com um aspirador de pó. Gostaria de saber até que ponto devo me preocupar com a estática e se posso usar um pano e um pincel levemente umedecido com álcool isopropílico em tudo (VGA, Mobo, HDs, etc). Se sim, quais os cuidados adicionais devo tomar? Se não, o que posso usar? É tudo peça nova, devo me preocupar com a estática?

Grato a todos e um ótimo feriado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KBorealis sempre se preocupe com estática, ainda mais agora em tempo de clima seco e também com o pó do ambiente que você está podendo causar mais estática.

 

Aspirador de pó + pincel de 2 cm (cabo amarelo) resolvem teu problema, além de cuidado e uma pulseira antiestática adequadamente aterrada.

 

Neste caso, eu desmontaria a máquina toda, lavaria o gabinete, o secaria com secador de cabelo, descarregaria a estática e depois remontaria as peças, todas depois de limpas, claro.

Fiz isso com meu micro quando fiz upgrade (ele estava parado fazia uns 4 anos) e tinha muita terra no coitado..

 

As pás das ventoinhas eu limpo com um cotonete, depois de ter passado o pincel, e sempre com o aspirador por perto, pra não espalhar o pó pela casa e nem por mim.

 

Tendo cuidado no processo (é um pincel limpando uma ventoinha de plástico, não uma enxada carpindo terra molhada), nada de errado deve acontecer. ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KBorealis eu lavei o gabinete no tanque mesmo, água e sabão, mas só a estrutura, todas as partes plásticas, tampas e etc. eu tirei, especialmente os LEDs e botões.

 

Por isso falei pra secar bem antes de qualquer coisa, usei o secador de cabelos, mas não montei o micro logo em seguida, esperei uns dias (a chegada das peças..)

 

Estava MUITO sujo o coitado. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KBorealis

 

Não me preocuparia tanto com a estática a não ser que esteja usando roupa 100% sintética e pisando em chão com carpete. Basta por as mãos na estrutura do gabinete para eliminar qualquer estática.

 

Eu usaria somente uns dois pincéis ( um mais largo e outro menos ) em uma área ventilada e não seria chato se ficasse algum restinho de poeira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, KBorealis disse:

Posso usar algum fluido?

 

Não usa líquidos pra não enlamear a sujeira ou até iniciar algum processo de oxidação.

 

Só pincéis e não seja chato querendo tirar até aquela sujeirinha daquele canto afinal ele irá acumular poeira de novo com o tempo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O único líquido indicado é álcool isopropilico(mas só pouco, nada de encharcar, use algodão umedecido com alcool isopropilico), e acredito que a lavagem(com água e sabão) só é indicada para casos de queda de alguma substancia corrosiva(tipo cocacola ou artigos de limpeza). desmontar tudo e limpar os contatos deve resolver, o mais chato são os locais onde passa a ventilação(cuidado especial com o fonte, se puder abrir e limpar é aconselhável) por acumular poeira.

A meu ver é uma manutenção comum, sómente a sujeira está maior.

adicionado 1 minuto depois

Cuidado com fluidos porque se tiverem óleo na composição só aceleram o processo de acúmulo de poeira.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...