Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com boot pelo HD "Reboot and select proper Boot device"


Rafidhi

Posts recomendados

Boa tarde, gente. Meu notebook é um positivo S960.
Há uns meses ele começou a apresentar esse problema sempre que eu tentava ligá-lo, a mensagem diz: "Reboot and select proper Boot device or insert Boot media in selected boot device and press a key"

Só consigo "resolver" desligando e ligando novamente, porque reiniciar não resolve.  
Na minha Bios, está configurado para iniciar do HD. Desconfio que seja este o problema, porém às vezes ele inicia sem problema algum e sem mensagem de erro. O problema mais chato é que quando ele inicia normal, depois de certo temo de uso, meu HD morre. O led do HD apaga e o sistema fica travado até eu meter o dedo no Power (o que me mata de desgosto, porque prejudica o SO). Ainda na Bios, verifiquei que o HD não é identiIfcado quando dá esse problema de Boot. É como se o HD estivesse morto, ou não estivesse conectado... Na linha de dispositivo SATA diz: "Serial ATA Port 1 NOT PRESENT".
Antes eu achava que o problema era do Windows, porque desde que eu migrei completamente para o Linux, há 3 meses, não enfrentava mais esse problema. Mas como nos últimos dias o problema voltou, estou achando que é mesmo o disco rígido...
Estou com medo: será que meu HD está com os dias contados???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafidhi Dentre esse fatores, o que ser levado em consideração como problema, seria o HD com algum problema, o cabo SATA apresentando defeito ou até mesmo o conector SATA de sua placa-mãe, faria os dois últimos testes primeiro, pela facilidade. Se mesmo assim persistir, troque o HD e veja se o problema é normalizado, nesse caso, o HD é realmente o causador desse problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Rafidhi,

 

Procure por blocos defeituosos com o CHKDSK é mais fácil e dirá se o problema está relacionado a software, se o problema está sendo causado por um de bloco defeituoso relacionado a hardware infelizmente não pode ser reparado mas se for um bloco defeituoso relacionado a software ele pode ser consertado.

 

Como Executar uma Função Chkdsk através do Windows (qualquer versão):

 

1-) Clique no botão Iniciar. Escolha Computador ou Meu Computador. Isso irá abrir uma lista de todos os seus discos. Localize o disco que você deseja analisar.

 

2-) Clique com o botão direito no ícone do disco. Escolha Propriedades do menu. Na nova janela, escolha a aba Ferramentas. Estas são as ferramentas básicas do disco rígido. Verificação de erros roda a operação chkdsk. Clique em Verificar Agora…

 

3-) Escolha suas opções chkdsk. Você pode decidir se quer que o chkdsk ajeite os erros e recupere os setores defeituosos. Se você marcar qualquer uma das caixas e estiver tentando varrer o drive que seu sistema operacional usa, ele pedirá que você reinicie o computador. Se você fizer isso, o chkdsk irá abrir antes do Windows iniciar.

Você precisa estar logado como Administrador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, seagatesurfer disse:

Ola Rafidhi,

 

Procure por blocos defeituosos com o CHKDSK é mais fácil e dirá se o problema está relacionado a software, se o problema está sendo causado por um de bloco defeituoso relacionado a hardware infelizmente não pode ser reparado mas se for um bloco defeituoso relacionado a software ele pode ser consertado.

 

Como Executar uma Função Chkdsk através do Windows (qualquer versão):

 

1-) Clique no botão Iniciar. Escolha Computador ou Meu Computador. Isso irá abrir uma lista de todos os seus discos. Localize o disco que você deseja analisar.

 

2-) Clique com o botão direito no ícone do disco. Escolha Propriedades do menu. Na nova janela, escolha a aba Ferramentas. Estas são as ferramentas básicas do disco rígido. Verificação de erros roda a operação chkdsk. Clique em Verificar Agora…

 

3-) Escolha suas opções chkdsk. Você pode decidir se quer que o chkdsk ajeite os erros e recupere os setores defeituosos. Se você marcar qualquer uma das caixas e estiver tentando varrer o drive que seu sistema operacional usa, ele pedirá que você reinicie o computador. Se você fizer isso, o chkdsk irá abrir antes do Windows iniciar.

Você precisa estar logado como Administrador.


Imossível, eu uso Linux... Neste caso, vou ver se tem algum comando deste tipo para distribuições baseadas em Debian (Linux Mint, no meu caso), ou em último caso, vou ver se tem algum programa do tipo no Hirens Boot CD. Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!