Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual capacitor eu devo usar?


Posts recomendados

Oi, pessoal!

 

Sou novo aqui no fórum, venho buscando saber qual capacitor usar no meu projeto, porém não acho em nenhum lugar maneira de fazer isso!

 

É pra um trabalho do colégio, preciso criar um gerador de pulsos eletromagnéticos, que utilize como fonte de tensão a rede elétrica de 127v ou 220v. Ou seja, quero criar um gerador de pulsos eletromagnéticos que seja capaz de usar a tensão direto da rede elétrica pra funcionar. O objetivo é destruir aparelhos eletrônicos para meios educacionais. Alguém sabe por onde eu posso começar? Qual capacitor eu devo usar nesse projeto? Devo usar fio de cobre esmaltado pra fazer a bobina?

 

Grato, Gabriel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, sempre que se interrompe a corrente em um circuito eletromagnético como uma bobina um pulso é gerado. Dependendo da característica da bobina pulsos intensos e perigosos serão gerados. Ligar isso direto na rede também é perigoso. Sugiro que converse com um professor de Física sobre seu projeto.

Já pesquisou sobre bobina de Tesla?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Ricardov disse:

Olá, sempre que se interrompe a corrente em um circuito eletromagnético como uma bobina um pulso é gerado. Dependendo da característica da bobina pulsos intensos e perigosos serão gerados. Ligar isso direto na rede também é perigoso. Sugiro que converse com um professor de Física sobre seu projeto.

Já pesquisou sobre bobina de Tesla?

 

Então, eu conversei com ele sobre o projeto, porém ele quer que nós sejamos independente, então eu tô meio perdido, eu tinha pensado na possibilidade de ligar direto na rede, pois aí não seria necessário ficar comprando pilhas, baterias, seria um gasto horrível! Eu já pesquisei um pouco sobre sim, por quê?

 

Ah! O projeto seria meio que criar uma arma de pem (pulso eletromagnéticos), porém não quero seguir os tutoriais do YouTube que não ensinam a técnica, apenas ensinam a reproduzir.

 

Obrigado pela sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Gabrie G Leal disse:

Então, eu conversei com ele sobre o projeto, porém ele quer que nós sejamos independente, então eu tô meio perdido, eu tinha pensado na possibilidade de ligar direto na rede, pois aí não seria necessário ficar comprando pilhas, baterias, seria um gasto horrível! Eu já pesquisei um pouco sobre sim, por quê?

 

Ah! O projeto seria meio que criar uma arma de pem (pulso eletromagnéticos), porém não quero seguir os tutoriais do YouTube que não ensinam a técnica, apenas ensinam a reproduzir.

 

Obrigado pela sua resposta.

 

 

Acho que meio impossível de destruir eletrônicos com pulsos assim.

A arma que é capaz de fazer algo parecido, é nuclear. Ela destrói e transforma em cascalho um quarteirão inteiro. Além de poluir com radiações atômicas..

 

O circuito que você quer fazer, no máximo vai emitir uma interferência num rádio que seja do tipo AM...Nada mais. 

 

O problema é a física disso. Você quer produzir algo que precisaria dissipar muita energia eletro-magnética para todos os lados.

Isso já envolve muitos mega watts. Talvez giga watts. 

 

 

O que acho interessante, que inclusive usa este princípio de funcionamento, é transmissor de faísca

Tem até uma base história este tipo de transmissor. O navio Titanic.

Neste navio tinha um transmissor de faísca de 5Kw que transmitia mensagens por código telegráfico. 

Com este transmissor foi possível salvar umas 700 pessoas.

 image.thumb.png.e4779abe94335b95c38da3597892c390.png

 

image.png.287e2b1cc340513f6403a14c6fcceb6d.png

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=s8EgTyzG1gI

 

 

 

adicionado 10 minutos depois

O transmissor de faísca é um chaveador mecânico que chaveiam bobinas que estão em ressonância numa freqüência de rádio. 

 

É exatamente como funciona as primeiras bobinas de tesla, no tempo que não existiam transistor e nem válvulas. 

adicionado 16 minutos depois

A seguir vocês podem ver uma foto de bobina de tesla com chaveador mecânico:

image.png.d4fcb95dd49b191a1558e79f498bf364.png

adicionado 24 minutos depois

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=LHou6zXlWn8

 

 

 

 

 

Estas bobinas de Tesla com chaveador mecânico são bem interessantes:

A bobina é ressonante. Toda vez que o chaveador aplica um pulso na bobina, o circuito LC oscila centenas de vezes a partir daquele único pulso. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Gabrie G Leal disse:

Oi, pessoal!

 

É pra um trabalho do colégio, preciso criar um gerador de pulsos eletromagnéticos, que utilize como fonte de tensão a rede elétrica de 127v ou 220v. Ou seja, quero criar um gerador de pulsos eletromagnéticos que seja capaz de usar a tensão direto da rede elétrica pra funcionar. O objetivo é destruir aparelhos eletrônicos para meios educacionais.

 

Como assim, um trabalho de colégio que trabalhe diretamente com a rede de 110/220V para destruir aparelhos eletrônicos????????

 

Sem nenhuma orientação sobre correrem risco de vida, e alunos sem nem saber o risco que correm ?

 

Oras, só o perigo de alguém morrer encostando onde nao deve com a tensão da rede já deveria mandar PRENDER o professor, sem falar na “destruição de aparlhos eletrônicos para fins educacionais” !

 

Qual o fim didático disso em um simples colégio ?????

 

Tem alguma coisa mal explicada aqui, isto não é um trabalho escolar.

 

Sugiro que parem de dar idéias aqui para não serem responsabilizados por alguma tragédia depois

 

Paulo

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@aphawk Muito tempo que não usava o fórum, mas, fazemos uso de EPI e EPC em meu colégio. O propósito é aprender física na prática. Cuidado com o que insinua.

 

Aproveitando pra atualizar: fiz como o amigo citou acima, no esquema da raquete. Funcionou e conseguimos com sucesso fazer uma calculadora parar de funcionar. Nada muito sofisticado, mas foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabrie G Leal ,

 

Aprender Física na prática não significa que você tem o direito de tentar fazer uma bomba atômica em sua casa, pois está colocando em risco milhares de pessoas em sua volta.

 

Se eu sei como fazer queimar um celular a 30cm de distância não devo ensinar isso  aos outros, pois é ilegal.

 

Se eu chegar a um grupo de alunos e ensinar como ligar um flyback na rede de 110V para queimar televisores à distância, estou ensinando algo ilegal, ao mesmo tempo que serei responsabilizado se alguém se machucar ou até morrer por algum descuido mexendo na rede de 110V.

 

Não estou insinuando. Estou avisando.

 

Quem avisa amigo é ...

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!