Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, colegas! Bem, antes de mais nada gostaria de deixar claro que tenho zero conhecimento nessa parte de elétrica/eletrônico, mas sou um grande admirador. Já fiz a instalação de uma placa relé de um módulo em uma luminária que possuo, mas agora gostaria de instalar uma de dois módulos no meu interruptor.

Interruptor: possui dois botões, o primeiro responsável por duas lâmpadas e o segundo por uma única lâmpada.

A placa não informa o que é NA, NF ou COM, porém, fiz uma pesquisa rápida na Internet e achei a imagem anexo.

Por favor, se alguém souber me instruir de forma correta, agradeço bastante, principalmente em saber como sei o que é neutro, fase e além disso se preciso cortar o fio que faz o intermédio (lâmpada e interruptor). Além disso, preciso fazer jump do boné fase para todos os bonés COM ou não?

20180609_180857.jpg

20180609_180837.jpg

20180609_180750.jpg

20180609_180742.jpg

1528580385793.jpg

Postado

Existem duas ligações a serem feitas. Uma é para alimentar o módulo: fase e neutro que vão ligados no borne IN.

Vai precisar abrir uma tomada para identificar a cor que usaram para o neutro. O fase identifica usando uma chave-teste, no seu caso o vermelho é para ser fase, teste antes para confirmar.

A outra é para o acionamento das lampadas: o Fase (fio vermelho, a confirmar) liga nos contatos COM. Os fios brancos, que vão dos interruptores para as lâmpada, chamam-se Retornos, vão nos contatos Normalmente Aberto (NA), um em cada. Os contatos NF não são usados.

• Obrigado 1
Postado

Ricardov, muito obrigado pela sua ajuda, meu amigo! Aqui está a foto de uma tomada (ela tem três buracos). Acho que o neutro deve ser o preto, porque logicamente o vermelho fica em uma ponta (fase) e o preto fica na outra (neutro)... está correto?

1528584529343.jpg

1528584553476.jpg

Postado

Para saber só com uma chave-teste, um multímetro entre a fase e o terra (verde) ou ligando uma lampada entre o fase e o terra (o verde). Se acender confirma que o vermelho é o fase.

Na corpo da tomada deve existir um N indicando o neutro, mas nao sabemos se o instalador seguiu o padrão aí. O neutro deveria ser azul-claro pela norma.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, DiCavalcante disse:

Depois que eu conseguir descobrir isso, como eu faço a instalação dos cabos brancos sem inutilizar meu interruptor? Muito obrigado!

Aí complica um pouco, para ficar bom mesmo precisa de um interruptor paralelo, daqueles de 3 pinos. Aí também vai usar o contato NF do relé. 

Somente com o interruptor comum, não existe maneira de tornar ele e o circuito do relé útil, falo por experiência própria, pois tenho um sistema desses aqui em casa. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, DiCavalcante disse:

Mestre88, você pode me enviar uma foto desse interruptor? Obrigado e tenha uma excelente noite!

Aqui:

https://www.google.com/search?q=interruptor+paralelo&ie=utf-8&oe=utf-8&client=firefox-b

Tem muitas marcas e modelos disponíveis, basta que procure por Interruptor paralelo na lojas de material de construção.

Importante achar um que caiba no seu espelho.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...