Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe travando na Bios


Posts recomendados

Boa Tarde!

To com uma placa-mãe do seguinte modelo pra reparo : Itautec SM3330

a placa chega a ligar quando você a alimenta inicialmente, porém não reconhece o HD, quando tenta reiniciar, ela trava na tela preta de testes da Bios, e não sai de lá.
Chequei a Bateria, porém está em perfeito estado.. 3V cravados.

tentei o reset da bios.. e nada também..
por fim, peguei a Bios de uma outa placa do mesmo modelo funcionando que tenho aqui, e troquei com esta, sem resultados também.. mesmo problema..
também não há nenhum capacitor estufado.. 

fonte de alimentação, Processador, Memória, HD, todos funcionando perfeitamente, pois fiz testes em outras placas.
Alguém que ja tenha pego problema parecido, poderia me dar uma luz? 
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo entrando na bios, o hd nao eh reconhecido ?

 

se tem uma placa-mãe identica, utilize-a para comparar resultados.

use a mobo2 com o minimo para inicializar. processador, memoria e video.

ligue-a.  se ligar e estiver tudo ok, desligue e conecte o hd de sistema. ligue novamente. funcionou ? 

repita o procedimento com a mobo1 (a que esta com problemas)

 

verifique a configuração da bios de ambos, se o hd eh reconhecido e se o hd esta como boot primario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acredito que seja problema com a alimentação do chipset, de um deles, ou é problema de BGA em um dos chipsets.

Já peguei notebooks assim, e o problema era BGA mesmo.

Veja se os chipsets esquentam demais, acho que até com o dedo de para ver, se estiver muito quente, é provável que seja nesse chipset que está esquentando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Van Jacques disse:

mesmo entrando na bios, o hd nao eh reconhecido ?

 

se tem uma placa-mãe identica, utilize-a para comparar resultados.

use a mobo2 com o minimo para inicializar. processador, memoria e video.

ligue-a.  se ligar e estiver tudo ok, desligue e conecte o hd de sistema. ligue novamente. funcionou ? 

repita o procedimento com a mobo1 (a que esta com problemas)

 

verifique a configuração da bios de ambos, se o hd eh reconhecido e se o hd esta como boot primario.

obrigado pela resposta!
então, fiz estes procedimentos, como eu tinha dito.. na primeira inicialização, a placa inicializa até a hora de carregar o HD.. pra subir o SO.. porém o HD não é reconhecido, nessa primeira inicialização, consigo entrar na bios normalmente, e a Bios reconhece o HD, e consigo também mudar a ordem de boot, porém as mudanças não salvam, como se a bateria estivesse danificada, só que a bateria está ok, e quando tento reiniciar a máquina, ela trava no início, na logomarca do fabricante da bios.

23 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

Eu acredito que seja problema com a alimentação do chipset, de um deles, ou é problema de BGA em um dos chipsets.

Já peguei notebooks assim, e o problema era BGA mesmo.

Veja se os chipsets esquentam demais, acho que até com o dedo de para ver, se estiver muito quente, é provável que seja nesse chipset que está esquentando muito.

Obrigado pela resposta!

Realmente a BGA norte esquenta mais que a BGA sul.. será esse o problema?..

porque de resto, não achei nada ruim na placa.. tentei ressolda com ar quente nas BGA's, porém sem resultado, será que está danificada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Ferro

As vezes só fazer o Reflow não é suficiente para recuperar o Chipset.

O correto seria fazer Reballing nesse chipset para ver se o problema tem solução.

 

Já peguei Positivos que só o Reflow não foi suficiente, e as vezes não compensa pagar um Reballing, pois o valor de uma placa para o note as vezes não é muito acima do valor do Reballing.

 

Quando eu pego notes com esse defeito eu não procuro alguem para fazer o Reballing, pois é um serviço caro pela curta duração que pode ter, ou as vezes, nem dá para mensurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo J Polette Obrigado pela resposta!

Então, troquei a bateria por uma nova, dessa vez reconheceu o HD e consegui entrar no SO, achei que o problema tinha sido resolvido, porém assim que entrei no SO, ví que não reconhecia LAN, os Leds da porta LAN nem chegavam a ascender, mesmo com o cabo conectado, fui reiniciar pra mexer na BIOS, e o problema de travar na logomarca do fabricante continua lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Não acredito que tenha danificado o chipset por aplicar calor, pois a placa apresentava este mesmo defeito antes de eu fazer o reflow.

com a bios anterior, apresentava o mesmo defeito, a Bios atual na placa, eu peguei de outra placa do mesmo modelo que está funcionando OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ pode ser o chipset.. a BIOS eu acredito que não seja, pois essa BIOS está ok..
mas apesar de ter reconhecido o HD depois que troquei a bateria, como você sugeriu, apresenta os mesmos problemas de quando peguei a placa e testei, antes eu não sabia se a LAN estava funcionando porque a placa não bootava, então não conectei um cabo LAN nela, só constatei esse defeito depois que consegui fazer ligar, talvez estivesse assim antes.. ja que as placas que recebo é por contrato de outra empresa, eles só mandam em lote, e não falam qual o problema de cada uma, a gente descobre aqui, então talvez esse defeito ja existia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!