Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então pessoal, primeira vez que compro um notebook um pouco mais parrudo, é um HP Omen 15-ce019dx, ele vem com estes dois armazenamentos:
Master: SSD M.2 NVMe Samsung MZVLW128HEGR-000H1 (128GB)
Slave: HD 2.5" SATA-III Seagate ST1000LM049-2GH172 (1TB)

A questão é que nunca operei nem com um SSD normal e não sei lidar bem qual o melhor método para formatar num M.2 com HD.

Ele veio de fábrica com esse tamanho curtíssimo acredito que não para entupir de programas, só para armazenagem do sistema, pretendo formatar porque aí já coloco o Windows 10 com o RS4 pt-br, e gostaria saber se existe alguma recomendação, porque ao formatar não gostaria que perdesse a performance atual que é absurdamente rápida, ele liga mais rápido que um android, eu até achei que o PC estava hibernando quando liguei a primeira vez 

Sei que pelo menos formatação será em UEFI, mas para otimizar um armazenamento tão pequeno, dá para formatar e migrar o perfil do usuário do Windows para outro lugar, no caso o HD 2.5", assim tudo que eu baixo e instalo fica automaticamente na outra unidade, agora se isso fará cair a performance não sei, mas evitaria por exemplo agora a pouco quase que coloco 14GB de Heroes of the Storm no SSD.

Abaixo segue o bench atual:

08-June-2018_01-15.png.e98cd8abcc13cdd0bb57d63e04058330.png

Postado

Olá SimPos,

Você está realmente certo, há algumas coisas que você precisa levar em consideração ao formatar a unidade neste computador e tudo é baseado no fato de que ele tem UEFI. Você formata a unidade em MBR ou GPT e provavelmente seu computador poderá reconhecer a unidade independentemente do tipo de sistema de arquivos (File system), mas o que você precisa saber é que o Windows só pode inicializar em placas-mãe UEFI quando o arquivo/formato do hard drive for GPT. Caso o disco rígido tenha o Windows e o formato fornecido seja MBR, o computador precisa estar usando o BIOS padrão em vez do UEFI.

Então, formate o SSD no GPT e crie a partição usando 100% da unidade.

Postado
Em 6/8/2018 às 07:47, seagatesurfer disse:

Olá SimPos,

Você está realmente certo, há algumas coisas que você precisa levar em consideração ao formatar a unidade neste computador e tudo é baseado no fato de que ele tem UEFI. Você formata a unidade em MBR ou GPT e provavelmente seu computador poderá reconhecer a unidade independentemente do tipo de sistema de arquivos (File system), mas o que você precisa saber é que o Windows só pode inicializar em placas-mãe UEFI quando o arquivo/formato do hard drive for GPT. Caso o disco rígido tenha o Windows e o formato fornecido seja MBR, o computador precisa estar usando o BIOS padrão em vez do UEFI.

Então, formate o SSD no GPT e crie a partição usando 100% da unidade.

Poise, pretendo deixar UEFI/GPT.

Mas como poderia administrar melhor a instalacao das coisas? Sabendo que nao posso instalar na unidade C: devido o tamanho, migrar o usuario para o D: ou lembrar de instalar sempre no diretorio correto?

Postado

O SSD lhe dará vantagens ao abrir programas assim como você viu, o sistema operacional é carregado mais rápido do que normalmente leva para carregar, isso não é só porque é um SSD mas também porque é PCIe NVME. Tudo o que é instalado nessa unidade leva apenas alguns segundos para carregar então é melhor usá-lo com os aplicativos que você mais usa e os outros aplicativos e arquivos podem ser armazenados no dispositivo de armazenamento maior. 

Em relação aos videogames você precisa saber que não terá grandes melhorias se estiver usando o SSD ou o HDD, porque o jogo só carregará mais rápido então você tem que esperar menos para começar a jogar, e é isso.

Você pode ter um par de jogos no SSD, mas como mencionado, não fará muita diferença quando se trata de jogar.

Outra coisa é que os SSDs não exigem desfragmentação como o HDD, porque a maneira como organizam os dados já está desfragmentada então um DiskDefrag não faz sentido nos SDDs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!