Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos,
Eu preciso fazer uma emenda de uma bomba de poço cabo trifásico, e esta emenda vai ficar submersível na água !
Nunca fiz isso e não conheço bem a técnica. Tenho fita de autofusão mas só ela é o que precisa ? Posso soldar com estanho também ?

Obrigado!

Postado

@Ricardov , trabalha em quê para conhecer essas coisinhas? É produto muito específico, eu mesmo não sabia da existência. Visitei o link, vi se tratar de um kit mas não encontrei o modo de usar. Intuição e boa técnica nem sempre andam juntas, um mini manual sempre ajuda.

Postado

@Sérgio Lembo trabalhei com instalações. A 3M tem uma extensa linha de materiais elétricos que poucos conhecem. O kit tem manual com explicações de uso e na aba Recursos do link tem um pdf com mais informações.

Esses kits permitem fazer uma emenda segura e de forma simples e rápida.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, Ricardov disse:

Difícil de eu conseguir isso na região onde trabalho ( Piripiri -PI).  A  pergunta principal é como os instaladores de bombas e poços fazem estas emendas na maioria dos casos  ?  

Postado
1 hora atrás, leaokrollew disse:

Tenho fita de autofusão mas só ela é o que precisa ? Posso soldar com estanho também ?

Obrigado!

A emenda por estanho sempre ajuda, principalmente nos casos onde haverá tensionamento mecânico. Se tem autofusão isso já é uma boa notícia. Procure por autofusão semicondutora. faça as primeiras camadas com a autofusão semicondutora e as finais com a autofusão isolante. A função da camada semicondutora é proteger a si mesma e tb a isolante de ressecamento por efeito corona. O grande problema das instalações submersas é a penetração da água, nem sei se a autofusão é imune a ataque tão intensivo. Mesmo utilizando a  autofusão, termine o isolamento aplicando a fita isolante de vinil scoth+33 (serão 3 produtos), ler o link que acompanha sempre ajuda, detalhe é tudo. https://multimedia.3m.com/mws/media/1022123O/data-sheet-scotch-super-33-vinyl-electrical-tape.pdf

Postado
6 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

A emenda por estanho sempre ajuda, principalmente nos casos onde haverá tensionamento mecânico. Se tem autofusão isso já é uma boa notícia. Procure por autofusão semicondutora. faça as primeiras camadas com a autofusão semicondutora e as finais com a autofusão isolante. A função da camada semicondutora é proteger a si mesma e tb a isolante de ressecamento por efeito corona. O grande problema das instalações submersas é a penetração da água, nem sei se a autofusão é imune a ataque tão intensivo. Mesmo utilizando a  autofusão, termine o isolamento aplicando a fita isolante de vinil scoth+33 (serão 3 produtos), ler o link que acompanha sempre ajuda, detalhe é tudo. https://multimedia.3m.com/mws/media/1022123O/data-sheet-scotch-super-33-vinyl-electrical-tape.pdf

Eu tenho a +33 . Eu li em alguns documentos que ela é usada junto com a autofusão pois tem proteção UV e resiste mecanicamente. porém não é indicada pra ficar submersível pois a cola e as camadas vão se soltando e por fim podem ser sugadas pela bomba. 

Postado

@leaokrollew certo, dependendo da seção (bitola) do cabo pode usar emenda por compressão e isolar com fita auto-fusão ou com fita isolante líquida Quimatic.

Se não tiver jeito emende e estanhe, mas daí a superfície não é tão lisa, tome cuidado para que alguma rugosidade não perfure a fita.

Postado
37 minutos atrás, Ricardov disse:

@leaokrollew certo, dependendo da seção (bitola) do cabo pode usar emenda por compressão e isolar com fita auto-fusão ou com fita isolante líquida Quimatic.

Se não tiver jeito emende e estanhe, mas daí a superfície não é tão lisa, tome cuidado para que alguma rugosidade não perfure a fita.

Cabo 3 por 4 mm pp  to pensando em estanhar e passar uma boa quantidade de autofusão que pegue boa parte da capa isoladora do cabo e cobre. To avaliando se ponho a fita isolante +33 e amarro com enforca gato` pra n soltar.

Postado
29 minutos atrás, Ricardov disse:

A fita isolante +33 não é indicada pra essa aplicação. Pode proteger com espaguete termoretrátil.

Pensei em usar ela pra dar complementar a autofusao dando resistência mecânica.

Postado
2 horas atrás, Ricardov disse:

@leaokrollew conseguiu resolver?

Fiz a instalação e até o momento está funcionando. Apliquei primeiro a fita adesiva de alta fusão em cada emenda, depois passei a de pvc em cada uma também. Pra finalizar juntei todos os cabos e passei a fita adesiva de alta fusão novamente e a de pvc, tudo isso formando um único cabo novamente e finalizei as pontas com uma abraçadeira plástica pra ter certeza que a fita de pvc não vai se soltar. 

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!