Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Já troquei o cooler e pasta, CPU continua aquecendo e desligando


Posts recomendados

Boa noite. Estava com problema de desligamento por superaquecimento, então instalei o HWmonitor e ele indicou que o processador estava aquecendo acima de 70 graus sem nem precisar executar nada pesado. O HWmonitor só indica superaquecimento no processador, enquanto as demais áreas, incluindo placa de vídeo não passam de 32 graus+-. Eu limpei o pc por dentro, troquei o cooler do processador e adicionei pasta térmica. O problema é que o superaquecimento continua.

 

Será que é possível que algum outro cooler relevante a área esteja ruim, ou que eu tenha posicionado o cooler de forma incorreta? Eu vi vídeos de como fazer e aparentemente está tudo no lugar. Apliquei a pasta como indicado também com um círculo generoso no centro etc. Parece relativamente fácil para ter feito errado, e eu até abri de novo, limpei e reapliquei a pasta quando o problema persistiu.

 

O cooler novo  do processador registra 2300 RPM. Eu até já mexi na BIOS para checar isso e marcar para que mantenha sempre o RPM nesse nível. Tirando o cooler da GPU (que não indica superaquecimento), dos outros coolers do pc, só consigo ver o RPM de 1, que registra cerca de 1900 RPM. O problema é que eu não montei esse PC e não sou muito bom de montagem, então estou sem saber muito o que fazer. Não sei por que os outros coolers não tem seu RPM registrado e nem aparecem na BIOS, e também não sei dizer qual a localização desse outro cooler que registra 1900 RPM. Imagino que sejam ligados direto na fonte ou algo assim. Todos eles estão girando, pois já chequei com a máquina ligada aberta, mas sem registro de RPM não sei se é suficiente.

 

Resumindo: Se algum outro cooler relevante estiver fraco, isso pode resultar em superaquecimento da CPU também?

                     Se o superaquecimento era da CPU, a troca do cooler e aplicação de pasta não resolveria, mesmo com a hipótese levantada acima?

                     Vale a pena ou não trocar os outros 2 coolers do gabinete?

 

Specs:

Fonte de 500 wats

GPU nvidia geforce 550 gtx 550 ti

CPU amd fx 8350 8 core 4.0ghz sem overclock

mobo m5a97 r2.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Ricardov disse:

Pasta térmica em excesso prejudica. É para usar pouca quantidade, nada generosa. Dá uma olhada no Youtube.

Ok talvez tenha me expressado incorretamente. Eu apliquei aquela bolota no meio, como todos vídeos indicam. A seringa já vinha com a quantidade indicada aparentemente. Mas confesso que foi minha primeira tentativa, então não sei se fiz certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocou o conteúdo todo da seringa? É muito para uma única aplicação. Se for fazer a aplicação com a "bolota" tem que ser em pouco maior que um grão de arroz.A pasta é apenas para ficar entre as imperfeições do dissipador e do processador e não pra fazer um recheio de bolo e cobrir o processador hahahaha...

 

Pode estar acontecendo o que os colegas acima escreveram e está havendo aquecimento porque ficou muita pasta térmica que acaba atrapalhando ao invés de ajudar na dissipação. O dissipador e o processador possuem capacidade de  dissipação térmica maior que a pasta térmica em si.E como você deve ter colocado muita pasta, a mesma acabou sendo uma barreira porque está cobrindo partes que estariam em contato direto entre os metais das peças.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, SamucaFO disse:

Colocou o conteúdo todo da seringa? É muito para uma única aplicação. Se for fazer a aplicação com a "bolota" tem que ser em pouco maior que um grão de arroz.A pasta é apenas para ficar entre as imperfeições do dissipador e do processador e não pra fazer um recheio de bolo e cobrir o processador hahahaha...

 

Pode estar acontecendo o que os colegas acima escreveram e está havendo aquecimento porque ficou muita pasta térmica que acaba atrapalhando ao invés de ajudar na dissipação. O dissipador e o processador possuem capacidade de  dissipação térmica maior que a pasta térmica em si.E como você deve ter colocado muita pasta, a mesma acabou sendo uma barreira porque está cobrindo partes que estariam em contato direto entre os metais das peças.

Ok, obrigado pessoal. Já limpei o excesso de pasta e botei menos dessa vez. Infelizmente o problema persiste. Ele continua aquecendo e desligando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo tocando no dissipador do cpu cooler fica quente mesmo a ponto de não aguentar com o dedo encostado? Pode ser erro de leitura.

 

Esse problema começou a pouco? Está usando o cpu cooler da AMD?? Esse processador é bem esquentado, se sempre foi assim eu investiria num Hyper 212X (tenho um e aguenta de boa meu 6700K 4.0GHz numa boa, sem quase fazer barulho), ou um watercooler selado tipo Coolermaster seidon 120v, Corsair H60 etc.... vai do seu gosto/bolso.

 

Qual marca de pasta térmica estás usando?? Meu 212X veio com uma pasta da coolermaster, mas quando eu montei o pc da assinatura em 2016 eu tinha uma seringa de Arctic MX-4 e usei ela sem pensar 2x, belíssima pasta. Já fazem quase 2 anos que montei esse 6700K e não mexi em nada ainda. Quando eu usava pasta barata, a cada 6 meses tinha que tirar o cpu cooler e colocar nova.... mas a MX-4 de prata está firme e forte a 2 anos já praticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, torrentman disse:

Amigo tocando no dissipador do cpu cooler fica quente mesmo a ponto de não aguentar com o dedo encostado? Pode ser erro de leitura.

 

Esse problema começou a pouco? Está usando o cpu cooler da AMD?? Esse processador é bem esquentado, se sempre foi assim eu investiria num Hyper 212X (tenho um e aguenta de boa meu 6700K 4.0GHz numa boa, sem quase fazer barulho), ou um watercooler selado tipo Coolermaster seidon 120v, Corsair H60 etc.... vai do seu gosto/bolso.

 

Qual marca de pasta térmica estás usando?? Meu 212X veio com uma pasta da coolermaster, mas quando eu montei o pc da assinatura em 2016 eu tinha uma seringa de Arctic MX-4 e usei ela sem pensar 2x, belíssima pasta. Já fazem quase 2 anos que montei esse 6700K e não mexi em nada ainda. Quando eu usava pasta barata, a cada 6 meses tinha que tirar o cpu cooler e colocar nova.... mas a MX-4 de prata está firme e forte a 2 anos já praticamente.

O cooler era o que veio com ele da AMD mesmo. A suspeita de ser problema do cooler veio pelo uso do programa de monitoramento de temperatura que apontava para o processador como peça esquentando em destaque. Então já coloquei um novo (de 50 reais, 2300RPM) e pasta(20 reais), nada muito caro como teste. O superaquecimento continua. Será que preciso investir em um cooler caro assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.... mas você fez o teste da mão no dissipador que te falei? Se realmente está essa temperatura alta você não aguenta com o dedo no dissipador muito tempo e pode ser um erro de leitura da placa-mãe, que uma atualização de BIOS pode resolver.

 

Agora se realmente está quente, a troca do cooler é pertinente. O cooler atual da AMD nos Ryzen dizem ser muito bom, mas esse seu modelo que vem no FX é conhecido por ser barulhento e não muito eficiente... igual o CPU, gastão e não entrega grandes desempenhos.

 

O cooler 212X da coolermaster eu comprei em 2016 junto com o 6700K (já que a Intel não manda cooler nos CPUs K) por cerca de 120 reais, imagino que hoje, 2 anos depois, já se encontre por uns 100 reais esse cooler... ele é bem eficiente, posso comprovar, pois jogando Battlefield 1 no verão passado meu 6700K no modo turbo (4,2GHz) não passou de 67ºC (num dia de 35ºC ambiente e um fan de 200mm frontal jogando ar frio e um de 120mm traseiro puxando pra fora o ar quente de dentro do PC).

 

Imagino que no seu caso é vantajoso a compra do 212X, vai ter bem menos barulho e provavelmente resolve a questão do calor, se realmente estiver superaquecendo e não for erro de leitura da placa como suspeito.

Espero ter ajudado amigo, qualquer dúvida poste de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez tenham me vendido gato por lebre, já que não entendo de coolers assim tanto ou de sua relevância. Achei que bastava ser AM3+. Eu realmente achei o tamanho dele bem menor que o AMD de fábrica. E sim, era MUITO barulhento. Obrigado pela dica, achoq eu vou trocar o cooler mesmo antes de pirar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!