Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cálculos que envolvem a geometria do HD


Posts recomendados

Estou com o seguinte exercício e não consigo achar muita coisa sobre esse tipo de calculo para que eu possa estudar e gostaria de uma ajuda com algumas explicações sobre a forma de fazer os cálculos ou algum material de apoio para que possa me servir de apoio para resolver.

Obrigado.

 

Considere um HD com a seguinte geometria:

Um prato, 1.200 setores por trilha, 3.500 trilhas, 5.400 RPM, tamanho de 3.5”, tempo de seek máximo de 3.8 ms e eixo central de raio = 1.5 cm. Dadas essas informações, pede-se:

1)      Tamanho do HD em MB.

2)      Menor tamanho da unidade de alocação para FAT 16.

3)      Tempo total necessário para se ler um arquivo de 498 KB cujo setor inicial desse arquivo está localizado na trilha 3.154 e setor 728.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Olá.

 

A capacidade você obtém calculando o número de setores disponíveis e multiplicando por 512, já que cada setor armazena 512 bytes. Para achar o número de setores: Número de lados (cabeças) * número de cilindros (trilhas) * número de setores por trilha

 

Com base no tamanho do disco rígido, você deverá consultar a tabela da FAT16 para descobrir qual tamanho de cluster será usado. Pelo fato da capacidade ser dada em MB e o sistema ser FAT16, posso garantir que essa pergunta é muito antiga, mas muito antiga. Pois a FAT32 foi introduzida nos anos 90.

 

A tabela está no site da Microsoft: https://support.microsoft.com/en-gb/help/140365/default-cluster-size-for-ntfs-fat-and-exfat

 

Ver "Default cluster sizes for FAT16".

 

A terceira pergunta eu teria de pensar um pouco, mas é algo que envolve mais matemática e física.

 

Espero ter ajudado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Alucard_ Esqueci de mencionar. No meu primeiro livro, Hardware Curso Completo de 1996, eu explico bastante sobre isso. De repente, caso queira se aprofundar, você pode comprá-lo em algum sebo tipo Estante Virtual. Mas tenha certeza de comprar a primeira edição de 1996, pois este assunto "velho" eu removi das edições seguintes. Link mostrando a capa abaixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!