Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Excluir linhas específicas de um arquivo em C


Posts recomendados

Olá, estou aprendendo sobre arquivo em C e gostaria de saber como faço para apagar partes específicas do meu arquivo txt sem apagar tudo. Pesquisei e a maioria das pessoas dizem que eu devo copiar tudo do arquivo original menos as linhas que não quero e jogar em um arquivo novo com o nome antigo e excluir o antigo, mas como faço isto? (expliquem de uma forma simples por favor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem muitas formas de abordar esse problema, tudo depende do contexto. Se por exemplo seu arquivo é pequeno e não contem um grande custo no que a processamento se refere, então é melhor você carregar ele na memória completo e editar, por outro lado se são milhares de registros a tratar então seria melhor "zerar" os dados dessa linha para marcar ela como "disponível" para um possível futuro registro, ao inserir um novo dado, esse deveria ocupar esse espaço que foi desocupado.

Pense em um arquivo como se fosse um estacionamento, lá você pode retirar carros, mas não quer dizer que eliminar um carro você vai eliminar a vaga, se retirar um carro a vaga permanece la para um novo carro ocupar. Deu para entender? Então seguindo esse raciocínio você pode seguir ao menos 2 ou mais estratégias; eliminar o dado e habilitar o espaço para que ocupe um novo dado ou "tirar todos os carros do estacionamento e enviar a outro estacionamento excetuando o veiculo desejado" que é a estratégia que outros programadores lhe propõem. A segunda é mais fácil pois você carrega tudo na memória trata os dados e envia os dados para um novo arquivo.

Para lhe dar exemplos fica difícil pois seria possível lhe passar um montão de código e talvez você não entenda, o melhor seria você buscar um bom tutorial sobre arquivos em internet.